Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:48 Pesquisa avançada

Investigador considera que petições on-line «não têm qualque

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Investigador considera que petições on-line «não têm qualque

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 18 de Novembro 2012, 13:45

Investigador considera que petições on-line «não têm qualquer fiabilidade»

As petições on-line “não têm qualquer fiabilidade”, uma vez que qualquer pessoa pode “inventar” uma série de nomes e assim fazer crescer “exponencialmente” o número de signatários, disse hoje à Lusa um investigador da Universidade do Minho (UMinho).

Segundo Henrique Santos, do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho, “o interessado na petição pode passar o dia a acrescentar alegadas assinaturas e mesmo a inventar nomes, já que não há qualquer forma de controlar a fiabilidade do processo”.
“Ninguém vai validar as assinaturas, nem sequer há essa possibilidade”, acrescentou.
A petição “Pela Liberdade de Investigação Académica”, lançada depois de a Portugal Telecom ter ameaçado processar um investigador da UMinho que falou em “fortes indícios de corrupção” no processo de instalação da TDT em Portugal, apresenta Yasser Arafat, Barak Obama, Cristiano Ronaldo ou Quim Roscas como alguns dos quase 7.500 signatários.
“A fiabilidade está à mostra”, reagiu Henrique Santos.

Já na petição contra o Centro de Criatividade de Póvoa de Lanhoso aparece pelo menos quatro vezes o nome da vereadora da Cultura na Câmara local, Fátima Moreira, em dois dos casos com comentários cheios de erros ortográficos graves.

“Essa é outra debilidade do sistema, já que qualquer um pode inventar um endereço de e-mail e associar-lhe o nome de uma pessoa conhecida. A fiabilidade destas petições é zero”, acrescentou Henrique Santos.

As petições estão disponíveis no “site” http://www.peticaopublica.com/.

A Lusa contactou, por e-mail, este site e aguarda resposta.

Diário Digital com Lusa

Fonte: Diário Digital

nuno_nunes

Re: Investigador considera que petições on-line «não têm qua

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 18 de Novembro 2012, 15:36

As próprias petições físicas têm pouquíssimo valor prático, quanto mais digitais em que se pode replicar assinaturas da maneira que quisermos!

(Este foi o post 30000 aqui no fórum!! :rox: )
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 18 de Novembro 2012, 15:49

Acho que sou muito ingênua. Eu nunca pensei dessa forma em relação as petições online.

Eu sempre assino, mas nunca pensei que uma pessoa pudesse assinar em vários nomes, até porque, perderia muito tempo criando e-mails (ou "furtando"), que são necessários para registrar-se no site.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 18 de Novembro 2012, 15:55

Alessandra Vianna (18-11-2012, 14:49) escreveu:Acho que sou muito ingênua. Eu nunca pensei dessa forma em relação as petições online.

Eu sempre assino, mas nunca pensei que uma pessoa pudesse assinar em vários nomes, até porque, perderia muito tempo criando e-mails (ou "furtando"), que são necessários para registrar-se no site.

Alessandra, para além de cada pessoa poder usar as suas várias contas online que tiver, ainda há o facto dos bots permitirem fazer emails e registar à bruta dezenas/centenas/milhares de emails. Repare na situações que ocorreu há dois dias:
viewtopic.php?p=29757#p29757
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:02

Claudio Novais (18-11-2012, 14:55) escreveu:
Alessandra Vianna (18-11-2012, 14:49) escreveu:Acho que sou muito ingênua. Eu nunca pensei dessa forma em relação as petições online.

Alessandra, para além de cada pessoa poder usar as suas várias contas online que tiver, ainda há o facto dos bots permitirem fazer emails e registar à bruta dezenas/centenas/milhares de emails. Repare na situações que ocorreu há dois dias:
viewtopic.php?p=29757#p29757

Ahh... Os bots, sempre eles.

Vi uma pessoa ali no tópico falando sobre reCaptcha... Por acaso alguma vez notaste que o Captcha de vez em quando funciona até quando digitas o código errado?

É estranho. Será o uso desses bots?
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:06

Há duas situações nos captchas: primeiro uma das palavras é utilizada como palavra-passe (o objetivo do captcha) e a outra palavra serve para realizar um OCR humano de livros digitados. Portanto no caso de falhar neste último na verdade só irá enganar o sistema na digitalização dos livros, no entanto estatísticamente o seu resultado acaba por ser descartado.

Em todo o caso, acredito que noutros captchas possam aceitar carateres semelhantes, nomeadamente o 'i' maiúsculo e o 'L' minúsculo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:11

Claudio Novais (18-11-2012, 15:06) escreveu:Há duas situações nos captchas: primeiro uma das palavras é utilizada como palavra-passe (o objetivo do captcha) e a outra palavra serve para realizar um OCR humano de livros digitados. Portanto no caso de falhar neste último na verdade só irá enganar o sistema na digitalização dos livros, no entanto estatísticamente o seu resultado acaba por ser descartado.

Em todo o caso, acredito que noutros captchas possam aceitar carateres semelhantes, nomeadamente o 'i' maiúsculo e o 'L' minúsculo.

Então, no caso do Captcha, só a primeira palavra (ou código), serve como "senha"?

O pessoal da tecnologia complica muito.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:17

Não é a primeira! É uma delas! E isto não é complicar! Isto é ajudar para um mundo melhor! Através desta atitude (creio que uma ideia originária do ceio da Google), o mundo está a ficar completamente digitalizado! Os livros antigos que outrora estavam disponíveis apenas em bibliotecas cheias de pó e a destruírem-se, agora estão a ser digitalizados com o contributo de todo o mundo!

Não acho uma coisa que complicaram, acho sim uma das ideias mais geniais dos últimos tempos no mundo da informática!

....

Entretanto fui procurar informação relativa a essa atitude e aqui está ela:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:28

Claudio Novais (18-11-2012, 15:17) escreveu:Não é a primeira! É uma delas! E isto não é complicar! Isto é ajudar para um mundo melhor! Através desta atitude (creio que uma ideia originária do ceio da Google), o mundo está a ficar completamente digitalizado! Os livros antigos que outrora estavam disponíveis apenas em bibliotecas cheias de pó e a destruírem-se, agora estão a ser digitalizados com o contributo de todo o mundo!

Não acho uma coisa que complicaram, acho sim uma das ideias mais geniais dos últimos tempos no mundo da informática!

....

Entretanto fui procurar informação relativa a essa atitude e aqui está ela:

AAhhhh, desde que esteja correta, só uma das palavras, o Captcha funciona? Desculpa...

Sim, também vejo como algo a melhorar o mundo. É uma pena que tenha pessoas de má índole e de certa forma não dá o devido valor.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:30

Sobre uma das palavras estar correta, eu não sei como funciona o algoritmo. O que sei é o seguinte: uma das palavras o sistema não sabe o que diz nela, portanto é normal que ele não exija que esteja certa! Compreende? Agora a outra a palavra, que não provém dos livros, essa é gerada automaticamente pelo sistema para detetar efetivamente se é um humano ou não.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias Gerais