Claudio Novais (09-12-2012, 22:17) escreveu:Mas no ponto 2, se se for uma simples licença CC ela exige que seja apresentada a fonte original. Se alguém duvidar de alguma tradução, apenas precisa de visitar o original e tirar as suas conclusões.
É certo que traduções podem ser mal feitas e originar mal entendidos. Mas também artigos de opinião como este deste tópico poderão realizar tal influência negativa.
Quanto ao ponto 1, sem dúvida que você tem razão!
Concordo com você, mas o Stallman diferentemente dos "técnicos" Linus Tovards e Jon Maddog, atua de forma politica. Nesse caso, é realmente seguro assumir que o usuário procurará saber se a tradução está certa?
Vamos pensar em quantos fórums em quantos paises estão veiculando esta mesma noticia agora e dentre estes, podem publicar com parcialidade, afetando o sentido interpretado por usuários cada vez mais dependentes de conteudo online e com pouco embasamento.
Outra questão sobre o Stallman é que "poder absoluto absolutamente corrompe", ele tem se tornado cada vez mais radical e arrogante com o passar dos anos. Mesmo assim continuo apoiando grande parte de seus conceitos.
Já outros assuntos, como o uso de Driver escritos sobre licenças proprietárias no Linux, a qual ele abomina, eu apoio, principalmente se estivermos falando das grandes Google, Intel, AMD e NVidia. Se o Linux tornar-se mais popular através da disponibilidade para Drivers e Softwares como os destas empresas, só tente a favorecer.