Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:29 Pesquisa avançada

Iptables

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Iptables

Mensagempor Rhyu » Dom, 25 de Novembro 2012, 23:33

Bom galera é o seguinte, atualmente em minha máquinha tenho instalado Windows (provisoriamente até aprender mais sobre Linux) e gostaria de abrir um servidor de games no Linux através de virtualbox e minha dúvida é a seguinte configurar iptables no Linux ajudaria a proteger o servidor de DDoS ou não pois o sistema principal é Windows?

Rhyu

Re: Iptables

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Novembro 2012, 22:37

Olá Rhyu,

Depende muito das circunstâncias. Por exemplo se você tiver uma ligação bridged, significa que a máquina virtual terá um IP diferente (em princípio!) e portanto as comunicações que fizerem externas serão feitas "diretamente" (isto porque inevitavelmente passa pelo windows), ou seja, se houver algum ataque este passará na "ponte do Windows" e será direcionado ao servidor virtual Linux. E aí sim poderá utilizar alguma técnica que evite o DDOS (que existe claro).

Em todo o caso, isto na informática em termos de hacking, nunca é garantido, mas em teoria, sim, neste caso poderia utilizar o iptables para realizar tal defesa.

No caso de utilizar um sistema NAT, então o IP é exatamente o mesmo que o da máquina física (do Windows) e portanto qualquer ataque que seja feito ao servidor é feito primeiro ao windows que redireciona depois para a máquina virtual, podendo portanto levar com uma carga substancial.

Em todo o caso, essa carga continua a existir no primeiro caso uma vez que o ataque é rejeitado ao chegar ao Servidor, mas antes ele passa pelo windows não sendo rejeitado caso o Windows não tenha primitivas de defesa.

Em suma, acho estranho criar um servidor Linux em cima dum sistema Windows. Muito estranho mesmo xD É que o inverso admitiria, pois o linux estaria a assegurar uma quantidade considerável de proteções ao Windows que estaria virtualizado. Agora assim, acho estranho. É quase como ter um castelo dentro de um poço em que qualquer pode atacar lá de cima! :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rhyu » Qua, 28 de Novembro 2012, 20:58

Pensei nisso também, teria como será por virtual box eu abrir o Windows dentro do Ubuntu, pois algumas atividades ainda necessito do Windows.

Rhyu

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 28 de Novembro 2012, 21:01

o windows funciona em virtual box
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 21:13

O Windows que tem instalado não dá para abrir no VirtualBox, mas pode fazer uma instalação do Windows numa máquina virtual do VirtualBox, no Ubuntu! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais