Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:40 Pesquisa avançada

Rede

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Rede

Mensagempor rogeriosp92 » Qua, 28 de Novembro 2012, 20:05

não encontrei nenhum tutorial completo e claro sobre como instalar e configurar o serviço samba para desfrutar de recursos de rede doméstica por exemplo, alguém pode me ajudar?

Grato desde já.
Rogério S. Oliveira
rogeriosp92

Re: Rede

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 20:08

Você precisa do Samba para que fins? Se é para aceder a computadores Windows e vice versa, eu acho que o ubuntu quando precisar pede automaticamente para instalar! Ou seja não precisa de se preocupar com nada.

De resto sinceramente nunca usei o Samba para coisas mais complexas, portanto não lhe posso indicar um tutorial que eu tenha experimentado.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rogeriosp92 » Qua, 28 de Novembro 2012, 20:55

ok Obrigado então; era mais pelo fato de um computador com windows "enxergar" o meu linux do mesmo modo que os que estão com windows, poder mapear unidades na rede...
Rogério S. Oliveira
rogeriosp92

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 21:17

Basta você compartilhar na rede uma pasta que o ubuntu pede-lhe imediatamente para instalar o Samba. depois disso o Windows acede imediatamente ao Ubuntu como se fosse um sistema windows normal.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rogeriosp92 » Qui, 29 de Novembro 2012, 22:14

Bom se nada do samba estiver instalado nem a opção de compartilhamento pode ser acessada nas opções de uma pasta por exemplo sem falar que o ubuntu não "enxerga" mais as máquinas com windows...
Rogério S. Oliveira
rogeriosp92

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 29 de Novembro 2012, 22:30

ao partilhar a pasta tens de aceitar instalar os pacotes do samba. se não o windows não acede.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor rogeriosp92 » Qui, 29 de Novembro 2012, 23:08

eu fiz o seguinte no terminal sudo apt-get install samba não foi o bastante...
Rogério S. Oliveira
rogeriosp92

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Novembro 2012, 23:14

Eu há anos que não partilho pastas com o Windows, mas sempre foi só partilhar a pasta e aceitar instalar os pacotes. Não sei porque você anda a instalar pacotes manualmente. mas ok.

Se quer dessa maneira, sugiro que siga este link abaixo. Mas novamente, numa situação normal é só partilhar uma pasta e aceitar instalar os pacotes que o ubuntu pedir.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rogeriosp92 » Sex, 30 de Novembro 2012, 16:53

certo, mas já descobri o problema tinha apagado os diretórios nativos do samba por isso não tinha mais a opção nas pastas para compartilhar como você disse e é o que é realmente; Obrigado Problema resolvido, só tenho que encontrar e reinstalar os arquivos e pronto...
Rogério S. Oliveira
rogeriosp92

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 18:19

Se o problema está em você ter apagado pastas administrativas, reinstale o samba:
sudo apt-get install --reinstall samba samba-common
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais