De acordo com a companhia, a praga se disfarça num instalador de um programa chamado VKMusic4, que permite que usuários ouçam músicas de uma rede social. Este é um programa que existe de verdade e a versão " contaminada" pode ser encontrada em sites de download pouco confiáveis. Já a original, encontrada em seu site, é livre de vírus.
Para fazer seu trabalho, o trojan seduz os usuários com a insuspeita promessa de ativar o software através de um código recebido por SMS. Mas assim que envia seu número de telefone, o trojan cumpre sua missão e o usuário também começa a ver uma pequena quantia em dinheiro sendo cobrada em sua conta todos os meses.
" Ao realizar uma ação como esta, o usuário concorda com os termos de uma assinatura que gera uma taxa que será regularmente debitada em sua conta de celular" , diz a Doctor Web. " Esses programas geralmente contêm dados sem sentidos e prometem instalação de outros programas, que de fato podem ser baixados de seus sites oficiais sem o pagamento de taxas" , encerra a empresa.
Aos que ficaram preocupados, calma: um pouco de bom senso elimina em muito as chances de ser contaminado em qualquer sistema operacional. Em caso de dúvida, baixe sempre programas de fontes confiáveis.
Com informações: Mashable, Huffington Post.