Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:18 Pesquisa avançada

A verdadeira fonte (código) de qualidade

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

A verdadeira fonte (código) de qualidade

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 13 de Dezembro 2012, 21:20

A qualidade de software tem recebido muita atenção ultimamente. Houve toneladas de livros, blogs, conferências e similares voltados para a melhoria da qualidade. Ferramentas e práticas como TDD, construtores automáticos, métodos ágeis, programação paralela e analisadores de código estáticos são elogiados por melhorar a qualidade do código.

E, de fato, é o que eles têm feito.

Mas nunca se deve misturar a ferramenta com a pessoa que a usa. Todas essas maravilhosas ferramentas são apenas isso: ferramentas. Eles não são a fonte de qualidade, somente facilitadores dela. A verdadeira essência da qualidade não flui a partir das ferramentas. A qualidade vem inteiramente de outro lugar. Quando destilado até o seu núcleo, há apenas uma única fonte de verdadeira qualidade. 

O cuidado.

A única forma de obter código de alta qualidade e consistente é quando os desenvolvedores se preocupam com isso. Isso significa que eles têm um interesse pessoal em sua árvore de código. Eles querem ter sucesso e prosperar. No melhor dos casos eles realmente se orgulham disso. Este é o fundamento de todas as ferramentas da qualidade.

Se o cuidado não existe, mesmo a melhor das ferramentas não pode ajudar. Isto se deve ao fato de que os seres humanos são muito, muito bons em evitar o trabalho que eles não querem fazer. Como exemplo, vamos olhar para revisão de código. Uma pessoa que se importa irá rever o código para tirar o melhor de suas habilidades, porque ele quer que o resultado final seja o melhor que pode ser. Um desenvolvedor pouco cuidadoso vai encolher de ombros, dirá "sim, claro, tudo bem, deixa assim" e por isso vai ficar, porque dará menos trabalho para ele e ele sabe que as solicitações de melhorias no seu próprio código vão surgir e assim este desenvolvedor continuará trabalhando do modo mais fácil, ainda mais se houver um consenso geral de fazer as coisas meia-boca contanto que funcionem.

Infelizmente cuidar não é algo que você pode comprar, é algo que você deve ter de nascimento. Empresas como a Valve e o Google podem ser vistos como uma forma de alcançar a qualidade. Se uma empresa sinceramente se preocupa com seus funcionários, vai voltar a se preocupar com o cuidado e com a qualidade do seus trabalhos. Que fique de exemplo.

Fonte: Blog da Jussi Pakkanen, Canonical

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: A verdadeira fonte (código) de qualidade

Mensagempor Bitetti » Sex, 14 de Dezembro 2012, 11:36

Nossa, q tempestade mental esse artigo me deu ao lembrar da filosofia dos donos de empresas aqui na região "a gambiarra não aparece pro cliente, o importante é entregar no prazo". Isso invibializou qualquer ideia minha de montar uma empresa p desenvolver jogos sociais aqui na região.
E sabe o pior... todas essas empresas pegam o discurso de qualidade de software e usam ele como argumento pro cliente!
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 14 de Dezembro 2012, 12:10

@Bitetti a indústria é mesmo assim. Em tudo! Vê-se isso nas diversas áreas e os Chineses são os "pros" nessa área. O que interessa é produto, o resto não interessa para nada.

Não sei porquê que alguém da Canonical diria tal coisa até porque a Canonical é o perfeito exemplo desta situação da indústria. Fico triste em dizer isto, mas ao mesmo tempo contente mas a Canonical é o marco do Linux em que se deixou de produzir com qualidade para finalmente se chegar às massas. Basicamente industrializou-se o Linux.

Programas super rápidos como os do Linux-oldSchool, onde estão agora? Estão apenas no terminal porque não é necessário industrializar. De resto, tudo o resto foi desenvolvido à pressão demonstrando que a qualidade de código foi completamente descartada. Os inúmeros erros dos Ubuntus nos primeiros meses (e não só!!!), a super lentidão do Unity, o UbuntuOne que só depois de muitos problemas começou a afinar e muito muito mais!

Outrora as coisas não eram assim, mas também tinham o problema de ser demasiado nerds, de terem usabilidade fraca em prol da velocidade. E aqui pelo menos o Ubuntu foi um marco positivo, em que ao indutrializar-se ficou mais pronto para as massas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 16 de Dezembro 2012, 5:22

O Tio Mark deve estar finalmente preocupado em melhorar o desempenho do unity.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor demacdolincoln » Dom, 16 de Dezembro 2012, 16:52

Claudio Novaes, a sua resposta me fez vir à memória a questão da central de programas do Ubuntu, não gosto da central de programas, é muito pesada e oferece poucas informações quanto aos pacotes e depências durante a instalação; prefiro o Synaptic, que apesar de ser apenas uma interface gráfica para o apt-get, permite que eu tenha completa noção sobre o que está sendo instalado, permite atualizar o sistema e (com a péssima internet que tenho) ainda permite criar um script que usa o wget para que em outras máquinas eu possa baixar tudo o que eu precisar (sejam atualizações ou aplicativos que pretendo instalar, além disso ele é muito rápido para abrir e cumprir suas funções

lógico que o synaptic não é cheio de cores, desenhos, e com visual moderno; mas os recursos que ele tem fazem qualquer um (que priorize a eficiência) deixar de lado a central de programas.

ultimamente há um grande apelo entre as distribuições mais populares em se valorizar as formas mesmo que prejudique as funções
demacdolincoln

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Dezembro 2012, 11:53

Olá demacdolincoln,

Efetivamente o que eu acho que eles deviam ter feito era uma revolução no synaptic. Pegam nele e criavam uma "capa" simplista, tornando-o esteticamente igual à central. Assim, quando alguém quisesse algo mais avançado teria todo o poder do synaptic.

Infelizmente, a Canonical não criou a Central para simplificar. A Canonical criou a Central para simplificar e acima de tudo ganhar dinheiro com venda de produtos e portanto preferiu criar algo novo. Mas claro, as coisas que eles fazem, não sei bem porquê são sempre pesadas e na verdade muito pouco detalhadas, basta ver no Unity que praticamente não tem opções, a não ser através de programas extra.

Sim, esse "apelo" que fala tem estragado um pouco o sistema ao nível de performance. Eu ainda tenho muitas saudades do Ubuntu 10.10. Esse sistema era super rápido, eu gostava muito dele (apesar de não ser o mais rápido).

O problema foi o Unity, mal programado, e algumas funcionalidades necessárias para que a usabilidade seja adequada ao utilizador, o que eu acho vantajoso mas que traz algum peso. Por exemplo, o dbus é uma coisas que eu acho que dantes não havia e é importantíssimo para que as aplicações se comuniquem entre elas. Ter por exemplo a aplicação "Contas Online" e fazer-se a autenticação lá e depois nunca mais se preocupar sobre essa mesma autenticação nas aplicações do Ubuntu acho espetacular, mas a verdade é que isso atrasa o sistema.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias