Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 19:28 Pesquisa avançada

Creative Commons completa 10 anos

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Creative Commons completa 10 anos

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 9 de Dezembro 2012, 0:10

Os criadores do Creative Commons estão em festa pelo aniversário de 10 anos da suite de licensas de código aberto. Como parte das festividades, grupos locais de todo o mundo estão programando eventos que começam hoje e vão até 16 de dezembro. A organização responsável pelo Creative Commons foi fundada em 2001 e produziu e publicou o primeiro conjunto de licenças em dezembro do ano seguinte. A organização foi fundada, entre outros, pelo professor da escola de direito e ativista político Lawrence Lessig, com o objetivo de oferecer a criadores e consumidores de conteúdo mais liberdades do que normalmente são oferecidas sob licenças de direitos autorais tradicionais.

A organização Creative Commons oferece um conjunto de licenças alocadas para diferentes jurisdições e cada uma impõe diferentes níveis de exigências que concedem várias liberdades aos beneficiários de obras. Estes requisitos variam de licenças que exigem atribuição apenas ao criador da obra, a licenças que não permitem o uso comercial do conteúdo. O Creative Commons também introduziu a licença CC Zero, que visa oferecer aos criadores a capacidade de colocar efetivamente seus trabalhos para o domínio público, uma tarefa que é um pouco complicada em diversas jurisdições.

As celebrações do aniversário das licenças já começaram e o site da Creative Commons inclui uma lista de todos os eventos. A comunidade Creative Commons no Reino Unido se reunirá em Londres no próximo dia 12 de dezembro. Os organizadores dão boas vindas a todos os participantes, mas pedem que se registrem antes no Eventbrite. Os palestrantes do evento londrino incluem o chefe de propriedade intelectual da Biblioteca Britânica, Benjamin White, e Spencer Hyman, fundador da loja digital de artigos de arte ArtFinder.

Fonte: h-online [em inglês]. 

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Creative Commons completa 10 anos

Mensagempor miles_maverick » Dom, 9 de Dezembro 2012, 12:58

Eu sempre uso essa licença para minhas criações... Fica assim: "Alguns direitos reservados", porque não permito o uso comercial.
miles_maverick

Re: Creative Commons completa 10 anos

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 9 de Dezembro 2012, 15:32

Permitir, permite! Só que é com o seu consentimento. Por acaso acho que é uma das licença mais inteligentes a meu ver. Claro que depende de qual versão. Mas versão comum em que deixa fazer tudo exceto ganhar dinheiro sem consentimento e exige que se dê valor ao autor, acho-a muito boa!

Acho que qualquer autor de seja do que for merece ser reconhecido. Este é o problema das licenças GPL que muita gente não gosta delas, uma vez que o seu esforço é pela comunidade e não recebe nada em troca. Claro que isto é bom. Mas que custa ter num fork, por exemplo, o nome do autor original?!

Eu acho que devíamos incluir sempre todos os autores dos programas mesmo em situações de Forks de Forks. Eles merecem ser reconhecidos!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais