Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 10:32 Pesquisa avançada

Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboard

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Sex, 7 de Dezembro 2012, 1:49

De qualquer forma acho que o meu problema maior passa pelo sistema aceitar a minha placa gráfica. O flash eu já o tive quando tive a versão Mint 13 a funcionar em experiência antes de instalar (após instalado não funcionava novamente).

Nugas

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 7 de Dezembro 2012, 1:54

Nugas, coloca aqui o resultado destes comandos:

/usr/lib/nux/unity_support_test -p

lspci -nnk | grep -iA2 vga

sudo lshw -C display

Aguardo.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Nugas » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 4:35

Resultado do 1º comando:
Código: Selecionar todos
OpenGL vendor string:   NVIDIA Corporation
OpenGL renderer string: GeForce FX 5900/AGP/SSE/3DNOW!
OpenGL version string:  2.1.2 NVIDIA 173.14.35

Not software rendered:    yes
Not blacklisted:          no
GLX fbconfig:             yes
GLX texture from pixmap:  yes
GL npot or rect textures: yes
GL vertex program:        yes
GL fragment program:      yes
GL vertex buffer object:  yes
GL framebuffer object:    yes
GL version is 1.4+:       yes

Unity 3D supported:       no

Resultado so 2º comando:
02:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation NV35 [GeForce FX 5900] [10de:0331] (rev a1)
   Subsystem: Micro-Star International Co., Ltd. Device [1462:9370]
   Kernel driver in use: nvidia

Resultado do 3º comando:
 *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: NV35 [GeForce FX 5900]
       fabricante: NVIDIA Corporation
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       versão: a1
       largura: 32 bits
       clock: 66MHz
       capabilities: pm agp agp-3.0 vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=nvidia latency=248 maxlatency=1 mingnt=5
       recursos: irq:19 memória:e0000000-e0ffffff memória:d8000000-dfffffff memória:e1000000-e101ffff

Nugas

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 12:33

Boas Nugas, como podes ver tens a seguinte linha nos resultados apresentados:
 Unity 3D supported:       no

Isto significa que a tua placa, com os drives que tens instalados, não suporta o ambiebte Unity 3D do UBuntu.

Mas parece já haver uma solução:

Vê este artigo (en Inglês):

http://askubuntu.com/questions/153915/how-to-install-drivers-for-nvidia-geforce-fx-5200-on-precise

Caso tenhas alguma dificuldade, ele diz que instalando de forma simples um drive (update) que resolveu o problema.

O link para o drive é este:

https://launchpad.net/ubuntu/+source/nvidia-graphics-drivers-173-updates/173.14.35-0ubuntu1/+build/3597638/+files/nvidia-173-updates_173.14.35-0ubuntu1_i386.deb

Instala este drive, reinicia o PC e volta a correr os comandos anteriores a ver se já aparece:

Unity 3D supported: "yes"

Senão aparecer, ainda existe outra tentativa a fazer, mas só se esta não resultar.

Aguardo.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Nugas » Dom, 9 de Dezembro 2012, 4:09

Após ter instalado a actualização através do link que me deste e que também está no outro forum e ter reiniciado não alterou o resultado.
Como sou novo nisto quando clico no link que me deste e abro com o navegador ele após fazer o download entre no Centro de software Ubuntu para instalar certo? pelo menos foi o que me aconteceu.
Como não deu resultado será por eu ter seleccionado o driver do meio (o que está na imagem)?
será que tenho de ter outro driver activo? Eu de qualquer forma tentei depois activar os outros dois e nada mudou.
Procurei também no centro de software Ubuntu e encontrei outro como mostra a imagem. Será que posso também instalar que não vai causar problemas ao sistema? Neste momento como podes ver pela imagem já se encontram dois instalados.
Numa situação normal tentaria logo instalar para ver se resultava mas como podia depois interferir com os outros prefiro esperar e perguntar 1º.
A 1º imagem é referente ao resultado da pesquisa no centro de software Ubuntu, a 2º imagem é referente aos 3 drivers disponíveis que tenho e que posso activar(o ultimo não vale a pena activar pois fico logo com uma resolução enorme por isso é o pior).

Imagem

Imagem

Nugas

Mensagempor Nugas » Dom, 9 de Dezembro 2012, 4:15

Já me tinha esquecido, consigo arranjar uma gforce 4 64mb acham que pode ser derivado à gráfica que tenho tido estes problemas e se trocar por este modelo vou ter mais sorte?
Ou para já mantemos esta?

Nugas

Mensagempor Nugas » Seg, 10 de Dezembro 2012, 18:35

Boas pessoal. Apesar de ainda estar à espera que me ajudem sobre o tema que está nas mensagens atrás estive a ler o tópico Tutorial-Parte 1 Instalação o que acho muito interessando e vou seguir quase todos aqueles passos.
Ao iniciar o comando sudo add-apt-repository ppa:apt-fast/stable -y && sudo apt-get update deu-me um erro e antes de seguir para os futuros comandos temos que resolver 1º esta situação, o resultado foi este no final do comando:

A ler as listas de pacotes... Pronto
W: Erro GPG: http://ppa.launchpad.net precise Release: As seguintes assinaturas não puderam ser verificadas porque a chave pública não está disponível: NO_PUBKEY 1EE2FF37CA8DA16B

Como faço para ter esta chave?

Já não é a 1º vez que me faltam chaves publicas que corro alguns comandos, estes erros podem ser da minha máquina ou são coisas que podem acontecer habitualmente?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Dezembro 2012, 19:10

É muito estranho as chaves não estarem a ser adicionadas! Elas desde há muito tempo que são sempre adicionadas automaticamente! Isso só acontecia há vários anos atrás nas primeiras versões do ubuntu, agora isso nunca acontece. Só existe um caso em que pode acontecer: você executar o comando sem acesso À Internet.

De resto não conheço mais nenhuma situação que possa originar a não adição da chave. É mesmo estranho não ter adicionado automaticamente. Em todo o caso, adicionar a chave ~manualmente é fácil. Execute estes dois comandos:

sudo gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv 1EE2FF37CA8DA16B

sudo gpg --export --armor 1EE2FF37CA8DA16B | sudo apt-key add -

----

Sobre a placa de vídeo, se tem acesso a outra experimente! É que sinceramente eu não estou a ver mais soluções. Mas deixe ver o que o Miguel diz também, talvez ele conheça alguma solução obscura :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Seg, 10 de Dezembro 2012, 20:40

Se trocar de gráfica o sistema vai logo reconhecer ou perco tudo o que fiz até agora? Tipo ter de instalar novamente os drivers.

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Dezembro 2012, 1:38

Em princípio deve só ter que iniciar o Ubuntu e abrir a aplicação "Drivers adicionais" para ver se precisa de instalar algo ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu