A Bluepharma distinguiu-se pelo resultado obtido no sistema de avaliação da inovação desenvolvido pela COTEC, o Innovation Scoring, e pela evolução sustentada dos seus principais indicadores económico-financeiros, afirmou Artur Santos Silva, presidente do júri. A aposta na internacionalização e a ligação com o meio académico foram também fatores apontados para esta escolha.
A Bluepharma foi criada em 2001 com a aquisição de uma unidade industrial que pertencia à multinacional Bayer. Focando a sua atividade na indústria farmacêutica, a empresa tem feito fortes investimentos em Investigação e Desenvolvimento, tendo aplicado mais de 20 milhões de euros nesta área desde a sua criação, destacou Paulo Barradas, diretor geral da empresa. Em 2011 ficou classificada em terceiro lugar entre as empresas portuguesas do sector com maior investimento em I&D.
Neste momento a Bluepharma detém 7 patentes registadas e tem vindo a conquistar espaço no mercado internacional. Para 2012 a empresa prevê uma faturação de 26 milhões de euros, 70% dos quais oriundos da exportação e em grande maioria provenientes dos projetos desenvolvidos no seu laboratório. Para 2013 a empresa prevê um crescimento de 30 a 40% da faturação.
A Rede PME Inovação COTEC pretende promover o reconhecimento público das PME mais inovadoras, estabelecendo ao mesmo tempo uma cooperação em rede com os associados da COTEC Portugal, maioritariamente grandes empresas, para além de dar apoio específico em fases de crescimento destas pequenas e médias empresas.
A rede, que foi criada em 2005, tem vindo a crescer e abrange atualmente grande parte dos setores económicos, com uma dispersão significativa em termos geográficos. A lista das 21 empresas que agora aderiram à rede pode ser vista no site.