Os criadores do Creative Commons estão em festa pelo aniversário de 10 anos da suite de licensas de código aberto. Como parte das festividades, grupos locais de todo o mundo estão programando eventos que começam hoje e vão até 16 de dezembro. A organização responsável pelo Creative Commons foi fundada em 2001 e produziu e publicou o primeiro conjunto de licenças em dezembro do ano seguinte. A organização foi fundada, entre outros, pelo professor da escola de direito e ativista político Lawrence Lessig, com o objetivo de oferecer a criadores e consumidores de conteúdo mais liberdades do que normalmente são oferecidas sob licenças de direitos autorais tradicionais.
A organização Creative Commons oferece um conjunto de licenças alocadas para diferentes jurisdições e cada uma impõe diferentes níveis de exigências que concedem várias liberdades aos beneficiários de obras. Estes requisitos variam de licenças que exigem atribuição apenas ao criador da obra, a licenças que não permitem o uso comercial do conteúdo. O Creative Commons também introduziu a licença CC Zero, que visa oferecer aos criadores a capacidade de colocar efetivamente seus trabalhos para o domínio público, uma tarefa que é um pouco complicada em diversas jurisdições.
As celebrações do aniversário das licenças já começaram e o site da Creative Commons inclui uma lista de todos os eventos. A comunidade Creative Commons no Reino Unido se reunirá em Londres no próximo dia 12 de dezembro. Os organizadores dão boas vindas a todos os participantes, mas pedem que se registrem antes no Eventbrite. Os palestrantes do evento londrino incluem o chefe de propriedade intelectual da Biblioteca Britânica, Benjamin White, e Spencer Hyman, fundador da loja digital de artigos de arte ArtFinder.
Fonte: h-online [em inglês].