Bem-vindo: Sex, 1 de Novembro 2024, 2:13 Pesquisa avançada
lungucho » 27 Set 2011 12:13 escreveu:Caros parceiros do Ubuntued.
Estou tendo meus primeiros contatos com o Linux e já comecei com o Ubuntu 11.04.
Acontece que estou tendo algumas dificuldades com a configuração dele.
Em minha empresa utiliza o Windows 2003 Server como computador principal e mais 6 pc's com windows XP ou 7 conectados à ele. Quase todas as operações são realizadas através do servidor.
O problema é que o windows dá muito problema. Então resolvi instalar o Ubuntu na minha máquina para testar e futuramente trocar o sistema de todos os terminais.
Por isso venho pedir por aqui informações que vocês possam me enviar para aprimorar o sistema. Configurações no linux e no 2003 server. E tudo mais que eu precise saber para lidar com essa nova plataforma.
Vou relatar abaixo alguns problemas e dúvidas que encontrei durante minhas navegações:
1º - Referente ao programa de conexão "cliente do terminal server":
- O servidor tem ip automático. Cada hora que liga o endereço muda. E não consigo acessar ele pelo nome do host, como fazia no windows, tenho que colocar o endereço ip. Só que como ele fica mudando, eu nunca sei qual ele usa. E o comando ping, que no windows me dá o ip quando coloco o nome do host, no linux simplesmente não encontra o host pelo nome.
- Protocolo: RDP ou RDPv5? Qual a diferença?
- Aba Mostrar: Para que serve a opção alternativa de tela cheia -f ? Quando ativo ela, o cliente dá erro e não conecta.
- Aba Recursos Locais: Mapear seus discos remotamente. No windows dá pra escolher qual unidade do meu pc eu quero mapear. Já aqui ele mapeia automaticamente a unidade principal, e não consigo trocar arquivos entre os dois. Quando eu preciso copiar uma imagem (por exemplo) do servidor para o meu pc, ele dá erro de permissão ao colar na unidade mapeada.
- Aba Desempenho: O que significa cada opção?
2º - Referente à navegação conectado ao servidor:
- Não consigo utilizar todos os atalhos normalmente: alt+tab, windows+e (abrir o win explorer), alt+167 = º... e outras mais. Encontrei uma opção no linux em Preferências - Atalhos do teclado. Quando retirei o atalho "alt+tab" ele passou a funcionar no servidor, mas não funciona mais no linux. Pelo que percebi o que está marcado só funciona no linux e preciso desativá-lo para usar no servidor. Tem como contornar isso sem precisar "sacrificar" uma plataforma?
3º - Lentidão:
Utilizo muito o Photoshop CS2 para desenvolvimento gráfico. Notei que ele ficou muito lento. Ao arrastar uma imagem ela está com uma latência insuportável. A imagem vai devagar e passa do ponto, ao tentar consertar, ela volta de vagar e passa denovo. Tenho que ir devagarzinho com o mouse, pra ela vir me acompanhando e parar no lugar certo.
E o problema mais foooda que constatei com o photoshop. Ao usar a ferramente de seleção "rectangular marquee tool" (que é usado para selecionar uma área específica da imagem para deletar ou mover fundos - e isso é muuuito usado). Puff! O sistema pára. Ele vai super hiper devagar, um pulinho a cada 15 segundos. Nisso o mouse, teclado, tudo pára. Não consigo nem sair da conexão com o "ctrl+alt+enter". Tenho que apertar o ESC e esperar mais de um minuto até ele ler o comando e cancelar a seleção. Aí então volta ao normal (a menos que use a ferramente novamente). Da última vez ele parou por tanto tempo que tive que logar meu usuário em outro terminal (com windows). Lá tudo funcionou normalmente, eu cancelei a seleção e voltei pro meu pc.
Galera... isso é o que mais está pegando no momento. Mas se vocês puderem postar todo tipo de ajuda. O que vocês acharem importante que eu saiba para futuros problemas, agradeceria muito mesmo se postarem.
Valew por tudo.
Uma ótima tarde e fiquem com Deus.
Lucas Muniz
Agora vai um conselho, se é pra por em maquinas de produção, eu lhe sugiro o Ubuntu 10.04 Lucid Linx LTS Ubuntu 10.04.3 Lucid Linx (Guia do Iniciante Ubuntu 10.04) pois ele tem suporte até Abril de 2013!
lungucho » 27 Set 2011 15:50 escreveu:Luciano. Estou bem sim e espero que esteja também.
Quanta leitura você me passou. Muito obrigado mesmo. Vou lendo e postando se aparecer alguma dúvida.
Mas eu não entendi o que vc quis dizer comAgora vai um conselho, se é pra por em maquinas de produção, eu lhe sugiro o Ubuntu 10.04 Lucid Linx LTS Ubuntu 10.04.3 Lucid Linx (Guia do Iniciante Ubuntu 10.04) pois ele tem suporte até Abril de 2013!
Pode me explicar melhor?
Novamente, muito obrigado.
Tudo que me passou será muito útil para minha empresa.
Uma boa tarde
Fique com Deus.
3º - Lentidão:
Utilizo muito o Photoshop CS2 para desenvolvimento gráfico. Notei que ele ficou muito lento. Ao arrastar uma imagem ela está com uma latência insuportável. A imagem vai devagar e passa do ponto, ao tentar consertar, ela volta de vagar e passa denovo. Tenho que ir devagarzinho com o mouse, pra ela vir me acompanhando e parar no lugar certo.
E o problema mais ******* que constatei com o photoshop. Ao usar a ferramente de seleção "rectangular marquee tool" (que é usado para selecionar uma área específica da imagem para deletar ou mover fundos - e isso é muuuito usado). Puff! O sistema pára. Ele vai super hiper devagar, um pulinho a cada 15 segundos. Nisso o mouse, teclado, tudo pára. Não consigo nem sair da conexão com o "ctrl+alt+enter". Tenho que apertar o ESC e esperar mais de um minuto até ele ler o comando e cancelar a seleção. Aí então volta ao normal (a menos que use a ferramente novamente). Da última vez ele parou por tanto tempo que tive que logar meu usuário em outro terminal (com windows). Lá tudo funcionou normalmente, eu cancelei a seleção e voltei pro meu pc.
Cerda » 29 Set 2011 10:29 escreveu:Como você tem uma utilização bem específica aí na sua empresa (utilizar esses dois softwares por meio de um servidor) já foge bastante dos meus (pequenos) conhecimentos no ubuntu. Recomendo então duas coisas. Assim com o Luciano falou, experimentar o desempenho numa versão LTS do ubuntu, que como já explicado, é uma versão mais estável do ubuntu, que tem suporte por mais tempo e é mais robusta.
O ubuntu 11.04 foi o primeiro a trazer várias mudanças na interface gráfica do sistema e por isso ainda pode sofrer de pouco tempo de maturação. O 11.10 que está por vir já corrige vários problemas encontrados mas, de fato, teremos um sistema mais confiável (leia-se mais recomendável para máquinas de produção) apenas na 12.04 (Março de 2012).
Outra coisa que recomendo é acessar os fóruns oficiais do ubuntu (http://ubuntuforums.org/) e postar seu problema, a chance de te ajudarem lá é ainda maior.
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
Luciano Fx2 » Qui Set 29, 2011 2:37 pm escreveu:Boa tarde Cerda, desejo que esteja bem!
''(Março de 2012)"
Poderia dizer-me de onde obteve esta informação...?!Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes