Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 4:40 Pesquisa avançada

Microsoft quer proibir a utilização do Linux?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Microsoft quer proibir a utilização do Linux?

Mensagempor titao » Qui, 22 de Setembro 2011, 13:14

Bom dia amigos, publiquei ontem no site Ubuntu Dicas um artigo que fala de uma notícia divulgada a pouco, sobre a Microsoft implantar o Secure Boot em máquinas que possuam a certificação Windows 8, a pedido do Cláudio Novaes estou divulgando aqui para o pessoal discutir o tema que de certo ponto é polêmico e um tanto utópico por parte da Microsoft.

Segue Link: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011 ... -de-linux/

Abraços amigos!

titao

Re: Microsoft quer proibir a utilização do Linux?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Setembro 2011, 13:33

Olá Titão, antes de mais muito obrigado por trazer aqui este tema para aqui para o Fórum. Apesar de achar que não terá grande impacto, é necessário debater e fincar a nossa posição para evitar mesmo que ocorra tal impacto.

Entretanto, os comentários desaparecem todos de lá do site :roll: Queria transcrever para aqui o que eu disse lá, mas não encontrei lá nada :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor titao » Qui, 22 de Setembro 2011, 13:49

Olá CLáudio, quanto aos comentários, estão todos lá sim (pelo menos aqui pra mim estão aparecendo), mandei no seu e-mail.

O site Ubuntu Dicas está passando por umas mudanças hoje, deve ser isso.

titao

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Setembro 2011, 14:06

É assim, não é só o Linux que fica em causa, por exemplo se o utilizador quiser instalar em Dual Boot o Windows XP (por exemplo) não pode!
Assim com este Safe Boot, fica tudo no controlo da M$, o que é bastante mau. Porquê? Porque basta haver um ataque maciço à M$ e colocarem um bruta vírus (quem diz vírus, diz também o restante malware) com a assinatura da empresa, contaminando montes de utilizadores de Windows! Isto de limitarem os acessos têm os seus prós e contras, sendo que os contras são péssimas notícias para o utilizador.
Se a M$ quer que se passe a usar a UEFI em vez da BIOS, tudo bem, já estava na hora, mas limitar é que não!

A continuar assim, vou passar a comprar apenas PC's sem SO, pois quero ter a liberdade de instalar o SO que quiser, desde que o tenha adquirido de forma legal, ninguém pode pegar por isso!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Setembro 2011, 22:36

Olá Titão, obrigado pelo envio do email! Aqui está a minha opinião sobre esta situação:

Primeiro Comentário:
Olá Titão

Em primeiro lugar, creio que vai haver apenas uma elite de produtos dessa maneira pois as empresas sabem bem que há muita gente que gosta de se aventurar (até instalando o MacOS).

Em segundo lugar, realizar tal procedimento, pelo menos na Europa, terá de passar por muitíssimos critérios que não sei até que ponto conseguirão. Até porque, caso se lembra, a Microsoft foi obrigada a perguntar se quer utilizar o Firefox ou o IE!

Por fim, acho que isto é mais uma tentativa frustrada de ver o crescimento dos dois sistemas operativos concorrentes e que não terá futuro. Talvez seja imposta durante algum tempo mas não terá futuro certamente, pois as pessoas têm cabeça e as redes sociais têm grande impacto na economia das empresas.

PS: haverá sempre jailBreaks que resolvam esse probleminha :P

Abraço
Cláudio Novais.

Segundo Comentário:
Peço desculpa a todos por não ler os comentários (apenas li a resposta do Titão), mas estou um pouco ocupado a ver como o Launchpad funciona. É muito bom, mas é uma pequena dor de cabeça a configuração!

Entretanto, Titão, não sei já referiram, mas desta vez, o windows8 não terá apenas aquele concorrente que nem chega a um 1% (ou se calhar chega, não sei) como o WindowsVista teve e, na altura, conseguiu dar muitos problemas nas instalações, obrigando a crição de partições no windows e nunca por Linux.

Desta vez, para além de um Linux muito mais sólido, o Windows8 terá também um concorrente, mesmo que pequeno chamado MacOS, para os aventureiros que instalam nos seus computadores (que cada vez há mais) e, acima de tudo, o Google ChromeOS, que trará muita gente atrás dele!

A promessa de um sistema extremamente light que gasta uma reduzidissima bateria aos portáteis vai ser uma machadada enorme que a google vai dar à microsoft. E não acredito que as empresas de hardware prefiram arriscar a “vida” com uns trocos ofericos pela microsoft jogando uma batalha contra a poderosa Google!

Aliás, para a Google seria um passo de gigante pois ela mesma traria o seu OS através de material deles, mas infelizmente para eles não acreditam que as outras empresas de computadores deixem passar tal situação economicamente viável!

Entretanto Titão, será que você pode partilhar esta noticia no Forum do Ubuntued? Ficaria muito agradecido!!

Abraço

PS: Titão, eu só consigo ver 3 comentários neste artigo. Não haverá algum problema?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:13

Boas, esta situação levanta uma série de discussões em torno do tópico "monopolismo".

Mas, devo dizer que isto vai trazer outros problemas além daqueles já aqui citados (o utilizador não poder instalar o/os sistema/s que quer e os vírus).

E os programadores e desenvolvedores?! Que só poderão "trabalhar" se e quando tiverem a essas tais "chaves" de hardware!

Bem, ainda há mais mas não vale a pena adiantar muito pois só quando passarem à prática é que vamos ver "com que linhas nos cosemos"!

De qualquer maneira, vale a pena adiantar (o ubuntudicas refere isso) que só os computadores OEM, que já vêm com o Windows 8 instalado é que poderão vir a estar sujeitos a esta "nova" regra. Todos os outros computadores, todos os outros! a microsoft nem sequer poderá pensar em fazer tal coisa! Pois não pode!

O problema é que a maior parte (para não dizer quase todos) os usuários, compram computadores já com o sistema operativo instalado! E normalmente é windows!

Neste aspecto, a apple, apesar de ter proibições de instalação do seu sistema operativo noutros computadores que não sejam mac, permite e, até diz como instalar em dual-boot, o windows e as distribuições Linux nos seus computadores!

A microsoft está a fazer tudo para segurar os seus utilizadores! Numa era em cada vez mais pessoas estão conscientes do que as rodeiam, a informação está acessível ao clic de um mouse e, muito importante, o software livre está a ganhar peso a nível mundial, os gigantes estão com medo de cair!

E, por isso fazem tudo para se segurarem! Basta ver os processos por causa de patentes em tribunal entre a apple e...bem, todos, embora a samsung seja mais evidente!

Como o android começou a fazer séria concorrência aos iphones e afins, eles tinham que se segurar!

Enfim, no final a vitória será daqueles que defendem o software livre! Demore o tempo que demorar!

Luís, em relação à instalação de outros sistemas da microsoft (ex que deste, xp), penso que não irá existir problema nenhum, pois os produtos "legais" (com código de activação genuíno) poderão sempre ser instalados segundo estes novos critérios, pois a tal "chave" de hardware será reconhecida. Pelo menos, pelo que li, será assim.

Agora, a partir de 2014 (nova provável data de extinção total do windows xp), não sei se ainda será possível a instalação desse sistema nos computadores sujeitos a essa nova regra.

Xiiiiii, que testamento!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Roger Braga » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:42

ola a todos , acho que a Microsoft fica tentando manipular o usuário mas coloco a vocês que a Microsoft só é detentora do software e não do hardware físico do cliente mas como todos sabemos será mais uma tentativa inútil da Microsoft em tentar o monopólio do software e ainda digo mais dou 90 dias para o lançamento do windows 8 beta para se quebrada essa proteção de boot, O usuário como dono do hardware do seu pc, netbook ou notebook tem o direito de ter um ou mais sistemas operacionais agora por que tem que ficar restrito ao Windows , no próprio mac como já sabemos que é possível instalar e roda muito bem o Linux.Fica aqui gravada minha indignação contra a questão desse Monopólio.

AGARB REGOR

Imagem
:ubuntued: "Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam ideias generosas e ações elevadas. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve ao mundo."
:ubuntued:
Roger Braga
Mr. Deskmod

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:49

Aqui na Europa normalmente não são aceites atentados à liberdade, por isso acredito que aqui isso não terá lugar.

Entretanto, sobre os outros países, já não sei. E digo isto pois a microsoft gasta muito a pagar por baixo da mesa empresas para deixarem os computadores da maneira que eles querem. Lembram-se quando a DELL começou a vender com o Ubuntu? A microsoft parece que falou com eles a tentar conv€nc€r a não fazerem isso!

Mas é como digo, os tempos sempre foram outros. Atualmente existe grandes pesos pesados na luta, e um deles é a Google que gosta muito do sistema linux. Para além do simples facto de que ela própria é detentora do futuro: Android e ChromeOS!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Setembro 2011, 16:26

Pelo que é dito na página seguinte, parece que pela revolta dos usuários todos, a Microsoft recuou um pouco atrás e parece que as ditas BIOS vão possibilitar desativar essa opção:

A minha conclusão rápida é o seguinte: então porquê ter uma opção destas quando se pode desativá-la!? Isto é mesmo só para atrapalhar ainda mais a migração dos utilizadores do Windows para o Linux. Acho que estão a fazer isto por terem bem a noção de que a instalação do Ubuntu está extraordinariamente simples e intuitiva!

Já agora, a imagem sobre essa opção:

PS: Obrigado @ReiVersuri
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Setembro 2011, 17:07

Um pormenor do artigo:
Muitos podem argumentar que isso só acontecerá em PCs montados de fábrica com sistemas OEM, mas… Responda com sinceridade, com os computadores e notebooks com preços cada vez mais baixos, quem além de usuários avançados ainda monta seu próprio computador?

Ora, o meu 1º computador já foi adquirido nestes moldes, confesso que fui influenciado por um amigo e guru dos pc's, ora certamente bem influenciado e hoje considero mais do que nunca algo importante e muito próprio. Este meu amigo queria que eu também fosse um usuário avançado e tendo em vista que isso não é mais do que um percurso com várias velocidades... :p
Cá para mim esta montanha vai parir um autêntico rato, talvez bem mais cedo do que se possa pensar agora! ¬.¬
José Craveiro

Próximo

Voltar para Notícias