Presidente da divisão do Windows sai da Microsoft
Steven Sinofsky, o presidente da divisão do Windows na
Microsoft e mentor das mais recentes versões deste sistema operativo, está de partida da Microsoft.
A notícia foi revelada ontem pela empresa norte-americana, anunciado em
comunicado não só a saída Sinofsky "com efeitos imediatos", mas a sua substituição por dois altos quadros da empresa: Julie Larson-Green, que passa a liderar a divisão de engenharia de hardware e software do Windows; e Tami Reller, que mantém as funções de Chief Financial Officer e responsável de marketing, acumuladas agora com a liderança do negócio do Windows.
As razões para a saída de Steven Sinofsky da Microsoft não foram publicamente reveladas, embora fossem conhecidas desavenças entre este responsável e o CEO da empresa, Steve Ballmer. Num recente perfil de Steven Sinofsky realizado pela
Cnet é destacada a relação menos cordial entre ambos, com algumas fontes da Microsoft - não reveladas - a defender que Sinofsky pautava a sua ação na Microsoft à espera de se tornar o sucessor de Ballmer.
"O Steve é um talento raro" afirmou uma dessas fontes em outubro, alertando, no entanto, que "quando pensamos numa perspetiva de liderança futura, a colaboração é posta em causa de uma forma que nunca tinha sido colocada".
Alguns analistas estão também a associar os recentes comentários de Steve Ballmer sobre as vendas do Surface com Windows RT, com o mal-estar permanente entre os dois responsáveis.
O Comunicado oficial da Microsoft limita-se transcrever uma breve declaração de Steve Ballmer e de Steven Sinofsky. "Estou grato com os muitos anos de trabalho que o Steven deu a esta empresa" - refere o CEO da Microsoft, enquanto Sinofsky refere que "é impossível contabilizar as bênçãos que recebi em todos estes anos na Microsoft. Sinto-me humilde perante o profissionalismo e a generosidade de todos aqueles com quem tive a sorte de trabalhar nesta excelente empresa".
Steven Sinofsky entrou na Microsoft em 1989 como engenheiro de software e cedo foi subindo na hierarquia da empresa, tornando-se presidente da Divisão do Windows.
Fonte: Tek