Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:59 Pesquisa avançada

Libre Office

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Libre Office

Mensagempor Rhyu » Ter, 4 de Dezembro 2012, 13:53

Bom dia galera é o seguinte , gostaria de saber se tem algum modo de corrigir problemas de compatibilidade do libreoffice em relação aos arquivos do microsoft office, pois não queria ter que desinstalar o ubuntu só por causa do office.
Outra coisa que me deixa dúvidas é que se eu criar um arquivo no libreoffice eu consigo abrir depois no microsoft office?

Rhyu

Re: Libre Office

Mensagempor abdo » Ter, 4 de Dezembro 2012, 14:00

Rhyu escreveu:Outra coisa que me deixa dúvidas é que se eu criar um arquivo no libreoffice eu consigo abrir depois no microsoft office?

Veja bem se você criar um arquivo no LibreOffice e salva-lo com a extensão do LibreOffice (.odt) você não conseguirá abrir este arquivo na maioria dos MS Office, parece que a ultima versão do MS Office tem suporte porem as antigas seguramente não.

Mas você tem a opção de salvar o arquivo criado no LibreOffice com a extensão (.doc) que será aberta sem problemas pela concorrência.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Ron Alon » Ter, 4 de Dezembro 2012, 14:02

Depende muito do problema que você tem! Infelizmente.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Rhyu » Ter, 4 de Dezembro 2012, 14:03

Mas eu consigo abrir um arquivo que fiz no microsoft office no libreoffice normalmente ou ele fica totalmente desconfigurado.?

Como eu faço um curso em que faço muito o uso de planilhas não poderia correr o risco de incompatibilidade entre os offices para não perder todo um trabalho.

Rhyu

Mensagempor abdo » Ter, 4 de Dezembro 2012, 15:11

Rhyu escreveu:Mas eu consigo abrir um arquivo que fiz no microsoft office no libreoffice normalmente ou ele fica totalmente desconfigurado.?

Como eu faço um curso em que faço muito o uso de planilhas não poderia correr o risco de incompatibilidade entre os offices para não perder todo um trabalho.

Na maioria dos casos não deverá ter problemas, pelo menos com planilhas simples nunca tive problemas usando o Calc do LibreOffice ou mesmo o Gnumeric
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Dezembro 2012, 15:30

Infelizmente abrir um ficheiro doc ou docx no LibreOffice raramente fica exatamente igual, por vários motivos, um deles normalmente por causa da falta de fonts.

Mas independentemente disso, esse problema da desformatação ocorre exatamente dentro da familia MsOffice também! Ainda há duas semanas atrás eu estive a rever um documento de um amigo. No meu computador pareceu-me tudo normal (e acho que estava!!) mas depois de eu fazer as correções e voltar a enviar ele disse que o documento estava todo desformatado. Sabe o que era? Ele tinha o MS Office da Apple do ano anterior ou algo assim (não sei bem qual a versão mas era a anterior à minha, que é o Office 2010, mas para MacOS).

Portanto, se dentro da própria suite isto ocorre é normal que ocorra também com o LibreOffice. Soluções? Bom, se você está disposto a abdicar do LibreOffice para ir para o Ms Office, isso significa que você tem o MsOffice, correto? Então instale o MS Office no Ubuntu (instale através da solução 3!):
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rhyu » Ter, 4 de Dezembro 2012, 15:37

Na verdade meu foco seria usar o libreoffice mesmo , mas sempre e bom ter algumas opções para alguma eventualidade.

Rhyu

Mensagempor Ron Alon » Ter, 4 de Dezembro 2012, 16:55

Cláudio, tu usa o Office para o MacOS?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Dezembro 2012, 17:03

Nop, o meu colega é que usa! ;)

E ao ele abrir ficou com o documento desformatado. Ah e o meu Office é o 2010, portanto as versões eram bastante similares. É um pouco triste um produto caro ter estes problemas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 5 de Dezembro 2012, 16:09

Boas Rhyu, dá uma olhada neste artigo (em Espanhol) e vê se te ajuda:

http://blog.desdelinux.net/optimiza-libreoffice-para-que-tenga-mejor-compatibilidad-con-microsoft-office/

NÃO ESQUECER: Que quando criares um documento no MSOffice tens de o fazer no formato ODF!!

Assim já será compatível com o Libreoffice.

Quanto ao formato DOC, até ver (patentes!), existem problemas de compatibilidade, que não desaparecem.

Outra opção é instalares o MSOffice no Ubuntu através do WINE.

Se pesquisares aqui no Forúm, existe um artigo do Cláudio Novais que explica como fazê-lo.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Voltar para Questões gerais