Google ganha mais em publicidade que toda a imprensa norte-americana
A Google gera mais receitas em publicidade do que todos os meios de comunicação impressos dos EUA. Nos primeiros seis meses de 2012 a gigante dos motores de busca faturou 20,8 mil milhões de dólares em anúncios, enquanto os media impressos ganharam 19,2 mil milhões de dólares.
Segundo os dados da Statista, esta é a primeira vez que as receitas da Google no campo publicitário ultrapassam as dos jornais e revistas norte-americanos. Ainda que os dados sejam apenas relativos ao primeiro semestre do ano, as previsões para o segundo semestre de 2012 são pouco seguras tendo em conta a queda de 15% registada pela Google no terceiro trimestre no setor da publicidade cost-per-click, comparado com idêntico período de 2011.
O gráfico do site alemão de estatística mostra uma queda nas receitas totais de publicidade nos meios de comunicação impressos desde 2006, enquanto no caso da Google a situação é oposta, registando um aumento progressivo desde 2004.
Em 2011, os ganhos da Google com anúncios foram de quase 35 mil milhões de dólares, enquanto o da imprensa dos EUA se situava acima dos 40 mil milhões de dólares.
A própria Statista chama a atenção para o facto de os números serem "obviamente injustos", pois os resultados da Google são relativos aos rendimentos mundiais e a comparação é feita apenas com a imprensa norte-americana. A escolha dos media impressos dos EUA funciona simplesmente como termo de comparação. Apesar dos termos da comparação, é de salientar a forma como as duas realidades têm evoluído ao longo dos últimos anos.
Estes números comprovam a crise que os meios de comunicação impressos, sobretudo os jornais, têm atravessado. A perda de rendimentos provenientes da publicidade é apenas uma parte da explicação, sendo a outra a concorrência dos meios digitais e da distribuição gratuita de conteúdos noticiosos online.
"A Google, uma empresa que foi fundada há 14 anos, faz mais dinheiro com a publicidade do que uma indústria que existe a mais de cem anos", ilustra a Statista na página onde publica os resultados.