Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:39 Pesquisa avançada

Permissões chmod no Ubuntu.12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Permissões chmod no Ubuntu.12.04

Mensagempor exadra37 » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 21:51

Tenho um servidor Lamp instalado no Ubuntu 12.04 e estou com problemas em relação ás permissões das pastas e ficheiros, porque o Ubuntu 12.04 e o Nautilus alteram as permissões das pastas e ficheiros copiados :evil:

Exemplo 1:
- tenho uma pasta com permissões chmod 0755, contendo várias outras pastas e sub-pastas também com permissões chmod 0755, contendo ainda em todas estas pastas e sub-pastas ficheiros com permissões chmod 0644 .
- ao clicar com o botão direito do rato sobre a pasta e seleccionar copiar, efectuando depois colar noutro local as permissões são todas alteradas para chmod 0775 nas pastas e chmod 0664 nos ficheiros.

Exemplo 2:
- Ao utilizar o Filezilla para copiar pastas e ficheiros, do servidor online, as permissões chmod 0775 e 0664 também são alteradas ao gravar no Ubuntu 12.04 .

Para mim isto representa um problema grave, porque os meus scripts deixam de funcionar correctamente :doh:

Existe alguma forma de mudar este comportamento padrão do Ubuntu 12.04 ou do Nautilus?

Procuro portanto uma solução definitiva e não uma solução para aplicar em cada cópia que efectuo :desdentado:

Os puristas que me desculpem, mas eu não pretendo soluções de linha de comandos para cada vez que quiser efectuar uma cópia, pois eu já sei que elas existem...
exadra37

Re: Permissões chmod no Ubuntu.12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 22:43

Isso é uma particularidade do Nautilus para garantir que os ficheiros ficam registados em seu nome quando os "cola" em terminado lugar, ou seja, quando os cria. Solução? Bom, sinceramente não fui procurar, pois nunca a vi.

No entanto, relativamente a servidores efetivamente as permissões são uma situação que se deve ter muito cuidado. Eu normalmente sou purista 8) Em todo o caso, sou purista(≃terminal) mas utilizo um método que pode ser utilizado (creio eu) pelo nautilus. Eu basicamente quando quero ter a certeza que mantenho as permissões de todos os ficheiros e pastas, de um servidor para outro, faço um tar.gz à pasta e depois descompacto. Isso garante-me que as permissões são todas mantidas.

Nunca experimentei fazer isso pelo nautilus, mas ele também permite compactar em tar.gz. Só não sei se usará as flags todas corretas para manter permissões. Experimente! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor exadra37 » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 23:21

Olá Cláudio ;)

Antes de ir jantar descobri que tinha a solução para o exemplo 1 mesmo á minha frente...

Eu tenho 2 Nautilus, sendo que 1 deles funciona com permissões de root, mas que só custumo utilizar fora da pasta home, quando preciso de alterar ficheiros na pasta do sistema ou seja quase nunca o utilizo, pelo que nem me tinha lembrado dele :facepalm:

Portanto o Nautilus com permissões de root resolve o problema do exemplo 1.

Para o exemplo 2 eu já tinha visto na net que uma solução é comprimir no servidor online e depois descomprimir no servidor local.

Isso eu costumo fazer sempre, até por uma questão de rapidez na transferência.

O problema é que eu trabalho muito com projectos de clientes, que só me dão acesso ftp ao servidor deles e não sabem mexer no cpanel para efectuarem uma cópia comprimida, pelo que gostava de encontrar uma solução diferente para o exemplo 2 8)
exadra37

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 23:46

por isso é que eu gosto do terminal! SSH garante-me a segurança máxima que se pode encontrar numa comunicação online e dá-me uma comodidade perfeita.

Sinceramente, sem o SSH mais as tais compressões não sei de nenhuma solução. Desculpe-me dizer-lhe isto, mas vendo-o como programador e ainda para mais com clientes com acesso online, nem sei como não usa terminal e ainda pior: nem sei como usa ftp, devido à falta de segurança.

Ter os clientes acessíveis via SSH é sem dúvida a melhor coisa que você pode fazer, principalmente na parte em que não lhes dá trabalho (coisa que eles ficam mais contentes) e na parte que você não precisa de depender deles.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor exadra37 » Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:00

Para utilizar SSH no acesso ás contas de alojamento dos meus clientes é necessário que eles tenham esse serviço activo e configurado nas suas contas de alojamento, o que raramente acontece...

Como na maior parte utilizam contas de alojamento partilhado e das mais baratas, por vezes nem tem ou não sabem activar o SSH.

Podes-me antes chamar um programador Junior bem no inicio :desdentado:

Se por acaso disser algo que não esteja correcto, está sempre á vontade para me corrigir, pois eu ainda tenho um longo caminho pela frente até me puder considera um programador pro :yeah:
exadra37

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:06

Ser-se ou não programador na minha opinião vai pela experiência e aí eu próprio não me posso considerar pro também. Em todo o caso, há certos aspetos na Internet que se deve tentar ao máximo utilizar e o uso do SSH é primordial.

Com o uso do ssh tudo o resto fica simplesmente nomeadamente a situação de copiar ficheiros. É que para piorar a situação, copiar por FTP também não leva permissões, se não estou em erro. Portanto se você quer manter permissões só com acesso FTP, acho que não tem outra hipótese se não enviar um tar.gz e pedir para descompactar lá.

A outra solução obviamente é depois de copiar alterar as permissões dos ficheiros manualmente através do programa FTP. Isso é algo um pouco desumano em certos projetos. E por falar nisto, lembrei-me que se calhar poderá haver algum programa que enquanto faz a cópia ftp lista as permissões de cada ficheiro e depois aplica-as.

Não sei se há, mas era algo bastante simples a meu ver. Digo isto pois já mexi um pouco com módulos FTP (fiz uma simples aplicação para lidar com essas coisas) e seria bastante simples fazer, pelo menos através do Python. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor exadra37 » Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:15

Nos envios por ftp sem compressão, nunca detectei problemas com as permissões chmod e a receber só detectei agora, porque decidi começar a utilizar o meu servidor local para desenvolvimento em vez do servidor online .

Se for necessário alterar as permissões ou aplica-se pelo file manager do cpanel da conta de alojamento ou então pelo programa de ftp.
exadra37

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:19

Pois, talvez seja do meu programa ftp que não olha a permissões :D

Sobre o desenvolvimento, sim, sem dúvida que é melhor fazer os testes localmente. ;) É mais rápido e não há condicionantes de comunicação! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor exadra37 » Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:23

A minha opção pelo servidor local tem a ver com os limites impostos nos servidores online, alguns por questões de segurança outros por questões de performance ou apenas por razões comerciais...

Agora estou a fazer um upgrade de uma base de dados enorme, que pura e simplesmente no servidor online não dá porque o script corre durante cerca de 2 horas ;)
exadra37

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 2 de Dezembro 2012, 15:15

Se activar o SSH, pode aceder através de SFTP, que é mais seguro que o FTP normal! Eu já tive alguns problemas no Nautilus, quando usei SFTP, pois chegou a corromper ficheiros! Para contornar isso, tive de recorrer ao PCManFM (pois é, um aplicativo simples, mas foi o que me safou quando precisei de aceder remotamente a ficheiros sem ter de recorrer ao terminal).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas