Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:41 Pesquisa avançada

Microsoft tenta boicotar o Linux mais uma vez com o Secure

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Microsoft tenta boicotar o Linux mais uma vez com o Secu

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 21 de Novembro 2012, 22:37

Claudio Novais (21-11-2012, 20:45) escreveu:Creio que o UEFI está mais ligado à BIOS da MotherBoard.

Eu sempre pensei que não teríamos problemas pois é possível desligar na BIOS esse sistema que de seguro não tem nada. Mas há relatos de pessoas que não conseguiram desligar na BIOS.

É possível trancar isso, sim! Mas isso significa que se desligasses ias ter muitos problemas! Quando as empresas adoptam essa topologia, isso quer dizer que existem grandes probabilidades de instabilidade, erros durante o Boot, etc. Isto normalmente é visível em hardware que foi desenhado ao seu limite máximo! O mesmo acontece com os processadores, lá por teres um com 3.2GHz nada te garante que ele não possa chegar aos 4.0GHz (alguns conseguirão). Por isso é que alguns fazem overclocking, pensando que estão a acelerar os processadores acima da velocidade que ele permitia, mas na realidade só estão a aproveitar o que ele mesmo podia dar. O problema é que ter um Pentium IV fixo em 3.2GHz, significa que era o mínimo valor que conseguiam ter presente em todos os CPU com o mesmo design. Ora, para ficarem todos com o mesmo, fixava-se naquele valor (por isso é que nem todos sofrem efeito no overclocking, porque na realidade já estão a dar o seu máximo).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 21 de Novembro 2012, 22:38

O problema não é ele estar na BIOS ou não. O problema é que o Windows 8 não roda sem ele. Sendo assim NENHUM fabricante vai se arriscar a não colocar isso no seu PC. Já pensou fabricar um PC que não roda Windows? Se pensou, você não sabe nada sobre mercado, dinheiro e informática. Quem se arriscar a fazer isso, perde 99,9% do mercado de computadores pessoais, principalmente notebooks que vem com windows original instalado. E é justamente por isso que se a microsoft disser para as fabricantes não darem opção de desligar o UEFI, é o que elas irão fazer. Para mim, essa parada ja é da M$, vamos ver se conseguem remediar o problema.

marcos.vargens

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 21 de Novembro 2012, 22:39

nuno_nunes (21-11-2012, 21:29) escreveu:
Luis Cardoso (21-11-2012, 21:26) escreveu:
nuno_nunes (21-11-2012, 20:41) escreveu:
abdo (21-11-2012, 20:16) escreveu:Apenas uma dúvida

Este UEFI vem por padrão em qualquer PC de "marca" correto?

No caso de comprarmos um kit avulso Placa-mãe/Processador/Memória teremos algum problema para instalarmos o sitema operacional que desejarmos?

Vem incorporado em todos os pcs, mas se tu formatares o pc com o esquema de partições msdos o UEFI fica sem efeito

UEFI não é bem assim que se resolve, pois é uma camada associada à Bios e não ao disco!

O meu pc tem UEFI na bios e não dá para desactivar mas se usar o esquema de partições em msdos dá na boa :)

Se tem UEFI e não anterior denominado por EFI (da Intel), então isso revela a qualidade da segurança do sistema UEFI.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 21 de Novembro 2012, 22:44

Luis Cardoso (21-11-2012, 21:39) escreveu:
nuno_nunes (21-11-2012, 21:29) escreveu:
Luis Cardoso (21-11-2012, 21:26) escreveu:
nuno_nunes (21-11-2012, 20:41) escreveu:
abdo (21-11-2012, 20:16) escreveu:Apenas uma dúvida

Este UEFI vem por padrão em qualquer PC de "marca" correto?

No caso de comprarmos um kit avulso Placa-mãe/Processador/Memória teremos algum problema para instalarmos o sitema operacional que desejarmos?

Vem incorporado em todos os pcs, mas se tu formatares o pc com o esquema de partições msdos o UEFI fica sem efeito

UEFI não é bem assim que se resolve, pois é uma camada associada à Bios e não ao disco!

O meu pc tem UEFI na bios e não dá para desactivar mas se usar o esquema de partições em msdos dá na boa :)

Se tem UEFI e não anterior denominado por EFI (da Intel), então isso revela a qualidade da segurança do sistema UEFI.

Eu consegui instalar o linux mint 13 kde nesse pc sem o suporte do UEFI a 100 % e não se quixou mas tive que formatar em msdos mas o disco vinha em GPT mas depois repus o windows de origem e menti o linux no pc antigo
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 21 de Novembro 2012, 22:47

marcos.vargens (21-11-2012, 21:38) escreveu:O problema não é ele estar na BIOS ou não. O problema é que o Windows 8 não roda sem ele. Sendo assim NENHUM fabricante vai se arriscar a não colocar isso no seu PC. Já pensou fabricar um PC que não roda Windows? Se pensou, você não sabe nada sobre mercado, dinheiro e informática. Quem se arriscar a fazer isso, perde 99,9% do mercado de computadores pessoais, principalmente notebooks que vem com windows original instalado. E é justamente por isso que se a microsoft disser para as fabricantes não darem opção de desligar o UEFI, é o que elas irão fazer. Para mim, essa parada ja é da M$, vamos ver se conseguem remediar o problema.

Só a versão OEM é que não "rodaria" sem UEFI. Mas tendo em conta que estamos a falar da mesma M$ que tem vindo a presentear-nos com os seus hangs e BSOD (sim o W8 está a ser campeão nisso, pois em pouco tempo já houve muitos relatos de problemas do SO). Pessoal que trabalha para a M$ queixar-se de perder horas de trabalho por serem obrigados a usar o W8 no seu trabalho e porque de tanto em tanto tempo surge um BSOD, e o mais engraçado é que nem o SO sabe o que é... Era suposto aparecer alguma tag para pesquisar sobre o erro, mas nada, só o BSOD a relatar erro, aparece...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Jeferson Oliveira » Qui, 22 de Novembro 2012, 1:55

Desculpe minha ignorância, mas no Brasil não é proibido a venda casada de produtos :rox: ?
Se é, eu acho que deveriam proibir a venda de qualquer console que tenha o UEFI, ou seja, todos os tablets e notebooks com Windows 8, ou não? :troll:
Jeferson Oliveira

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 22 de Novembro 2012, 2:26

Luis Cardoso (21-11-2012, 21:47) escreveu:Só a versão OEM é que não "rodaria" sem UEFI. Mas tendo em conta que estamos a falar da mesma M$ que tem vindo a presentear-nos com os seus hangs e BSOD (sim o W8 está a ser campeão nisso, pois em pouco tempo já houve muitos relatos de problemas do SO). Pessoal que trabalha para a M$ queixar-se de perder horas de trabalho por serem obrigados a usar o W8 no seu trabalho e porque de tanto em tanto tempo surge um BSOD, e o mais engraçado é que nem o SO sabe o que é... Era suposto aparecer alguma tag para pesquisar sobre o erro, mas nada, só o BSOD a relatar erro, aparece...

Quando comprei meu Dell, pedi que viesse sem o SO. A atendente me disse que não podia vender notebook sem SO. Não me lembro se ela falou de alguma lei, só sei que a DELL do Brasil não vende computadores sem SO. Por padrão o SO que vem é o Windows. Eu sei que tem uma série com ubuntu, mas não éra o notebook que eu queria. No fim das contas eu poderia pedir o dinheiro de volta, assim que um tecnico viesse e removesse o windows do notebook. Como a versão OEM vem com desconto, a burocracia não compensava. Enfim, duvido que alguem que tenha cérebro, vai pedir para remover o windows do notebook quando comprado na DELL. Não compensa. Dai para ele vir com o bendito windows vai vir tambem com UEFI.
Na minha visão, só um processo em um tribunal como o famoso caso dos browsers e monopólio, para impedir essa coisa de ir para frente. Senão não tem o que fazer. Qualquer alternativa paralela acaba saindo mais caro que essa venda casada.

marcos.vargens

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 22 de Novembro 2012, 2:51

Jeferson Oliveira (22-11-2012, 0:55) escreveu:Desculpe minha ignorância, mas no Brasil não é proibido a venda casada de produtos :rox: ?
Se é, eu acho que deveriam proibir a venda de qualquer console que tenha o UEFI, ou seja, todos os tablets e notebooks com Windows 8, ou não? :troll:

Se o proibirem a venda de pcs que tem UEFI, assim as lojas ficam vazias sem nada para vender :troll:
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Novembro 2012, 2:58

Ou se calhar nasce uma oportunidade de mercado excelente para empresas mais pequenas, que não foram compradas/influenciadas por tratados com a Microsoft para a beneficiar.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor EulerFink » Qui, 22 de Novembro 2012, 4:23

Temos que achar um hacker que faça uns "ajustes" na tecnologia UEFI, ou no próprio linux pra driblar esta tecnologia capitalista! :rox:

Hacker venham até nós, :venia: nós sabemos que vocês usam linux! :yeah:

Em pensar que a própria microsoft usava (ou usa até hoje, vai saber?) linux nos seus servidores! o.0

EulerFink

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias