As informações de que a Meraki estava a preparar uma entrada em bolsa parece ter sido o movimento decisivo que fez a Cisco avançar para a compra da empresa. Segundo o diretor executivo da Meraki, Sanjit Biswas, os cerca de dez mil clientes que a empresa detém atualmente também foram um fator importante na hora da Cisco avançar com o investimento.
O valor do negócio pesou na hora de aceitar a aquisição, e os 1,2 mil milhões de dólares são um valor aproximado ao que a empresa esperava gerar com a Oferta Inicial Pública (IPO). O diretor executivo da Meraki confessou numa nota enviada aos funcionários da empresa, e que o AllThingsD disponibiliza, que foi uma situação inesperada, ainda para mais tendo em conta que há seis anos atrás, quando ele e outros dois colegas do MIT criaram a start up, ninguém estava à espera de um desfecho destes e tão rápido.
O plano da Cisco é de "importar para a nuvem" os serviços que a empresa disponibiliza atualmente, e fortalecendo a oferta com o portfólio Meraki. "A compra da Meraki permite à Cisco disponibilizar aos seus clientes uma gestão de redes em cloud de forma mais simples e segura, em especial para as médias empresas. A solução da Meraki foi construída de raiz a pensar na cloud e está a ser usada por milhares de clientes para a gestão de centenas de milhares de dispositivos", comentou em comunicado o vice-presidente do grupo de redes empresariais da Cisco.
A Meraki é uma tecnológica especializada em serviços de Wi-Fi, de segurança e de gestão de dispositivos móveis através de redes geridas através da cloud. Ao juntar o conhecimento da Meraki nas áreas do Wi-Fi e do cloud networking a Cisco espera fortalecer as ofertas de software de modo a simplificar as tarefas dos clientes.
Apesar da aquisição, segundo relata a imprensa especializada a Meraki deve continuar a funcionar da mesma maneira, e esta foi aliás uma das condições que ficou estabelecida no negócio entre as duas tecnológicas.
A compra deve ficar finalizada no segundo trimestre fiscal da Cisco no ano de 2013.