McAfee All Access 2013 com opção de proteção familiar e nova interface
A versão McAfee All Access 2013, a suite de proteção multi-plataforma da empresa norte-americana, traz uma renovada gestão de segurança dos dispositivos através de um novo painel de controlo e acrescenta algumas funcionalidades à versão anterior, como a Family Protection.
A interface foi redesenhada de forma a adaptar-se mais facilmente aos dispositivos com ecrãs sensíveis ao toque, uma melhoria que vem de encontro ao conceito de proteção simultânea em vários dispositivos. E foi a pensar nos smartphones que a empresa incluiu na nova suite um filtro de chamadas e de SMS, que ajudam a controlar os níveis de privacidade do telefone. Através deste sistema de proteção integrado o utilizador pode ainda expandir o pacote de segurança para os membros da família através de uma outra versão do programa e gerir tudo através da mesma plataforma.
A empresa de segurança incluiu também no pacote um novo sistema de proteção chamado SiteAdvisor Social, que monitoriza as páginas das redes sociais atribuindo diferentes cores às ameaças que possam aparecer. As plataformas sociais, em especial o Facebook, são usadas para esquemas de roubo de dados e para a difusão de algumas ameaças online que comprometem a utilização dos sites.
O plano All Access possibilita a proteção e o controlo da segurança de vários dispositivos ao mesmo tempo como PC, Mac, tablets e smartphones. As únicas exceções neste plano de cobertura são os dispositivos com iOS e Windows Phone 7, mas dispositivos BlackBerry e Symbian podem fazer uso da solução da McAfee.
Em comunicado de imprensa a empresa diz haver "melhorias significativas" na área de proteção contra ameaças online, um problema que cresceu no terceiro trimestre de 2012. Segundo o relatório de segurança da empresa, entre julho e setembro o número de URL suspeitos aumentou em 20%, enquanto o malware em dispositivos móveis aumentou cerca de 50%. A empresa refere ainda que as ameaças digitais nos computadores Mac têm demonstrado um "aumento forte e contínuo".
Neste sentido o novo motor de pesquisa de ameaças deteta com mais eficácia falhas de segurança que sejam encontradas nos sistemas operativos ou nas aplicalções instaladas.
"À medida que os cibercriminosos continuam a infiltrar-se através dos recentes e múltiplos esquemas de ataque, a confiança do consumidor nos dispositivos ligados à Internet e a informação neles contida também aumenta exponencialmente. Desta forma, uma proteção transversal deixou de ser opcional, para ser essencial", comentou Steve Petracca, o diretor geral da unidade de negócio de consumo da McAfee.
A compra do pacote singular por 89,95 euros ou do pacote Agregado Familiar por 119,95 euros, garante ainda acesso a apoio técnico por parte da empresa. As duas versões do McAfee All Access 2013 já estão disponíveis para venda em Portugal.