Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:41 Pesquisa avançada

Microsoft confirma suporte ao ODF no Microsoft Office 2013

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 16 de Agosto 2012, 16:07

Apesar da Microsoft ainda viver em um universo onde os produtos dela só precisam interagir com eles próprios, a empresa do Tio Bill Gates anunciou no blog oficial do Microsoft Office que a versão 2013 da suíte de escritório do Windows irá suportar documentos ODF e Open XML.

Na próxima versão do Office, nós adicionamos suporte a dois formatos adicionais: o Document Format Strict Open XML e o ODF (Open) 1.2. Nós também adicionamos suporte para abertura e edição de documentos em PDF no Word e salvos em qualquer formato suportado. Ao adicionar suporte para esses formatos de documentos padronizados, o Microsoft Office 2013 oferece aos usuários mais opções para a interoperabilidade de documentos de escritório. Independentemente de seu formato preferido documento de arquivo, o novo Microsoft Office lhe dá mais opções para o compartilhamento, colaboração e arquivamento de documentos de escritório.

Esta é a terceira vez neste ano que a empresa caminha em direção a interoperabilidade de plataformas, sendo a primeira o suporte a Ubuntu server no Windows Azure e a segunda, a liberação de uma versão estável e atualizada do Skype para Linux. Em contra partida, o LibreOffice, que é maior a suíte de escritório Open Source (e na minha opinião é muito melhor que o Office da Microsoft), já suporta formatos nativos do Microsoft Office e ainda também possui suporte a edição e criação de documentos em PDF.

Apesar das intenções, os projetos do Secure Boot, a tecnologia que “impedirá” outros Sistemas Operacionais rodarem em dual boot ou substituírem o Windows 8, continua a todo vapor e a comunidade Linux está “cortando um dobrado” para sobreviver neste cenário.

Fonte: http://sejalivre.org/microsoft-confirma-suporte-ao-odf-no-microsoft-office-2013/
Davysson Silva

Re: Microsoft confirma suporte ao ODF no Microsoft Office 20

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 16 de Agosto 2012, 16:10

Acho essa uma das notícias mais importantes dos últimos tempos, o suporte ao ODF sempre foi uma barreira para as empresas migrarem para o libreoffice/openoffice. Agora o libreoffice vai crescer mais rápido ainda.
Davysson Silva

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 16 de Agosto 2012, 16:20

Mas o M$ Office 2007 e 2010 já têm suporte a ODF...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 16 de Agosto 2012, 16:35

Não sei se tem ou não, mas o certo é que estão a começar a ceder e isso é perfeito para o LIbreOffie dar uma arrancada!

Acho que deviam apostar muito forte numa reformulação completa da estética do LibreOffice. Apesar de haver utilizadores que gostam da sua estrutura assim, há muita gente que olha para o LibreOffice e não quer saber mais por causa da sua estética. Isto acontece pois estão habituados a verem o MS Office com as ferramentas categorizadas, algo útil para acesso rápido a funções que não utilizamos frequentemente.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Qui, 16 de Agosto 2012, 17:39

Luis Cardoso (16-08-2012, 16:20) escreveu:Mas o M$ Office 2007 e 2010 já têm suporte a ODF...

Tem sim.

Eu utilizava o odf nestes offices. Tinha de baixar uma atualização, mas tinha suporte. Creio que agora será nativo.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 16 de Agosto 2012, 22:45

Eu tenho o office 2010 no windows e tenho esse suporte
nuno_nunes

Mensagempor Jeferson Oliveira » Sex, 23 de Novembro 2012, 23:21

a Microsoft foi intimada por vários governos da união europeia sobre o formato fechado do MSoffice, na Alemanha , por exemplo, ameaçaram proibir a venda do Ms office em 2010 caso não viesse suporte à ODF (muito semelhante ao caso Internet Explorer nos EUA tempos atrás). Uma versão italiana do Ms Office 2010 que tive contato no local onde trabalho, pergunta na primeira execução qual o formato que você deseja usar.

O caso é: Eles estão dando suporte ao Open Ducument Format por imposição de governos europeus e para não correr o risco de ter suas vendas proibidas na Europa e nos EUA. Em questão ao PDF, deve ser mais uma jogada de marketing contra o open/libre Office, já que é um dos diferencias de muitos migrantes do MS Office. :troll:
Jeferson Oliveira

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Novembro 2012, 23:28

Eu sei que devo apoiar a liberdade, e faço-o! No entanto, não sei se estas atitudes dos governos são corretas. Estão a impingir algo a uma aplicação proprietária (da propriedade de alguém que devia fazer o que quisesse com o seu produto), a obrigá-la a realizar determinadas coisas que vão contra a visão de lucro que qualquer empresa deve ter.

Sei que muitos não vão gostar disto que estou a dizer, mas é como se vocês quisessem fazer algo e vos obrigassem a fazer de determinada maneira para que a concorrência pudesse sobreviver. Não sei se isto será moralmente correto.

Em todo o caso... Por mim LibreOffice com uma interface boa é simplesmente tudo o que eu quero! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor ArthurSoave » Sáb, 24 de Novembro 2012, 14:40

Excelente. Uso LibreOffice, mas infelizmente ainda sofro com os pequenos problemas de incompatibilidade. na faculdade alguns colegas usam o Libre, mas a maioria é usuaria do MS Office, e sempre que temos que fazer alguns trabalhos que devem seguir as normas ABNT tenho que subir no Windows, já que não instalo o ms no meu linux. Sempre que faço no Libre da problema de formatação, principalmente em alinhamentos. Agora que a Suite Office vem com suporte a esses formatos, ficará bem melhor para todos os usuarios, independente da plataforma utilizada. Obrigarei :lol: meu amigos utilizadores MS Office a fazerem um upgrade nas versões deles.
With Ubuntu, i'm feeling supersonic♫♪
ArthurSoave

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Novembro 2012, 18:13

ArthurSoave (24-11-2012, 13:40) escreveu:Obrigarei :lol: meu amigos utilizadores MS Office a fazerem a instalação do Ubuntu.

Corrigido 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias