O Chromium oferece alguns atalhos singulares que vão além do típico Ctrl + T para abrir novas abas. Clique para ver uma tabela com todos os atalhos do navegador.
CTRL + SHIFT + N abre automaticamente uma janela ‘anônima’ do Chromium, com a qual é possível navegar sem deixar nenhum rastro de suas ações.
SHIFT + Esc é um atalho rápido para o gerenciador de tarefas do Chromium, que permite que você finalize processos do navegador que estiverem com problemas.
CTRL + SHIFT + T irá abrir as abas recém-fechadas.
Quando você quer realizar uma pesquisa diretamente a partir da barra de endereços do Chromium (conhecida como Omnibox) é só digitar uma pergunta seguida da palavra-chave que vai dizer qual site de pesquisa utilizar.
O mecanismo de busca padrão é o Google. Para mudar a sua preferência clique com o botão direito na barra e selecione Editar mecanismos de pesquisa. Você pode escolher numa lista pré-definida ou indicar algum outro.
Eis como criar seu próprio atalho para buscar o site de sua preferência diretamente a partir da Omnibox do Google Chromium:
1) Clique com o botão direito dentro da barra de endereços e selecioneEditar mecanismo de buscas.
2) Mantendo essa caixa de diálogo aberta, acesse o website que você gostaria que fosse o padrão para pesquisas. Para exemplificar, experimente Dictionary.com.
3) Depois que o site carregar, repare que nas configurações da janela Mecanismos de Pesquisa, no campo Outros mecanismos de pesquisa, foi adicionado Dictionary.com.
4) Depois, você pode alterar o palavra-chave por algo que mais curto e fácil de lembrar, como DIC, por exemplo.
Assim, quando você quiser buscar por uma palavra especificamente no Dictionary.com, é só digitar no Omnibox “DIC” precedido pela palavra a ser buscada.
As caixas para comentários em texto em websites que solicitam ou permitem resposta e colaboração às vezes são muito pequenas. Com o Chromium, dá para simplesmente clicar no canto de qualquer campo de comentário baseado em web e esticá-lo até o tamanho que você quiser.
É bem interessante a preocupação detalhista no design do Chromium, que deixou sua interface limpa e sem bagunça. Mas sem um botão que direcione para a página inicial, tudo fica como uma casa sem porta da frente.
Para ter um botão ‘Home’ no browser, clique no ícone Ferramenta (representado por uma chave de boca), selecione Opções, vá na aba Básicas e marque Mostrar o botão de Página Inicial na barra de ferramentas.
As abas de navegação são um recurso incrivelmente útil nos navegadores hoje em dia. O Google gastou um tempinho e as tornou ainda mais útil ao dar mais flexibilidade a elas do que existe no IE ou Firefox.
O Chrome permite que você transforme guias do navegador em janelas isoladas. O inverso também é possível: dá para pegar duas janelas separadas do Chromium e uni-las, criando assim uma janela com duas abas.
Como a questão da privacidade continua importante, as preocupações do Google aumentaram em relação ao Chromium. Algumas informações dão conta de que as sugestões automáticas de texto (presentes na Omnibar) permitem que o Google saiba tudo o que você digita nela – até mesmo se não apertar Enter. A CNET recomenda que se desative esse recurso.
Para isso, clique com o botão direito na Omnibar, vá em Editar mecanismos de pesquisa e desmarque a opção Use um serviço de sugestão para ajudar a preencher as pesquisas e os URLs digitados na barra de endereço.
Não tem certeza do que espera por você quando for clicar naquele link? Se quiser garantir a privacidade nesses casos, clique com o botão direito no link e selecione Abrir link em janela anônima.
O ex-editor-chefe da PC World/EUA, Harry McCracken ficou lamentando o irônico fato de o Chromium não suportar a prática Toolbar do Google no seu website. Esta barra de ferramentas, disponível para IE e Firefox, dá muito versatilidade para o navegador, inclusive um atalho para o Gmail, acesso online para o Google Favoritos, um corretor ortográfico e a funcionalidade de mandar links de URLs por e-mail com alguns cliques.
McCracken explica que ele achou uma forma de criar uma aproximação da Toolbar do Google, usando uma técnica que ele chama de ‘Projeto da barra falsa’. Para quem tiver tempo disponível, acesse o site Tecnologizer (em inglês) para saber como colocar uma ‘Fakebar’ no seu Chromium.
Sei muito bem que muito do que está aqui (possivelmente até tudo...) é de conhecimento de muitos, mas, lembre-se, muitos até podem ser a maioria, mas, não são todos e sempre tem pessoas novas entrando em contato pela primeira vez com o assunto hora aqui exposto!
Fonte: PC World
E para muito mais informações sobre atalhos de teclado, recomendo fortemente a visita a este endereço: Atalhos de Teclado do GNU/Linux no Google Chromium