A área dos PC/portáteis teve uma perda de 12% relativamente a 2011, enquanto a área da impressão caiu 7%. Em termos globais, o total de "unidades de hardware" vendidas caiu 20% no espaço de um ano. Os únicos ganhos registados foram na área de software, num crescimento de 14%, mas o pouco peso dentro da economia da HP não chegou para inverter os resultados negativos.
A empresa norte-americana teve um prejuízo de 6,9 mil milhões de dólares entre agosto e outubro deste ano, muito por causa da "despesa" de 8,8 milhões de dólares que a tecnológica herdou com a compra da Autonomy. A HP revelou que a empresa apresentava "fortes irregularidades contabilísticas, falhas de divulgação de resultados e deturpações financeiras". "Sentimo-nos terríveis por este negócio", contou aos investidores Meg Whitman, diretora executiva da HP.
A compra da Autonomy é a maior aquisição da história da HP, num negócio de 10,6 mil milhões de dólares e foi consumada ainda antes da nova CEO tomar a liderança da empresa. Na opinião de Meg Whitman os dois antigos diretores executivos da HP deviam ser responsabilizados por este incidente económico. O próximo passo é nomear uma equipa para resolver a situação da Autonomy, tendo em vista já o próximo trimestre fiscal. Entretanto a HP já denunciou o caso às autoridades financeiras dos EUA.
A Hewlett-Packard ficou assim muito abaixo das expetativas dos investidores que esperavam um lucro de 2,2 mil milhões de dólares e receitas de 30,4 mil milhões de dólares. Caso a fraude da Autonomy não tivesse acontecido, a HP falharia por muito pouco as estimativas do mercado.
2012: "o fim do mundo" da HP não era uma profecia
Com a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre fiscal de 2012, a HP apresentou o balanço final de todo o ano fiscal. As receitas foram de 120,4 mil milhões de dólares, uma queda de 5% relativamente aos 127,2 mil milhões de dólares registados em 2011.
Entre outubro do ano passado e outubro deste ano os prejuízos da empresa norte-americana foram de 12,7 mil milhões de dólares, uma diferença considerável para os 7,1 mil milhões de dólares de lucro registados no ano anterior.
Para inverter os resultados negativos registados a HP anunciou durante 2012 grandes alterações na estrutura da empresa. Ao todo vão ser eliminados 27 mil postos de trabalho nos próximos trimestres, tendo em vista a redução de despesa, para que a empresa possa voltar a apresentar resultados positivos.