Windows 8 é mais rápido que o Windows 7 mas herda todos os pontos fracos
O Windows 8 chega a superar o Windows 7 na maioria das situações de utilização - inicialização do sistema, aplicações de inicialização, jogos ou execução de software pesado como editores de vídeo e de imagem, por exemplo - mas herda também "todos os pontos fracos" das versões anteriores do Windows.
As conclusões são da empresa alemã de software para otimização de PCs TuneUp, que acaba de divulgar a primeira parte do teste laboratorial ao novo Windows 8, onde identifica as várias componentes que mais interferem com o funcionamento deste sistema operativo.
Com base em testes realizados num PC com processador Core 2 Duo 2009 a 3GHz, 4GB de RAM e um disco SSD de 256GB, a empresa analisou inicialmente os efeitos da instalação de 150 aplicações durante dois meses de utilização, fazendo incidir essa análise no uso da memória RAM, no tempo de inicialização do computador e do Outlook 2013, bem como na conversão de MP3 para o formato AAC.
A primeira conclusão refere o que normalmente acontece com qualquer computador: que o Windows 8 se torna mais lento quando inclui muitas aplicações instaladas. A situação é neste caso agravada pelo facto de a maioria dos programas adicionarem ícones à barra de tarefas, consumindo mais recursos mesmo quando não estão a ser usados.
O relatório da TuneUp refere que com poucas aplicações instaladas este impacto não é notório, chamando, no entanto, a atenção para o facto de a maioria dos PCs serem comercializados com cerca de duas dezenas de programas…
Quanto aos quatro pontos descritos nesta primeira parte do estudo, a TuneUp destaca o facto de a memória RAM ficar com 75% do espaço ocupado ao fim de oito semanas de utilização e cerca de 150 programas instalados. A empresa aconselha, como seria de esperar, a utilização de uma ferramenta de otimização da RAM, alegando que será possível recuperar mais memória disponível que num PC com Windows 8 "limpo".
A utilização da memória quase duplica em processos como o tempo de inicialização do PC e da aplicação Outlook 2013, a que se junta um aumento de 20% no tempo que o PC demora a converter um ficheiro MP3 AAC (o formato do standard MPEG adotado pela Apple). A TuneUp destaca ainda um incremento desse tempo nos processos de conversão de discos DVD e Blu-ray.
Ainda de acordo com este fabricante, a segunda parte do teste laboratorial realizado ao Windows 8 incidirá sobre o funcionamento e o comportamento do novo sistema operativo com diversas aplicações.