De acordo com analistas consultados pelo Business Insider, o Google tem devorado o território da Apple (e concorrentes) em duas frentes: inovação e preços baixos.
" O Android tem sido um dos motores de crescimento do mercado de smartphones desde que foi lançado em 20083 , disse Ramon Llamas, pesquisador da IDC s mobile phones. " O Android ultrapassou o mercado de forma eficaz e levando uma quota de mercado da concorrência."
E o crescimento do Android vai além dos smartphones. Segundo dados da IDC, o market share da Apple em tablets já caiu de 65% para 50% no último trimestre. A variedade de equipamentos tem contribuído para tornar o Android cada vez mais forte e presente.
" Ter um monte de pessoas construindo um monte de coisas cobre diversos pontos de preços com várias marcas em vários lugares e isso faz uma grande diferença" , disse o analista Stephen Baker, da NPD Group.
Além das vendas, o Android também têm obtido uma forte presença na questão de inovação. Para Ken Dulaney, da vice-presidente da Gartner, o ritmo de inovação no Android é mais rápido que a Apple. " Eles estão tentando mais, a Apple está muito atrás nessa área" .
Outro lado importante é a questão da plataforma ser aberta. A estratégia beneficia o Google e fabricantes com a possibilidade de otimizar a experiência de uso conforme o feedback de desenvolvedores, fabricantes de equipamentos, clientes e designers.
" Na Apple, eles têm uma visão internamente muito boa, mas eles não têm o feedback que o Android promove" , disse Dulaney. No entanto, o analista não soube dizer quem mais tem faturado dinheiro com o Android, além da Samsung.
Os analistas consultados ainda reforçam a ideia de que o sistema operacional do Google está em processo de se espalhar para qualquer aparelho eletrodoméstico, criando uma nova geração de dispositivos híbridos.