Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:43 Pesquisa avançada

Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboard

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 14 de Novembro 2012, 3:32

Creio que sim, mas sinceramente depois de ver que não funcionou as minhas perspetivas de sucesso não são as melhores :\

Entretanto nos comandos que irá executar, eles sugerem a versão 12.2 mas já vai na versão 12.10 que deve funcionar melhor. portanto em vez deste link "http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-12-2-x86.x86_64.run", utilize este link: "http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-catalyst-12.10-x86.x86_64.zip".

Com esta alteração, os comandos anteriores também serão afetados. já agora, este link faz download da versão 64bits, portanto só se aplica se você tiver o Ubuntu 64bits!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Qua, 14 de Novembro 2012, 22:52

Não tendo eu o Ubuntu de 64bits opto pelo link que disse anteriormente?
Em ultima instância sempre posso voltar a instalar o sistema de raiz para ver se foi algum programa que eu instalei e que está a provocar todo este problema ou então ainda posso tirar a placa ATI 9200 Pro e funcional apenas com a onboard, solução esta que não faria muito sentido pois estaria a alterar o meu hardware para puder funcionar com um software, coisa que eu nunca fiz para usar o Windows.

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 15 de Novembro 2012, 0:32

Nugas, eu não posso dar o melhor feedback possível pois felizmente nunca tive uma ATI. No entanto, fui agora confirmar e pelo que parece esse link funciona para as duas arquiteturas! Portanto experimente!

Sobre você nunca ter tido problemas com o Windows e ter agora com o Ubuntu, na verdade a culpa é inteiramente da marca da sua placa de vídeo. No meu caso que tenho duas placas de vídeo, a placa Intel não preciso de fazer rigorosamente nada pois a Intel preocupa-se com o mundo Linux; com a placa de vídeo nVidia funciona também muito, apesar de ter de usar o bumblebee para gerir entre a placa intel e nvidia. Atenção este programa serve só para a nvidia.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Qui, 15 de Novembro 2012, 2:40

Sim, não digo que a responsabilidade é inteiramente do Linux, sei perfeitamente que existem marcas que não forncecem apoio nenhum a sistemas livres.
De qualquer forma relativamente ao link que me indicou o mesmo permite fazer o dowload do ficheiro mas a minha pergunta mantém-se como faço para instalar após ter feito o download tanto de um ficheiro como do outro já que eles simplesmentes abrem uma janela em branco e depois não fazem nada.

Para confirmar se a placa gráfica estiver bem instalar é sempre possível alterar o tipo de experiencia nas definições ( Recurso como tenho agora ) para outro tipo de experiencia correcto? ou esse tipo de experiencia só é possível alterar consuante a placa gráfica e o seu poder gráfico?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 17 de Novembro 2012, 0:38

O procedimento de instalação é o que está explicado naquele artigo Nugas. A diferença está apenas no nome do ficheiro, em que no artigo está a referenciar uma versão e atualmente existe uma mais atualizada.

Sobre as configurações, sobre a ATI não posso ajudar. Em todo o caso, se está a falar de sistemas híbridos não sei como está relativamente à ATI. No caso das nVidia funciona perfeitamente através do Bumblebee que foi construído para esse propósito.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Dom, 18 de Novembro 2012, 17:33

Após várias experiencias não consegui por os drivers a funcionar, inclusive até instalei o Xubuntu que é mais uma das versões derivadas do ubuntu para ver se o problema ficava resolvido e nada.
Claudio o link "http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-catalyst-12.10-x86.x86_64.zip" faz o download do ficheiro em zip e como sabes os mesmo conhecimentos de linux são praticamente nulos por isso questionei como fazia depois para instalar.
Na versão do Xubuntu 12.04.1 lts nem sei onde ver se tenho os drivers da gráfica bem instalados ou não.
Neste momento não está fácil instalar uns simples drivers o que realmente é pena pois estou com grande vontade de experimentar todo o potencial do Linux independentemente da sua versão apesar de estar mais inclinado para o Ubuntu mas o Xubuntu também me agradou mas confesso que este problema de drivers no windows há muito que já tinha sido ultrapassado.
A minha ideia mantém-se, ter um sistema livre no meu pc mas neste momento preciso de ajuda para instalar os drivers para a minha ati 9200 pro.
Cláudio podes-me explicar como fazer passo a passo como instalar o ficheiro em zip do link que me deste("http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-catalyst-12.10-x86.x86_64.zip")?
Editado pela última vez por Nugas em Sáb, 24 de Novembro 2012, 2:17, em um total de 1 vez.

Nugas

Mensagempor Nugas » Sex, 23 de Novembro 2012, 2:31

Cláudio podes-me explicar como fazer passo a passo como instalar o ficheiro em zip do link que me deste("http://www2.ati.com/drivers/linux/amd-driver-installer-catalyst-12.10-x86.x86_64.zip")?

Nugas

Mensagempor Nugas » Seg, 26 de Novembro 2012, 1:38

Bem após várias tentativas não consegui instalar os drives e mesmo indo ao site da Amd não é possível fazer o download dos drives para linux para modelos ATI 9200, dá sempre erro no site de download.
Consegui arranjar uma placa Nvidia e a coisa correu logo bem melhor instalei logo os drivers através dos drivers proprietários.
Agora tenho outro problema não consigo ver vídeos no youtube.

Nugas

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 26 de Novembro 2012, 11:06

Nugas (26-11-2012, 0:38) escreveu:Bem após várias tentativas não consegui instalar os drives e mesmo indo ao site da Amd não é possível fazer o download dos drives para linux para modelos ATI 9200, dá sempre erro no site de download.
Consegui arranjar uma placa Nvidia e a coisa correu logo bem melhor instalei logo os drivers através dos drivers proprietários.
Agora tenho outro problema não consigo ver vídeos no youtube.

Mas tem o flash instalado?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Seg, 26 de Novembro 2012, 13:36

Pelo que pude observar está placa tem mais de 10 anos de idade
http://en.wikipedia.org/wiki/Radeon_R200
Estas pequenas informações são importantes pois é um hardware que não tem mais suporte pelos drivers proprietários, e independente de ser nvidia ou ati, o driver correto dependendo da placa pode dar muita dor de cabeça pois é dos tempo que o drivers para linux eram uma porcaria, eu tive problema parecido com uma placa Riva TNT2 Model 64Pro quando deixou de ser suportada pelo driver oficial da nvidia, a seguir passou a ser suporado somente pela versão legacy, e depois somente pelo driver livre, talvez a sua 9200 pro tenha acontecido a mesma coisa, e neste caso só o driver do Xorg salva, pois possui suporte a versões mais antigas de hardware.

Acho que se estas pequenas informações tivessem sido observadas antes, pouparia o tempo desperdiçado pelos colegas, pois é praticamente um caso perdido e talvez encontre muitas experiências de usuários dos idos tempos de 2003 a 2007.
Há muita confusão neste caso por causa do modelo da placa, que teoricamente seria uma placa recente pelo número 9000, já que as novissimas Radeon HD estão atualmente na série 8000, aqui tem alguma referência sobre esta placa.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/top ... l#msg34867
Sua placa já está com suporte nativo do novo Xorg 7! Mas só com suporte 2D segundo a documentação.

Segundo o site do Xorg:

Description
radeon is a Xorg driver for ATI RADEON based video cards. It contains full support for 8, 15, 16 and 24 bit pixel depths, dual-head setup, flat panel, hardware 2D acceleration, hardware 3D acceleration (except R300 and R400 series cards), hardware cursor, XV extension, Xinerama extension.

Supported Hardware

The radeon driver supports PCI and AGP video cards based on the following ATI chips

R100
Radeon 7200
RV100
Radeon 7000(VE), M6
RS100
Radeon IGP320(M)
RV200
Radeon 7500, M7, FireGL 7800
RS200
Radeon IGP330(M)/IGP340(M)
RS250
Radeon Mobility 7000 IGP
R200
Radeon 8500, 9100, FireGL 8800/8700
RV250
Radeon 9000PRO/9000, M9
RS300
Radeon 9100 IGP
RS350
Radeon 9200 IGP
RS400
Radeon XPRESS 200/200M IGP
RV280
Radeon 9200PRO/9200/9200SE, M9+
R300
Radeon 9700PRO/9700/9500PRO/9500/9600TX, FireGL X1/Z1 (2D only)
R350
Radeon 9800PRO/9800SE/9800, FireGL X2 (2D only)
R360
Radeon 9800XT (2d only)
RV350
Radeon 9600PRO/9600SE/9600, M10/M11, FireGL T2 (2D only)
RV360
Radeon 9600XT (2d only)
RV370
Radeon X300, M22 (2d only)
RV380
Radeon X600, M24 (2d only)
RV410
Radeon X700, M26 PCIE (2d only)
R420
Radeon X800 AGP (2d only)
R423/R430
Radeon X800, M28 PCIE (2d only)
R480/R481
Radeon X850 PCIE/AGP (2d only)

Aí eu aqui te pergunto, você chegou a usar esta placa com o Windows 7 por exemplo
que seria comparado a um linux de 4 ou 5 anos atrás? e verificou o desempenho da placa?
Qual a configuração geral do PC, CPU,RAM etc...Talvez o hardware não esteja dando conta.
Xterminator

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu