Ações da Apple sofrem maior queda diária dos últimos quatro anos
As ações da Apple no mercado de ações se desvalorizaram em mais de 6% ontem, marcando o pior dia da empresa em quatro anos. Por causa do desempenho ruim, o valor de mercado ficou abaixo dos US$ 500 bilhões. Na comparação anual, porém, as ações ainda mantém alta superior a 30%.
Entre as razões para as quedas, uma reportagem da Reuters cita a "competição crescente no mercado de aparelhos móveis", o que tem preocupado os investidores. Já o jornal Japan Today atribui a desvalorização ao desempenho decepcionante nas vendas de outubro, à falta de inovação e também à competição cada vez mais acirrada entre empresas de tecnologia.
As desvalorizações vem acontecendo desde que a Apple alcançou o maior valor de suas ações, pouco mais de US$ 705, em setembro.
No entanto, com a proximidade do lançamento do iPhone 5 e do iPad Mini na China - que é apenas o maior mercado consumidor do planeta -, um desempenho melhor nas vendas durante o fim de ano com certeza ajudará a valorização das ações. No Brasil, o telefone da Apple chega no dia 14 de dezembro, mas ainda não há previsão de chegada para o mini tablet.
Enquanto isso, há outras mudanças estratégicas na produção industrial sendo planejadas em Cupertino. Em entrevista à Bloomberg Businessweek, o CEO Tim Cook declarou que a Apple vai fabricar uma das linhas do Mac novamente nos Estados Unidos. Teremos que esperar para saber se isso afeta os preços destes computadores.