A Samsung está presa em uma disputa legal com a Apple sobre as chamadas "patentes de padrões essenciais", consideradas fundamentais para o setor. A coreana tem focado em processos sobre patentes de tecnologia, em vez daquelas relacionadas a design, como faz a Apple, enquanto as duas disputam o domínio sobre o mercado de smartphones e tablets. Embora a Samsung tenha sofrido uma dura derrota nos EUA, em outros países a companhia obteve decisões favoráveis.
"A Samsung continua comprometida em licenciar nossas tecnologias com condições justas, razoáveis e não discriminatórias, e nós acreditamos fortemente que é melhor quando as companhias competem de maneira justa nos mercados, em vez de disputas nos tribunais", disse a companhia em comunicado.
"Imbuída desse espírito, a Samsung decidiu retirar nossos pedidos de liminares contra a Apple com base nos processos pendentes em tribunais europeus sobre as patentes de padrões essenciais, visando proteger o direito de escolha do consumidor", acrescenta a nota.
Um alto executivo da Samsung afirmou que a retirada dos processos nos tribunais europeus foi "unilateral e voluntária", mas não comentou se a companhia estaria negociando acordos extrajudiciais com a Apple. As informações são da Dow Jones.