Bem-vindo: Sex, 1 de Novembro 2024, 2:14 Pesquisa avançada

Ubuntu para Windows 2003 Server

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Ubuntu para Windows 2003 Server

Mensagempor lungucho » Ter, 27 de Setembro 2011, 16:13

Caros parceiros do Ubuntued.
Estou tendo meus primeiros contatos com o Linux e já comecei com o Ubuntu 11.04.
Acontece que estou tendo algumas dificuldades com a configuração dele.
Em minha empresa utiliza o Windows 2003 Server como computador principal e mais 6 pc's com windows XP ou 7 conectados à ele. Quase todas as operações são realizadas através do servidor.
O problema é que o windows dá muito problema. Então resolvi instalar o Ubuntu na minha máquina para testar e futuramente trocar o sistema de todos os terminais.

Por isso venho pedir por aqui informações que vocês possam me enviar para aprimorar o sistema. Configurações no linux e no 2003 server. E tudo mais que eu precise saber para lidar com essa nova plataforma.
Vou relatar abaixo alguns problemas e dúvidas que encontrei durante minhas navegações:

1º - Referente ao programa de conexão "cliente do terminal server":
- O servidor tem ip automático. Cada hora que liga o endereço muda. E não consigo acessar ele pelo nome do host, como fazia no windows, tenho que colocar o endereço ip. Só que como ele fica mudando, eu nunca sei qual ele usa. E o comando ping, que no windows me dá o ip quando coloco o nome do host, no linux simplesmente não encontra o host pelo nome.
- Protocolo: RDP ou RDPv5? Qual a diferença?
- Aba Mostrar: Para que serve a opção alternativa de tela cheia -f ? Quando ativo ela, o cliente dá erro e não conecta.
- Aba Recursos Locais: Mapear seus discos remotamente. No windows dá pra escolher qual unidade do meu pc eu quero mapear. Já aqui ele mapeia automaticamente a unidade principal, e não consigo trocar arquivos entre os dois. Quando eu preciso copiar uma imagem (por exemplo) do servidor para o meu pc, ele dá erro de permissão ao colar na unidade mapeada.
- Aba Desempenho: O que significa cada opção?

2º - Referente à navegação conectado ao servidor:
- Não consigo utilizar todos os atalhos normalmente: alt+tab, windows+e (abrir o win explorer), alt+167 = º... e outras mais. Encontrei uma opção no linux em Preferências - Atalhos do teclado. Quando retirei o atalho "alt+tab" ele passou a funcionar no servidor, mas não funciona mais no linux. Pelo que percebi o que está marcado só funciona no linux e preciso desativá-lo para usar no servidor. Tem como contornar isso sem precisar "sacrificar" uma plataforma?

3º - Lentidão:
Utilizo muito o Photoshop CS2 para desenvolvimento gráfico. Notei que ele ficou muito lento. Ao arrastar uma imagem ela está com uma latência insuportável. A imagem vai devagar e passa do ponto, ao tentar consertar, ela volta de vagar e passa denovo. Tenho que ir devagarzinho com o mouse, pra ela vir me acompanhando e parar no lugar certo.
E o problema mais ****** que constatei com o photoshop. Ao usar a ferramente de seleção "rectangular marquee tool" (que é usado para selecionar uma área específica da imagem para deletar ou mover fundos - e isso é muuuito usado). Puff! O sistema pára. Ele vai super hiper devagar, um pulinho a cada 15 segundos. Nisso o mouse, teclado, tudo pára. Não consigo nem sair da conexão com o "ctrl+alt+enter". Tenho que apertar o ESC e esperar mais de um minuto até ele ler o comando e cancelar a seleção. Aí então volta ao normal (a menos que use a ferramente novamente). Da última vez ele parou por tanto tempo que tive que logar meu usuário em outro terminal (com windows). Lá tudo funcionou normalmente, eu cancelei a seleção e voltei pro meu pc.

Galera... isso é o que mais está pegando no momento. Mas se vocês puderem postar todo tipo de ajuda. O que vocês acharem importante que eu saiba para futuros problemas, agradeceria muito mesmo se postarem.

Valew por tudo.
Uma ótima tarde e fiquem com Deus.
Lucas Muniz
:obrigado: :ubuntued:

lungucho

Re: Ubuntu para Windows 2003 Server

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 27 de Setembro 2011, 18:10

lungucho » 27 Set 2011 12:13 escreveu:Caros parceiros do Ubuntued.
Estou tendo meus primeiros contatos com o Linux e já comecei com o Ubuntu 11.04.
Acontece que estou tendo algumas dificuldades com a configuração dele.
Em minha empresa utiliza o Windows 2003 Server como computador principal e mais 6 pc's com windows XP ou 7 conectados à ele. Quase todas as operações são realizadas através do servidor.
O problema é que o windows dá muito problema. Então resolvi instalar o Ubuntu na minha máquina para testar e futuramente trocar o sistema de todos os terminais.

Por isso venho pedir por aqui informações que vocês possam me enviar para aprimorar o sistema. Configurações no linux e no 2003 server. E tudo mais que eu precise saber para lidar com essa nova plataforma.
Vou relatar abaixo alguns problemas e dúvidas que encontrei durante minhas navegações:

1º - Referente ao programa de conexão "cliente do terminal server":
- O servidor tem ip automático. Cada hora que liga o endereço muda. E não consigo acessar ele pelo nome do host, como fazia no windows, tenho que colocar o endereço ip. Só que como ele fica mudando, eu nunca sei qual ele usa. E o comando ping, que no windows me dá o ip quando coloco o nome do host, no linux simplesmente não encontra o host pelo nome.
- Protocolo: RDP ou RDPv5? Qual a diferença?
- Aba Mostrar: Para que serve a opção alternativa de tela cheia -f ? Quando ativo ela, o cliente dá erro e não conecta.
- Aba Recursos Locais: Mapear seus discos remotamente. No windows dá pra escolher qual unidade do meu pc eu quero mapear. Já aqui ele mapeia automaticamente a unidade principal, e não consigo trocar arquivos entre os dois. Quando eu preciso copiar uma imagem (por exemplo) do servidor para o meu pc, ele dá erro de permissão ao colar na unidade mapeada.
- Aba Desempenho: O que significa cada opção?

2º - Referente à navegação conectado ao servidor:
- Não consigo utilizar todos os atalhos normalmente: alt+tab, windows+e (abrir o win explorer), alt+167 = º... e outras mais. Encontrei uma opção no linux em Preferências - Atalhos do teclado. Quando retirei o atalho "alt+tab" ele passou a funcionar no servidor, mas não funciona mais no linux. Pelo que percebi o que está marcado só funciona no linux e preciso desativá-lo para usar no servidor. Tem como contornar isso sem precisar "sacrificar" uma plataforma?

3º - Lentidão:
Utilizo muito o Photoshop CS2 para desenvolvimento gráfico. Notei que ele ficou muito lento. Ao arrastar uma imagem ela está com uma latência insuportável. A imagem vai devagar e passa do ponto, ao tentar consertar, ela volta de vagar e passa denovo. Tenho que ir devagarzinho com o mouse, pra ela vir me acompanhando e parar no lugar certo.
E o problema mais foooda que constatei com o photoshop. Ao usar a ferramente de seleção "rectangular marquee tool" (que é usado para selecionar uma área específica da imagem para deletar ou mover fundos - e isso é muuuito usado). Puff! O sistema pára. Ele vai super hiper devagar, um pulinho a cada 15 segundos. Nisso o mouse, teclado, tudo pára. Não consigo nem sair da conexão com o "ctrl+alt+enter". Tenho que apertar o ESC e esperar mais de um minuto até ele ler o comando e cancelar a seleção. Aí então volta ao normal (a menos que use a ferramente novamente). Da última vez ele parou por tanto tempo que tive que logar meu usuário em outro terminal (com windows). Lá tudo funcionou normalmente, eu cancelei a seleção e voltei pro meu pc.

Galera... isso é o que mais está pegando no momento. Mas se vocês puderem postar todo tipo de ajuda. O que vocês acharem importante que eu saiba para futuros problemas, agradeceria muito mesmo se postarem.

Valew por tudo.
Uma ótima tarde e fiquem com Deus.
Lucas Muniz
:obrigado: :ubuntued:

Boa tarde lungucho, desejo que esteja bem!

Primeiro recomendo a leitura deste tópico aqui, ele é muito importante pra você :arrow: De mudança para o GNU/Linux

Se você quer dicas para o Ubuntu server, eis aqui o link :arrow: Redes Linux: Dicas e guias para Ubuntu Server, se quer aprender mais sobre o Ubuntu 11.04 tem :arrow: Novo no Ubuntu 11.04? Usufrua do potencial do Unity! e Vídeo bem detalhado sobre o Unity! ENJOY!

Agora vai um conselho, se é pra por em maquinas de produção, eu lhe sugiro o Ubuntu 10.04 Lucid Linx LTS Ubuntu 10.04.3 Lucid Linx (Guia do Iniciante Ubuntu 10.04) pois ele tem suporte até Abril de 2013!

Para mais informações sobre GNU/Linux Ubuntu, acesse :arrow: Iniciantes e Dicas e Truques

Espero ter podido lhe ajudar e seja muito bem vindo a comunidade Open Source! :OK:

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor lungucho » Ter, 27 de Setembro 2011, 19:50

Luciano. Estou bem sim e espero que esteja também.
Quanta leitura você me passou. Muito obrigado mesmo. Vou lendo e postando se aparecer alguma dúvida.

Mas eu não entendi o que vc quis dizer com
Agora vai um conselho, se é pra por em maquinas de produção, eu lhe sugiro o Ubuntu 10.04 Lucid Linx LTS Ubuntu 10.04.3 Lucid Linx (Guia do Iniciante Ubuntu 10.04) pois ele tem suporte até Abril de 2013!

Pode me explicar melhor?

Novamente, muito obrigado.
Tudo que me passou será muito útil para minha empresa.
Uma boa tarde
Fique com Deus.

lungucho

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 27 de Setembro 2011, 20:41

lungucho » 27 Set 2011 15:50 escreveu:Luciano. Estou bem sim e espero que esteja também.
Quanta leitura você me passou. Muito obrigado mesmo. Vou lendo e postando se aparecer alguma dúvida.

Mas eu não entendi o que vc quis dizer com

Pode me explicar melhor?

Novamente, muito obrigado.
Tudo que me passou será muito útil para minha empresa.
Uma boa tarde
Fique com Deus.

Estamos ai na luta! ;)

Seguinte, versonamentos criados pela Canonical de cunho LTS (Long Term Support), tem 3 anos de suporte gratuitos fornecidos pelo fabricante para versão Desktop e 5 anos de suporte também gratuitos para a versão Server do Sitema Operacional. Em resumo, Ubuntu 10.04 Desktop Edition tem 3 anos de suporte e Ubuntu 10.04 Server tem 5 anos de suporte! O Ubuntu Desktop Edition LTS será suportado até Abril de 2013 em quanto que o Ubuntu Server será suportado até Abril de 2015, observe o gráfico :arrow: Suportado até

Outra vantagem de uma versão LTS é sua estabilidade, ele é muito menos bugado que as versões de menor tempo de suporte, como o Ubuntu 11.04 ou o próximo 11.10, por exemplo, e nele não sai tantas atualizações como nos outros pois é bem mais maduro e com menos problemas que os de tecnologias mais recentes! Bem mais tranquilo pra uma área de produção, que é o seu caso pelo que vi! Eu mesmo uso o Ubuntu Lucid Linx 64-Bits em sua versão 10.04.3 e não tenho do que reclamar não, projeto muito robusto e de funcionamento muito satisfatório! Pra uso particular (casa por exemplo...) sugiro o próximo Ubuntu, o 11.10, mas pra server e maquinas de produção em geral, recomendo fortemente o Ubuntu Lucid Linx! :OK:

Espero que tenha me feito claro, e ter podido lhe ajudar.

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Cerda » Qua, 28 de Setembro 2011, 1:38

3º - Lentidão:
E o problema mais ******* que constatei com o photoshop. Ao usar a ferramente de seleção "rectangular marquee tool" (que é usado para selecionar uma área específica da imagem para deletar ou mover fundos - e isso é muuuito usado). Puff! O sistema pára. Ele vai super hiper devagar, um pulinho a cada 15 segundos. Nisso o mouse, teclado, tudo pára. Não consigo nem sair da conexão com o "ctrl+alt+enter". Tenho que apertar o ESC e esperar mais de um minuto até ele ler o comando e cancelar a seleção. Aí então volta ao normal (a menos que use a ferramente novamente). Da última vez ele parou por tanto tempo que tive que logar meu usuário em outro terminal (com windows). Lá tudo funcionou normalmente, eu cancelei a seleção e voltei pro meu pc.

Se eu entendi corretamente você está utilizando o Photoshop no ubuntu ?? Através do wine ou de uma virtualização ??? Minha recomendação é que se sua máquina de produção necessita de software proprietário não disponível para o linux você deveria evitar o wine. Se sua máquina é "parruda" o suficiente para rodar em uma máquina virtual é a única solução que eu recomendo.
Outra opção é encontrar um programa com suporte com funcionalidades semelhantes (como o GIMP neste caso) mas muitas vezes isso acaba gerando mais dor de cabeça para o usuário do que facilidades.

Cerda

Mensagempor lungucho » Qui, 29 de Setembro 2011, 1:02

Luciano.. entendi sim. Muito obrigado mesmo pelas dicas e pela indicação. Que bom que estou testando no meu pc ainda, ficaria irado se tivesse que trocar os OS de todos os pc's daqui.. hehe

E Cerda, Valew vc também pela preocupação em me ajudar.
Suas dicas serão muito úteis futuramente quando precisar trabalhar em casa.
Aqui na empresa temos um servidor principal com o Windows 2003 server. E 6 terminais com Win XP e 7 instalados.
A maioria das operação são realizadas no servidor através do Terminal de cliente remoto. No meu caso, com as produções em Photoshop e InDesign, eu uso totalmente logado no servidor. Tanto que nem mesmo antes do linux eu tinha instalado esses programas no meu pc.
O que questionei acima, é que quando acesso o servidor pelo meu pc com ubuntu 11.04, o photoshop apresenta lags. Hoje mesmo eu ralei bastante com isso e tive que trabalhar num outro pc que estava vago, com windows 7. Nele funciona tudo normal. Por isso que eu estava perguntando se havia alguma configuração que eu pudesse executar para "destravar" a conversação entre o servidor e meu pc.
Ontem de manhã estava insuportável trabalhar no photoshop. Então, de curioso, mudei o protocolo para RDPv5. Não sei porque ele melhorou uns 80%. Apresentando apenas um levíssimo atraso ao arrastar imagens. Mas hoje nem isso funcionou.
Estou considerando também problemas no hardware. Vou levar amanhã num técnico amigo meu para dar uma checada nas memórias e no CPU.

Ainda estou perdido nesse sistema novo pra mim. Mas logo logo vou entender tudo o que vcs dizem aqui. hehe
Valew galera, por toda a força aí
Grande abrço e fiquem com Deus.
Boa noite :yeah:

lungucho

Mensagempor Cerda » Qui, 29 de Setembro 2011, 14:29

Como você tem uma utilização bem específica aí na sua empresa (utilizar esses dois softwares por meio de um servidor) já foge bastante dos meus (pequenos) conhecimentos no ubuntu. Recomendo então duas coisas. Assim com o Luciano falou, experimentar o desempenho numa versão LTS do ubuntu, que como já explicado, é uma versão mais estável do ubuntu, que tem suporte por mais tempo e é mais robusta.

O ubuntu 11.04 foi o primeiro a trazer várias mudanças na interface gráfica do sistema e por isso ainda pode sofrer de pouco tempo de maturação. O 11.10 que está por vir já corrige vários problemas encontrados mas, de fato, teremos um sistema mais confiável (leia-se mais recomendável para máquinas de produção) apenas na 12.04 (provavelmente Abril de 2012).

Outra coisa que recomendo é acessar os fóruns oficiais do ubuntu (http://ubuntuforums.org/) e postar seu problema, a chance de te ajudarem lá é ainda maior.
Editado pela última vez por Cerda em Sex, 30 de Setembro 2011, 14:59, em um total de 1 vez.

Cerda

Mensagempor Luciano Fernandes » Qui, 29 de Setembro 2011, 17:37

Cerda » 29 Set 2011 10:29 escreveu:Como você tem uma utilização bem específica aí na sua empresa (utilizar esses dois softwares por meio de um servidor) já foge bastante dos meus (pequenos) conhecimentos no ubuntu. Recomendo então duas coisas. Assim com o Luciano falou, experimentar o desempenho numa versão LTS do ubuntu, que como já explicado, é uma versão mais estável do ubuntu, que tem suporte por mais tempo e é mais robusta.

O ubuntu 11.04 foi o primeiro a trazer várias mudanças na interface gráfica do sistema e por isso ainda pode sofrer de pouco tempo de maturação. O 11.10 que está por vir já corrige vários problemas encontrados mas, de fato, teremos um sistema mais confiável (leia-se mais recomendável para máquinas de produção) apenas na 12.04 (Março de 2012).

Outra coisa que recomendo é acessar os fóruns oficiais do ubuntu (http://ubuntuforums.org/) e postar seu problema, a chance de te ajudarem lá é ainda maior.

Boa tarde Cerda, desejo que esteja bem!

''(Março de 2012)" o.0

Poderia dizer-me de onde obteve esta informação...?!

Luciano Fernandes
Nuntius Express

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Setembro 2011, 22:37

Pessoal, gostaria de avisar e pedir para terem cuidado com algumas palavras (calão) que por vezes podem escapar!
Caso essas palavras apareçam, se fizerem quotes disso, tenham também cuidado.

Refiro-me ao primeiro post deste tópico, que depois foi expressado num quote do Cerda.

Abraços
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Cerda » Sex, 30 de Setembro 2011, 15:00

Luciano Fx2 » Qui Set 29, 2011 2:37 pm escreveu:Boa tarde Cerda, desejo que esteja bem!

''(Março de 2012)" o.0

Poderia dizer-me de onde obteve esta informação...?!

Corrigido para "provavelmente Abril de 2012" !!!

Cerda

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas