Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:28 Pesquisa avançada

Slax volta à vida depois de 3 anos paralisado

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Slax volta à vida depois de 3 anos paralisado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 14 de Dezembro 2012, 19:42

Depois do que o principal desenvolvedor do sistema Slax chamou de "mais de três anos de silêncio", o projeto está de volta e em desenvolvimento ativo.

Foi lançada a versão 7.0 da pequena distribuição Linux voltada para uso sem instalação (Live). O projeto agora ostenta um site redesenhado que vai acolher um catálogo de novos módulos que será vinculado a Central de Software do Slax no futuro.

O Slax 7.0, de codinome "Horn Green", inclui um kernel baseado na versão 3.6, um conjunto de ferramentas de desenvolvimento e uma versão melhorada do desktop KDE 4, tudo isso em imagens ISO de cerca de 210 MB. Opcionalmente, os usuários podem comprar uma cópia da distribuição em uma pendrive personalizada de 16GB por US$ 25 dólares.

O espaço extra no pen drive não vai desperdiçado, pois permite aos usuários personalizar e estender sua imagem Slax com diversos softwares adicionais. Além disso, a distribuição implementa uma opção de armazenamento persistente (e opcional) que permite aos usuários preservar seu software instalado e os dados sobre o sistema Live entre as reinicializações.

Como o nome sugere, o Slax é baseado no Slackware e está disponível para plataformas de 32 e 64 bits. Os usuários podem escolher entre 50 diferentes versões que estão disponíveis na página de download do Slax.

Fonte: H-Online, em inglês

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Slax volta à vida depois de 3 anos paralisado

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 3:45

Interessante! :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 4:23

tantos sabores dispersam a qualidade. Esperemos isso não aconteça.

Tenho receio de instalar mas ele deve ser muito rápido.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor abdo » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 11:59

Rafael Schonberg escreveu:tantos sabores dispersam a qualidade. Esperemos isso não aconteça.

Rafa, os mais de 50 sabores são apenas em relação ao idioma.
Ron tambem achei interessante porem sigo não me acostumando com o KDE, muito embora este KDE seja bem mais enxuto, sem aquela poluição tamanha em relação a quantidade de programas já pré instalados.

Claudio Novais escreveu:Depois do que o principal desenvolvedor do sistema Slax chamou de "mais de três anos de silêncio", o projeto está de volta e em desenvolvimento ativo.
Foi lançada a versão 7.0 da pequena distribuição Linux voltada para uso sem instalação (Live). O projeto agora ostenta um site redesenhado que vai acolher um catálogo de novos módulos que será vinculado a Central de Software do Slax no futuro.

Claudio na página de downloads temos a opção de baixarmos a iso e o pacote zipado que pode ser instalado em um pendrive a partir do windows, pelo menos as dicas constante no site são para o windows (Salvo meu péssimo conhecimento da lingua da Rainha) e eu não consegui instalar no pendrive , tive que baixar a iso e usar o unetbootin.
Agora a pergunta, se ao invés de instalarmos em um pendrive, usando o pacote zipado, colocarmos um HD como slave e extrairmos o pacote zipado neste HD e seguirmos os procedimentos descritos teríamos neste caso o Slax instalado em um HD?
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 12:34

abdo (15-12-2012, 10:59) escreveu:
Rafael Schonberg escreveu:tantos sabores dispersam a qualidade. Esperemos isso não aconteça.

Rafa, os mais de 50 sabores são apenas em relação ao idioma.
Ron tambem achei interessante porem sigo não me acostumando com o KDE, muito embora este KDE seja bem mais enxuto, sem aquela poluição tamanha em relação a quantidade de programas já pré instalados.

Claudio Novais escreveu:Depois do que o principal desenvolvedor do sistema Slax chamou de "mais de três anos de silêncio", o projeto está de volta e em desenvolvimento ativo.

Claudio na página de downloads temos a opção de baixarmos a iso e o pacote zipado que pode ser instalado em um pendrive a partir do windows, pelo menos as dicas constante no site são para o windows (Salvo meu péssimo conhecimento da lingua da Rainha) e eu não consegui instalar no pendrive , tive que baixar a iso e usar o unetbootin.
Agora a pergunta, se ao invés de instalarmos em um pendrive, usando o pacote zipado, colocarmos um HD como slave e extrairmos o pacote zipado neste HD e seguirmos os procedimentos descritos teríamos neste caso o Slax instalado em um HD?

sei qual é a instalação dele. Apenas extraia os arquivos no pendrive e executa o bootinst.sh que fica na pasta boot ou o bootinst.bat que fica na mesma pasta. Ao menos esse era o método do Slax 6.0.
miles_maverick

Mensagempor abdo » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 12:45

miles_maverick escreveu:sei qual é a instalação dele. Apenas extraia os arquivos no pendrive e executa o bootinst.sh que fica na pasta boot ou o bootinst.bat que fica na mesma pasta. Ao menos esse era o método do Slax 6.0.

Miles - Foiexatamente isto que eu entendi lendo as notas e não consegui instalar, assim presumi que estas recomendações seriam para o windows, usando então o unetbootin.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 12:49

abdo (15-12-2012, 11:45) escreveu:
miles_maverick escreveu:sei qual é a instalação dele. Apenas extraia os arquivos no pendrive e executa o bootinst.sh que fica na pasta boot ou o bootinst.bat que fica na mesma pasta. Ao menos esse era o método do Slax 6.0.

Miles - Foiexatamente isto que eu entendi lendo as notas e não consegui instalar, assim presumi que estas recomendações seriam para o windows, usando então o unetbootin.

Estranho...
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 13:34

@Abdo, não sei, nunca experimentei, portanto não sei.

Desculpem aos que são fãs de algumas destas distros, mas este é o grande diferencial entre distros "nerds" e Ubuntus e seus derivados. Não há nada melhor que pegar na pen, instalar durante 5 ou 10 minutos, reiniciar e simplesmente usar. E o Ubuntu e seus derivados são assim.

É precisamente por causa disto que o Linux tem crescido nos últimos 5 anos. Claro que com isto depois perdemos performance, mas isto não é literal, basta lembrar na velocidade do Debian e a coisa é bastante equivalente.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais