Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:20 Pesquisa avançada

Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboard

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Sex, 9 de Novembro 2012, 14:08

Esse ainda não tentei. Esse vai-me resolver o problema das actualizações ou da chave que estava em falta? Porque penso que a chave em falta foi reposta ( colei mal o resultado do comando: "sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 0x643dc6bd56580ceb1ab4a9f63b22ab97af1cdfa9").

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 10 de Novembro 2012, 3:04

Nugas (09-11-2012, 13:08) escreveu:Esse ainda não tentei. Esse vai-me resolver o problema das actualizações ou da chave que estava em falta? Porque penso que a chave em falta foi reposta ( colei mal o resultado do comando: "sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 0x643dc6bd56580ceb1ab4a9f63b22ab97af1cdfa9").

Nugas, faça agora o comando que referi anteriormente para ver se está tudo a funcionar corretamente agora:
sudo apt-get update

Ponha aqui o comando para eu averiguar se está tudo correto em termos de chaves. Se sim em princípio não terá qualquer problema em atualizar o sistema. Basicamente houve uma falha na adição das chaves. Não sei bem porquê, mas pode ser por falta de internet no momento da adição do repositório.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Seg, 12 de Novembro 2012, 1:23

Coloquei o comando "sudo apt-get update" e após correr esse comando as actualizações já foram feitas sem problemas. reiniciei o pc e ele agora reduzi-me a resolução do monitor inclusive diz ser de um portátil ( deixou-me de detectar o modelo do meu monitor como já tinha feito anteriormente ) e quando vou aos detalhes nos gráficos dá-me esta informação: VESA: V280 em vez da ATI 9200.
O que tenho de fazer agora para instalar correctamente os drivers?
E onde posso aprender todos esses comandos que são digitados na consola?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 12 de Novembro 2012, 5:45

Olá Nugas,

Sobres os comandos, existe inúmeros livros digitais a explicar muitas coisas sobre o Ubuntu. Mas não sou a melhor pessoa para lhe recomendar um pois nunca li nenhum. Em todo o caso, creio que se você participar no forum e pedir mais informações sobre os comandos todos nós o iremos ajudar.

Por exemplo este comando do "sudo apt-get updade", tal como eu referi, atualiza as listas de pacotes. Basicamente faz o mesmo que procurar por atualizações na aplicação de gestão de atualizações.

QUanto a este problema que você referiu, bom, isto foi algum pacote que deu problemas. Você tem o seguinte repositório instalado? Se não tem, leia o artigo e execute o procedimento!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Ter, 13 de Novembro 2012, 2:07

Ao correr o comando "sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update" como manda o topico "Instalação dos drivers proprietários" dá-me o seguinte erro:
"A ler as listas de pacotes... Erro !
E: Problema ao renomear o ficheiro /var/cache/apt/pkgcache.bin.7EZAg7 para /var/cache/apt/pkgcache.bin - rename (2: Ficheiro ou directoria inexistente)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas".
Corri o comando sudo apt-get update e após correr esse, corri o comando "sudo apt-get install fglrx" ( como manda o topico Instalar drivers proprietarios da ATI ) e ele disse que já tinha a ultima versão e que não tinha pacotes para actualizar.
Neste momento ainda tenho a placa gráfica com VESA: V280 e não ATI 9200.
O que devo fazer agora?

Nugas

Mensagempor Nugas » Ter, 13 de Novembro 2012, 2:15

Ao correr o comando lspci -v | grep VGA dá-me o seguinte modelo de placa de gráfica:"02:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI RV280 [Radeon 9200 PRO] (rev 01) (prog-if 00 [VGA controller])" e quando vou aos detalhes do sistema diz que os gráficos são VESA: V280. Este V280 não terá ligação com o RV280 que diz sobre a minha placa gráfica? sem sim então isso quer dizer que já tenho a minha placa gráfica instalada correctamente.
Mas se assim é porque tenho a minha resolução baixa, o monitor detectado não é o correcto e porque tenho nos detalhes de sistema na informação gráficos Experiência Recurso?
Será que tenho de seguir os passos que são apresentados no tópico: "http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu"?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 2:36

Nugas, isso foi um erro muito estranho. Experimente "eliminar" (movendo) o ficheiro que está a dar erro:
sudo mv /var/cache/apt/pkgcache.bin /var/cache/apt/pkgcache.bin

E depois volte a tentar adicionar o repositório! Quanto aos outros erros, isso ocorreu como consequência do primeiro erro.

----

Sobre este link " http://ubuntued.info/instale-a-nova-ver ... -no-ubuntu " bom eu só recomendo para quem tem experiência e para quem o procedimento do link que referi não funcionar.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Ter, 13 de Novembro 2012, 23:18

voltei a correr o comando: sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update e desta vez não deu erro nenhum. Corri depois novamente o comando: sudo apt-get install fglrx e disse que já se encontrava actualizado.
Seguidamente corri o comando sudo apt-get update fez os update's que tinha para fazer reiniciei o pc e nada continua tudo na mesma. Gráficos: Recurso e gráficos: VEGA V280 e o monitor que ele me detecta diz que é portátil e não deixa colocar na resolução máxima.
Visto que é a minha 1º experiência no ubuntu não está a correr da melhor maneira para instalar uns simples drivers não está a ser nada facil mas para já não vou desistir e com a vossa ajuda vou conseguir instalar os drivers.

Visto isto tudo o que devo fazer agora?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Novembro 2012, 23:48

Olá Nugas, infelizmente a ATI só dá dores de cabeça. É triste realidade, mas é assim mesmo. E a culpa é dessa empresa. Entretanto, execute o seguinte comando para ter a certeza absoluta que tem tudo atualizado:
sudo apt-get dist-upgrade
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Qua, 14 de Novembro 2012, 0:16

Corri o comando e está tudo actualizado. Achas que devo tentar os procedimentos do tópico http://ubuntued.info/instale-a-nova-ver ... -no-ubuntu?

Nugas

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu