SandBox, ou Caixa de Areia, é um método de rodar uma aplicação ou processo separadamente do conjunto do sistema. Isso garante que os danos de ações realizadas por um determinado aplicativo não afete outras aplicações ou o sistema em si. Além disso a sandbox torna os aplicativos mais confiáveis e mais rápidos, já que sua execução não é influenciada por outros aplicativos.
A discussão sobre a implantação da Caixa de Areia nas próximas versões do Gnome está publicada no live.gnome.org, onde podemos analisar algumas questões interessantes que já foram levantadas sobre o assunto como a necessidade de se manter a integridade do sistema, garantir que os recursos da máquina e do sistema estejam sempre disponíveis ao usuário, evitando possíveis " travamentos" , não deixar que aplicações que rodem em background interfiram na interface do usuário e, não menos importante, garantir a segurança do usuário.
Já existem aplicações como o Arkose que permitem rodar programas e aplicações na Caixa de Areia, porém a ideia de ter um método pra isso inserido nativamente no ambiente de desktop do usuário é interessantíssima e muito útil.
Com informações daqui