A União Internacional de Telecomunicação (ITU em inglês) é um órgão que foi criado ainda no século XIX originalmente para controlar os telégrafos. Nos dias de hoje, a preocupação da agência é controlar redes de telecomunicações e sinais de rádio. E é nas mãos dessa agência que os representantes de alguns governos querem deixar as decisões sobre o que pode ou não ser feito na internet.
O grande problema dessa iniciativa é o modelo utilizado pela ITU para tomadas de decisões: ela é feita somente com os governantes dos países, a portas fechadas. Ao contrário do que sempre foi feito com relação ao desenvolvimento da grande rede, se o controle for entregue a agência, não haverá debate: todos serão simplesmente informados de uma decisão tomada.
Com países como Irã, China, Rússia e Estados Unidos, todos com passado recente de censuras a internet, vocês podem imaginar que tipo de decisões serão tomadas pela ITU e quais serão os beneficiados com as mesmas.
A reunião que decidirá se a internet continua livre ou se cairá nas mãos da censura acontece amanhã, 03/12/2012 em Dubai. A Internet Defense League, a mesma que liderou os protestos contra o SOPA/PIPA, está nessa luta também. Abaixo deixo o vídeo, com legenda em português, e alguns links. Será que a internet escapa de mais essa emboscada?
Artigo no The New York Times por um dos criadores da internet: http://www.nytimes.com/2012/05/25/opinion/keep-the-internet-open.html?_r=0
Fonte e pรกgina da campanha: http://www.internetcoup.org/en/