Olá,
Pesquisei pelo conteúdo no fórum e não localizei nada sobre o assunto, talvez seja de interesse aos saudosistas, assim como eu. Embora confesso não ser muito fã de jogos, especialmente os que exigem vários comandos diferentes ao mesmo tempo, acabei encontrando para o Linux dois emuladores dos quais já fazia uso anteriormente no Windows, e posso notar desempenho mais alto em relação à compatibilidade com os jogos.
Não comentarei à respeito das roms por possuírem conteúdo proprietário, porém quem não as possui provavelmente conseguirá encontrá-las sem dificuldade pela web.
São eles:
Stella – Emulador para Atari 2600Este foi muito simples e minha primeira descoberta, bastou abrir a “Central de programas” do ubuntu e digitar, não foi necessário adicionar nenhum repositório, após a instalação basta localizá-lo pelo dash, a qual em sua primeira execução irá solicitar que indique o caminho padrão para as roms que, caso não haja no momento, pode ser alterado facilmente em “Options – Config Paths – ROM Patch”.
Kega Fusion – Emulador Megadrive (Sega Genesis), Master System, Game Gear e Sega CDO primeiro a se fazer é baixar os arquivos do emulador e do plugin de renderização do site oficial:
Kega Fusion - LinuxRender Plugins - LinuxVá até a pasta onde foram gravados os downloads e clique com o botão direito do mouse no arquivo “Fusion363x.tar.gz”, podendo ele ter o nome alterado caso se atualize a versão, e clique em “extrair aqui”, será criada uma pasta com o nome de Fusion, que você pode movê-la para a pasta “Documentos” ou onde achar conveniente.
Abra a pasta e execute com clique duplo o arquivo “Fusion”, feche-o em seguida para que se possa completar a próxima etapa.
Volte a pasta de downloads, selecione o arquivo “Plugins(Linux).tar.gz” e com o botão direito do mouse clique em “extrair aqui”, a pasta “Plugins” será criada, clique nela com o botão direito do mouse e em “recortar”.
Agora vá até a “Pasta Pessoal” (/home) e digite no teclado cltr+H para que sejam mostradas as pastas ocultas, localize a de nome “.Kega Fusion” e cole dentro dela a pasta “plugins”, pode-se digitar cltr+H para ocultar novamente os arquivos e pastas de sistema.
Volte à pasta onde salvou o Fusion e execute-o, no meu caso, obtive melhores resultados com as roms do Sonic, Mortal Kombat 3 e Streets of Rage alterando a renderização em “Video – Render plugin – hq2x (Maxim Stepin). Após isso basta selecionar a rom para jogar em “File – Load Genesis / 32x Rom” para Megadrive (Genisis) ou conforme as outras opções.
Espero ter contribuído com algo, grande abraço a todos.