Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:14 Pesquisa avançada

Ubuntu não desliga

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu não desliga

Mensagempor Evane » Qua, 24 de Outubro 2012, 21:25

Boa tarde! Eu (como grande parte dos "ubunteiros"), esperava ansiosamente pelo Ubuntu Quantal Quertzal, o 12.10. Bem, ele chegou, eu atualizei e... bem, não deu muito certo. O unity travava e dava muito erro, então passei pro Gnome Shell, bem mais estável. Só q um problema persistiu... ele simplesmente não desliga! Desligo pelo botão, pelo menu, parece que o sistema vai desligar, aparece uma tela preta com o nome "Ubuntu 12.10", mas só fica por isso mesmo. Na reinicialização é o mesmo problema. Já tentei até pelo terminal. E aí, alguém sabe o que pode ser? :|
Evane

Re: Ubuntu não desliga

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 24 de Outubro 2012, 22:24

Ao que parece, há processos que ficam para trás... :\ É por isso que eu opto sempre por fazer instalações do Zero em vez de actualizar! Principalmente com esta situação do Gnome ainda instável, devido às suas alterações a cada versão do Ubuntu. Antes de aparecer o Unity e o Gnome-shell, a actualização era possível, pois o Gnome 2 andava estável e poucas alterações faziam (algumas melhorias, mas as funções mantinham o mesmo nome e as mesmas opções). Agora, isto não é assim tão linear e por vezes configurações antigas podem provocar esses processos pendentes!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Outubro 2012, 22:44

Olá Evane,

Se se instalou este novo Ubuntu via atualização, creio que o problema pode estar relacionado com isso e a solução pode ser muito difícil de determinar :\

A minha sugestão é simples: faça uma instalação limpa pois só tem a ganhar com isso. Pode até perder uma tarde a instalar, mas vai ganhar no dia-a-dia porque o sistema vai ser mais rápido.

Em todo o caso, no link seguinte, ocorreu algo semelhante e disseram algo que pode resolver.

Não é certo, mas experimente executar o comando seguinte que irá reconfigurar tudo o que for reconfigurável ao nível de pacotes:
sudo dpkg-reconfigure --all && sudo apt-get install -f
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 24 de Outubro 2012, 22:46

O cinnamon eu acho o mais estável do que o gnome-shell e eu faço instalação de raiz acho melhor para não ficar resíduos da versão anterior
nuno_nunes

Mensagempor Evane » Sex, 26 de Outubro 2012, 14:06

Então vou fazer a instalação limpa msm. Obrigada!
Evane

Mensagempor Ron Alon » Sex, 26 de Outubro 2012, 14:19

Evane (26-10-2012, 14:06) escreveu:Então vou fazer a instalação limpa msm. Obrigada!

Depois conte se deu resultado!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor iamarante » Sex, 14 de Dezembro 2012, 15:19

Olá amigo,

Meu ubuntu 12.10 com interface KDE (não instalei o Kubuntu) não desliga, seja pelo botão desligar ou mesmo via crt+alt+del.
Lembro-me q ao realizar a última atualização ele pediu p/ ativar a barra de menu da versão 10.10 e eu cliquei sem perceber. Na próx. vez apareceu essa barra e na tentativa de eliminá-la acredito q apaguei pacotes Gnome-shell (pois eu desinstalei apenas os gnome+algo).
Peço a gentileza q me oriente a reinstalar os processos necessários p eu voltar a desligar naturalmente meu sistema.
Grato.
Ivo

Luis Cardoso (24-10-2012, 22:24) escreveu:Ao que parece, há processos que ficam para trás... :\ É por isso que eu opto sempre por fazer instalações do Zero em vez de actualizar! Principalmente com esta situação do Gnome ainda instável, devido às suas alterações a cada versão do Ubuntu. Antes de aparecer o Unity e o Gnome-shell, a actualização era possível, pois o Gnome 2 andava estável e poucas alterações faziam (algumas melhorias, mas as funções mantinham o mesmo nome e as mesmas opções). Agora, isto não é assim tão linear e por vezes configurações antigas podem provocar esses processos pendentes!

iamarante

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Dezembro 2012, 15:51

Bom, em princípio o KDE não depende do Gnome! Mas experimente reinstalar o KDE, ou veja se o Gestor de Energia do KDE está instalado! Veja também no Gestor de sessão do KDE se os componentes do KDE estão a ser iniciados! Por vezes quando há sistemas híbridos, como foi o seu caso, existem pacotes do ambiente secundário que não são iniciados devido à presença de equivalentes do ambiente primário!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 14 de Dezembro 2012, 15:55

Sinceramente não é nada recomendável instalar o KDE por cima do Gnome. Eles são demasiadamente incompatíveis uma vez que cada um usa o seu leque de bibliotecas e programas.

Na minha opinião, se quer usar o KDE, formate o computador e instale o Kubuntu!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor iamarante » Sex, 14 de Dezembro 2012, 18:59

Caro Luís Cardoso,
Precisava saber o nome desses processos p/ instalação!
Geralmente acho o q preciso ao pesquisar no google, mas nesse caso existe pouco material e nada dentro d q preciso... Se puder me ajudar de maneira mais específica, agradeço.
Como se trata de um ajuste, vou deixar em último caso reinstalar o KDE.

Claudio, o meu sistema funciona muito bem, tanto q possuo dualboot c/ o Win7, e uso este qdo realmente é necessário. O KDE aqui é bastante estável, limpo e funcional. Showww..., sendo esse o único problema q tive até agora e por minha culpa.
Como podem perceber, sou usuário básico.

Obg. novamente!
Abs.
Ivo.

iamarante

Próximo

Voltar para Questões gerais