Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 3:19 Pesquisa avançada

Lançado GNOME 3.2: Diversos novos recursos e melhorias

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lançado GNOME 3.2: Diversos novos recursos e melhorias

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 30 de Setembro 2011, 15:17

Bom dia, desejo que todos estejam bem!

Seguindo o GTK+ 3.2, foi lançado o GNOME 3.2, grande revisão deste famoso ambiente, gerenciador de janelas e grupo de programas para desktops.

Com a introdução do GNOME 3.0 e suas radicais mudanças de paradigmas, muitos não gostaram e partiram para outro ambiente, ou ficaram no 2.x. Ainda hoje é comum ver reclamações por todo lado, algo que também ocorreu com o Unity (da Canonical) e, talvez em menor proporção, com o KDE 4 - nele os maiores problemas eram relacionados à instabilidade, não necessariamente aos recursos.

Agora chega a versão 3.2 do GNOME, corrigindo várias 'falhas' da versão 3.0. Ainda falta bastante coisa; em nenhum momento voltaram atrás quanto ao design do ambiente, apenas melhoraram o que podia ser melhorado a tempo. Com isso a proposta fica mais clara e fácil de entender, sem boa parte das queixas com relação à versão original.

São muitas mudanças, elas estão detalhadas nesta página das notas de versão. Cerca de 1.270 desenvolvedores ajudaram a fazer 38.500 alterações no sistema, que vão de correções a leves recursos até a algumas mudanças mais radicais, como suporte a contas online.

Algumas das novidades (não todas, realmente tem muita coisa):

Alterações gerais no ambiente:

:arrow: Ficou mais fácil redimensionar as janelas, dando uma área maior para "acertar" o clique.
:arrow: O painel de configurações agora tem links para opções relacionadas. Por exemplo, na seção do Teclado há link para a opção de layout de teclado.
:arrow: Barras de título, botões e outros controles ficaram mais finos, facilitando o uso do GNOME em telas pequenas.
:arrow: As notificações no desktop agora podem incluir um contador. Será fácil ver a quantidade de e-mails não lidos, por exemplo, ou mensagens recebidas, downloads completos, etc.
:arrow: O indicador de bateria agora é exibido usando uma barra.
:arrow: O recuros de foco da janela que segue o mouse foi melhorado, mas mais alterações virão na versão 3.4.

E em recursos:

Contas online: será possível associar algumas configurações com contas online, como documentos, agendas e contatos. Vários programas nativos do GNOME suportam a integração com esse novo recurso.

Imagem

Aplicativos web: algo já comentado aqui, basicamente uma forma de isolar a janela - e processo - do navegador para tratar um site como um programa, útil para sites utilizados com frequencia.

Imagem

Aplicação para gerenciamento de contatos:

Imagem

Melhorias nas telas de abrir/salvar, que agora incluem locais recentes, além do aplicativo de Documentos:

Imagem

Visualização rápida no gerenciador de arquivos, bastando teclar espaço com o arquivo selecionado:

Imagem

Tela de login melhorada e integrada com a experiência do restante do sistema:

Imagem

Integração com o mensageiro, permitindo trocar o status usando o menu no topo da tela, além de aprovar/negar pedidos como transferência de arquivos ou chamadas de áudio/vídeo.
Gerenciamento de notificações ao plugar dispositivos de mídia:

Imagem

Diversas melhorias para acessibilidade, incluindo um melhor teclado virtual:

Imagem

Vários outros programas do ambiente também receberam aprimoramentos, vale a pena ver as notas de versão completas (veja uma tradução automática, se não puder ler em inglês), pelo menos dá para matar a curiosidade até saírem os primeiros reviews.

Logo o GNOME 3.2 deverá estar nos repositórios das principais distros. A imagem do openSUSE com o sistema já instalado ainda não está pronta para a versão 3.2.

Ele sendo utilizado no Ubuntu 11.10 Beta 2:

Tem curiosidade em saber como seria o GNOME SHELL 3 em ação num Tablet...?!

Fonte: Hardware

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Qua, 12 de Outubro 2011, 15:28, em um total de 1 vez.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Lançado GNOME 3.2: Diversos novos recursos e melhorias

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 30 de Setembro 2011, 15:29

Ótima informação Luciano!! Muito obrigado!! :obrigado:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 1 de Outubro 2011, 14:07

Otima noticia, isso deve aumentar mais as disputas Shell x Unity e sinceramente já não sei qual escolher.
Davysson Silva

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Sáb, 1 de Outubro 2011, 14:22

Apesar de achar que o Gnome Shell está cada vez melhor, prefiro o Unity. No entanto, estou bastante curioso para ver como vão estar estas duas "conchas" para o ano, quando sair a versão de Longo Suporte do Ubuntu.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Outubro 2011, 14:41

Ricardo Vieira » Sáb Out 01, 2011 2:22 pm escreveu:Apesar de achar que o Gnome Shell está cada vez melhor, prefiro o Unity. No entanto, estou bastante curioso para ver como vão estar estas duas "conchas" para o ano, quando sair a versão de Longo Suporte do Ubuntu.

Exato! Tenho essa mesma opinião. Mas acrescento algo mais: fico muito contente por ver esta disputa e o crescimento tão favorável ao mundo Open Source na sua vertente Gnome.

Creio que com estas melhorias do Gnome, KDE e windows Seven/8, estamos oficialmente numa fase de transição tecno-digital bastante profunda (comparando com a informática entre 1990 e 2010). E com isto, digo algo que me surpreende um pouco: a Apple parece estar a ficar para traz nesta pequena revolução com o seu MacOS. Será que eles estão a pensar em acabar com ele e fazer uso apenas do iOS? é que este último é o que mais se aproxima desta pequena revolução!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Outubro 2011, 15:17

Claudio Novais » 01 Out 2011, 14:41 escreveu:
Ricardo Vieira » Sáb Out 01, 2011 2:22 pm escreveu:Apesar de achar que o Gnome Shell está cada vez melhor, prefiro o Unity. No entanto, estou bastante curioso para ver como vão estar estas duas "conchas" para o ano, quando sair a versão de Longo Suporte do Ubuntu.

Exato! Tenho essa mesma opinião. Mas acrescento algo mais: fico muito contente por ver esta disputa e o crescimento tão favorável ao mundo Open Source na sua vertente Gnome.

Creio que com estas melhorias do Gnome, KDE e windows Seven/8, estamos oficialmente numa fase de transição tecno-digital bastante profunda (comparando com a informática entre 1990 e 2010). E com isto, digo algo que me surpreende um pouco: a Apple parece estar a ficar para traz nesta pequena revolução com o seu MacOS. Será que eles estão a pensar em acabar com ele e fazer uso apenas do iOS? é que este último é o que mais se aproxima desta pequena revolução!

Para ser sincero, eu quero que se lixe esta «fase de transição tecno-digital bastante profunda», eu quero é estabilidade no SO que estou a usar! Para dizer a verdade eu até prefiro este bootsplash face ao actual...

Fig. 1 - Bootsplash do Ubuntu 7.04/7.10

Se repararem bem, estão a tentar dar um ar de Tablet e Smartphone a um desktop, mas isso afecta um pouco a produtividade, porque nós estamos a usar o rato (mouse) e o teclado onde é exigido um ecrã de toque... Se tiverem o Unity/Gnome3/Windows[7/8] num Tablet ou dispositivo com ecrã de toque aí verão a produtividade aumentar, agora num simples portátil/desktop, isto atrapalha um pouco o funcionamento normal...

Quando usei Gnome 3, dei por mim, por vezes, a tocar no ecrã como se tivesse um Tablet para responder numa mensagem (pois no Gnome 3 aparecem as notificações do empaty no fundo e centro do ecrã, com possibilidade de responder directamente por essa notificação), só depois de muitas dedadas no ecrã é que me lembrava que tinha de usar o mouse... :doh:

Isto apenas reflecte a minha opinião! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Outubro 2011, 15:27

Luis Cardoso » Sáb Out 01, 2011 3:17 pm escreveu:só depois de muitas dedadas no ecrã é que me lembrava que tinha de usar o mouse... :doh:

:rox: :rox: :rox: :rox: xD

Creio que isso da vertente tablet é mais para o Unity, não direi que o Gnome3 está a ir para esse campo tanto quanto o Unity! Mas mesmo assim, eu diria que esta fase é necessária, e depois tenho a certeza que será algo bastante melhor! Muito se falou do Windows XP que era assim e assado e que tinha firulas e não sei quê em relação ao 98. O que aconteceu? Todo o pessoal preferiu o Windows XP ao 98, de longe!

Isto são transições que o ser humano não gosta. E ainda por cima, são transições que trazem estabilidade enquanto não estiverem maduras, o que aumenta mais a repulsão dos usuários. Estes factos são verdadeiros, no entanto, reformas nunca são feitas de uma dia para o outro! E acho que daqui a um ano ou dois, estaremos com um Ubuntu bastante melhor que os atuais! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Outubro 2011, 15:42

Claudio Novais » 01 Out 2011, 15:27 escreveu:
Luis Cardoso » Sáb Out 01, 2011 3:17 pm escreveu:só depois de muitas dedadas no ecrã é que me lembrava que tinha de usar o mouse... :doh:

:rox: :rox: :rox: :rox: xD

Creio que isso da vertente tablet é mais para o Unity, não direi que o Gnome3 está a ir para esse campo tanto quanto o Unity! Mas mesmo assim, eu diria que esta fase é necessária, e depois tenho a certeza que será algo bastante melhor! Muito se falou do Windows XP que era assim e assado e que tinha firulas e não sei quê em relação ao 98. O que aconteceu? Todo o pessoal preferiu o Windows XP ao 98, de longe!

Isto são transições que o ser humano não gosta. E ainda por cima, são transições que trazem estabilidade enquanto não estiverem maduras, o que aumenta mais a repulsão dos usuários. Estes factos são verdadeiros, no entanto, reformas nunca são feitas de uma dia para o outro! E acho que daqui a um ano ou dois, estaremos com um Ubuntu bastante melhor que os atuais! ;)

Do que foste tu falar... :lol: Das minhas versões preferidas de Windows: 98 e XP (e estão por ordem de gosto, para além de cronológicos)! Por exemplo no Windows 98 esta dica também era válida, variando o nome das opções, mas era semelhante o procedimento. Se não me engano, uma das opções era através do clique direito na janela e clicar em Propriedades e procurar por Personalizar fundo da pasta. Outra opção era através do menu da janela tal como acontece no Nautilus.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 1 de Outubro 2011, 19:49

Parece-me que o Unity seguiu um percurso com características muito particulares de acesso directo às coisas, usando uma forma que alterou quase por completo certas rotinas. A forma como se apresenta penso que ainda vai demorar a cativar a quem usa estações de trabalho, os saudosistas, ou até quem por natureza não lida muito bem com mudanças aparentemente drásticas e cuja transição será muito mais lenta. Quem sentirá menor impacto obviamente são os que não chegaram a usar o Gnome 2x.

A audácia do Gnome 3 parece-me que não foi tão longe, embora inovasse, acho que o fez paralelamente ao Unity com um conceito de usabilidade ainda assim talvez mais prático para PC, o que poderá resultar numa adesão bastante forte quiçá perfeitamente à altura do seu "concorrente". Os tablets são aquela coisa tão pequena e que faz certas maravilhas mas muito virada para ao ócio, embora essa visão esteja a ser alterada gradualmente. Veremos se o lado prático como ferramenta de trabalho chega em tempo útil.
Quanto a falhas, ambos obviamente esforçam-se para minimizar o impacto ao usuário. Será que esta competição existe realmente? Pelo menos que seja marcada pelas diferenças úteis de cada um, porque para pontos comuns já basta a existência de alguns bugs que para os menos dispostos a longos períodos de teste consigam pôr a casa em ordem!

Há mercado mais do que suficiente para alimentar o poder destes dois e neste momento acho que é difícil saber quem segue na frente desta corrida. Quem possa estar agora em vantagem não lhe dá garantias de nada.
José Craveiro

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 1 de Outubro 2011, 20:09

Ficou mais fácil redimensionar as janelas, dando uma área maior para "acertar" o clique.

Queria saber quem foi a boa alma que percebeu o quão difícil é redimensionar as janelas, esse cara merece um prêmio :lol:
samuelmesq

Próximo

Voltar para Notícias