Segundo a AFP, o médico veterinário Mark Vette passou os últimos dois meses a treinar três cães rafeiros que se encontram num refúgio em Auckland, conduzir um Mini modificado, para provar que estes animais são capazes de executar tarefas complexas quando ensinados.
Porter, Monty e Ginny sentam-se no lugar do motorista, colocam um cinto de segurança apropriado e utilizam uns pedais especiais para acelerar ou travar conforme as indicações de Mark Vette. O volante foi também adaptado e para o veículo começar a andar, basta pressionar um botão.
" Estão cerca de 10 diferentes movimentos associados à condução deste veículo. Cada vez que o cão aprende um movimento novo, temos que o interligar com todos os anteriores" , explicou o médico veterinário.
Os três animais têm, um passado difícil. Gina foi negligenciada, Monty deixado no abrigo porque " era um peso" e Porter era um cão vadio muito nervoso. " Eles conseguiram coisas maravilhosas em apenas oito semanas de treino, o que prova que com o ambiente apropriado, há todo um potencial a ser desenvolvido" , acrescentou Christine Kalin, responsável pelo abrigo animal.
Vejam os cães a conduzirem um carro real: