Claudio Novais (29-11-2012, 14:41) escreveu:Xterminator depois de ler este seu post, apetecia-me emoldurar!
Acredite! Gostei mesmo muito da sua resposta! efetivamente o Gnome está num nível bem diferente de tudo o resto! Aliás, basta ver a excelente vertente de Acessibilidade (não sei até que ponto é eficaz pois felizmente nunca precisei, mas que é o único que lhe dá importância máxima, isso é!), ele tem um "applet" exclusivo para essa área.
Para além disso é muito modelar, algo muito bom para o mundo open-source fazer o que tanto gosta: modificar!
Já o conceito que você falou do Unity, nunca ouvi falar, mas foi mesmo mesmo certeiro! Agora você disse tudo com "Unity é só o projeto de uma empresa voltado para seu próprio umbigo". Nunca pensei desta maneira, mas é claramente isto! Aliás basta ver que eles nunca aceitaram programas que possibilitassem modificações e nunca aceitaram patches (excelentes por sinal!!!!!) que fizeram para mudar algumas funcionalidades do Unity.
Eu quero deixar bem claro que não tenho nada contra a Canonical, mas do meu ponto de vista
ela aproveitou a época áurea do gnome para se alavancar, diferente da Redhat por exemplo que está com o GNOME desde o princípio, mesmo com todos seus altos e baixos, fornecendo desenvolvedores para o projeto, a Canonical mais se proveitou do que contribuiu para o projeto, e agora vendo mais isto que você falou.
Agora você disse tudo com "Unity é só o projeto de uma empresa voltado para seu próprio umbigo". Nunca pensei desta maneira, mas é claramente isto! Aliás basta ver que eles nunca aceitaram programas que possibilitassem modificações e nunca aceitaram patches (excelentes por sinal!!!!!) que fizeram para mudar algumas funcionalidades do Unity.
Veja bem, o Unity foi criado justamente porque a canonical queria incluir patches, que o projeto GNOME achou que eram desnecesários.
Outra questão que seria relevante aqui observar, é o caso do Cinnamon, que também é caso de fresconite aguda, eles poderiam muito bem criar extensões e continuar ajudando no desenvolvimento do shell, ao invés de criar um fork, que pra mim é desnecessário pois se era para continuar com o conceito "Menu", deveriam focar todos esforços no desenvolvimento do mate "Só o mate panel e applets" fazendo um porte do mesmo para GTK3 com todas funcionalidade do gnome-panel antigo, a criação de forks de todos aplicativos do gnome 2 era totalmente desnecessário, com exceção do Nautilus; São esforços duplicados para se chegar a um mesmo ponto.
O Nautilus é um caso a parte, pois o fork do mesmo contém funcionalidades que foram retiradas, mas algumas realmente não eram necessárias, pelo menos para mim e para o usuários que estão usando o gnome 3.6 completo.
No final o usuário fica perdido, com tantas opções disponíveis, e acaba abandonando o mundo opensource por causa destas coisinhas.