Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 23:20 Pesquisa avançada

Instagram pode vender fotos de usuários em nova política de

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Instagram pode vender fotos de usuários em nova política de

Mensagempor Saresa » Ter, 18 de Dezembro 2012, 17:25

Instagram pode vender fotos de usuários em nova política de privacidade



Imagem
O Instagram anunciou nesta terça-feira uma nova versão de sua política de privacidade. De acordo com os termos, a rede social passa a ter direito comercial sobre as fotografias postadas pelos usuários, podendo inclusive vendê-las para terceiros sem que haja qualquer repasse de verba para os criadores das obras.

Assim como um banco de imagens (da mesma maneira que o iStock, por exemplo), o Instagram poderá trabalhar da mesma forma, mas sem precisar gastar dinheiro para a aquisição dos materiais vendidos. Não há qualquer confirmação de que algo assim acontecerá, mas é uma possibilidade permitida pelos novos termos. O serviço terá direitos sobre qualquer imagem, inclusive as que mostram pessoas.

O anúncio das modificações foi feito por meio do site do Instagram, dias depois que o Facebook anunciou mudanças em sua política de uso de dados dos usuários, que já indicava o compartilhamento de informações entre as duas empresas .

"Em setembro de 2012, nós anunciamos que o Instagram foi adquirido pelo Facebook. Nós sabíamos que, ao nos juntar ao Facebook, nós poderíamos construir um Instagram melhor para os usuários. Como parte de nossa nova colaboração, nós aprendemos que, sendo capazes de compartilhar ideias e informações entre si, nós podemos criar experiências melhores para os usuários", diz o Instagram, no comunicado.

O Instagram afirma que, com as mudanças, os usuários continuarão tendo controle sobre quem pode ver suas fotos e poderão continuar escolhendo quando publicar suas fotos no Facebook. "Não estamos mudando os recursos principais do aplicativo que vocês já conhecem e amam", diz a empresa, no comunicado. Confira o documento completo no site oficial do Instagram.

As principais mudanças na política de privacidade do site estão na parte sobre como o Instagram compartilha as informações dos usuários com outras empresas e parceiros. Num texto bastante parecido com o recém-anunciado pelo Facebook, o Instagram afirma que pode compartilhar as informações dos usuários (como cookies, arquivos de histórico, identificadores de aparelhos, dados de localização e de uso do aplicativo) com outras empresas que fazem parte do mesmo grupo, neste caso o Facebook. "Os afiliados podem usar essas informações para ajudá-los a oferecer o serviço, entender os usuários e melhorar o serviço, inclusive no serviço oferecido pelo afiliado, ao oferecer ao usuário uma experiência melhor e mais relevante. Mas estes afiliados honrarão as escolhas que os usuários fazem sobre quem pode ver suas fotos", informa o texto da nova política de privacidade do Instagram.

As mudanças nos termos de uso e na política de privacidade do
Instagram começam a valer a partir de 16 de janeiro de 2013. Os
usuários que continuarem a usar o serviço a partir desta data terão que concordar.

Fonte: O Dia
Editado pela última vez por Saresa em Ter, 18 de Dezembro 2012, 17:59, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 18 de Dezembro 2012, 17:57

Situação típica do grupo Facebook.

Entretanto, quem não quiser ser abrangido por esta situação tem de eliminar a conta até dia 16 de Janeiro, pelo menos deram alguma margem de manobra para quem quiser fazer backup. Felizmente não uso esse serviço.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Saresa » Ter, 18 de Dezembro 2012, 18:15

(Obrigada por ajudar com formatação, é horrível pelo celular)
Eles esperaram a base de usuários crescer com a vinda para Android. Foi até bem esperto. Mas ainda acho que vai ser um tiro no pé, muitos vão ficar insatisfeitos e excluir suas contas :/
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Ron Alon » Ter, 18 de Dezembro 2012, 18:22

Pensava em abrir uma conta no Instagram. Agora não mais.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Alessandra Vianna » Ter, 18 de Dezembro 2012, 18:29

Não consigo gostar desse bagulho.
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Bitetti » Ter, 18 de Dezembro 2012, 19:49

Ron Alon (18-12-2012, 17:22) escreveu:Pensava em abrir uma conta no Instagram. Agora não mais.

2
Os kra pensa q é Orkut
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Daniel Pereira » Ter, 18 de Dezembro 2012, 22:52

Estes termos é só para o Instagram certo?
É que ouvi numa rádio Portuguesa, que isso servia também para o Facebook, se bem que os dados que eles disseram não eram os mais correctos, pois disseram que o "Vistagram" tinha comprado o Facebook, por isso estranhei, mas se soubessem agradecia que me esclarecessem :)

Daniel Pereira
 
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Outubro, 2012

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 18 de Dezembro 2012, 23:52

Creio que são os termos do Instagram, mas acho que o Facebook tem uma política muito parecida.

Sobre alguém comprar, é quase como comprar um país. Se é possível? É, mas incomportável! :p
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Ron Alon » Qua, 19 de Dezembro 2012, 14:15

Facebook explica que fotos do Instagram não serão vendidas




O Facebook, dono do Instagram, explicou que “as mudanças nas políticas do serviço não preveem a venda de fotos”, mas as imagens continuarão sendo usadas comercialmente, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (18). Inicialmente, o texto disponibilizado pela companhia dava a entender que a equipe do aplicativo poderia vender as fotos publicadas no serviço, sem precisar pagar ou notificar o usuário.

A rede social ainda não confirmou qual será o formato de comércio da fotos ou de qual maneira o aplicativo começará a gerar receita para o Facebook. O que a empresa quer deixar claro é que as fotos não serão vendidas para que outras empresas as usem em outros endereços. Ou seja, o Instagram não se tornará uma agência de venda de fotos para empresas.

Kevin Systrom, cofundador do Instagram, conta que a confusão foi um erro da equipe do serviço, já que a linguagem usada ficou confusa. Ele afirma que os usuários do aplicativo "são donos de seu conteúdo e o Instagram não quer nenhum direito sobre as fotos".

Em um comunicado divulgado no blog do Instagram, Systrom afirma que "desde que fizemos as mudanças [nos termos de uso], nós ouvimos alto e claro que muitos usuários estão confusos e chateados com o que isso significa." Segundo ele, a empresa modificará partes específicas da política para deixar "mais claro" o que acontece com as fotos do usuários. "É fácil interpretar errado documentos jurídicos."

O executivo afirma que a linguagem usada também gerou confusões sobre as imagens feitas poderão ser usadas como parte de um anúncio de uma marca. "Nós não temos planos de fazer algo assim e, por isso, vamos remover a parte que levou essa questão", explica. Segundo ele, o Instagram quer evitar colocar banners no feed de fotos do usuário.

Publicidade no Instagram

O cofundador do serviço explica que o Instagram foi criado "para se tornar um negócio" e a publicidade é uma das maneiras para que a empresa consiga se sustentar. "Nossa intenção com os novos termos de uso é dizer que gostaríamos de experimentar com anúncios inovadores que sejam apropriados ao Instagram", explica o executivo.

"Nós vemos um futuro em que os usuários e as marcas podem promover suas fotos e contas para aumentar o engajamento", conta Systrom. Ele dá o exemplo de uma empresa que queira ganhar mais seguidores no serviço: "Para fazer uma promoção mais útil, seria bom ver quais pessoas você segue, que também seguem aquela empresa." Segundo o executivo, assim, alguns dados do usuários (como as pessoas que ele segue) e sua foto de perfil poderão aparecer para divulgar que você segue aquela empresa.

A confusão com relação ao novo texto dos termos de uso do Instagram deixou usuários descontentes. Um serviço usado para exportar as fotos do aplicativo para poder fechar a conta registrou alta demanda em seus servidores e instabilidade.

Referências




Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Instagram pode vender fotos de usuários em nova política

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 19 de Dezembro 2012, 16:37

Claro que eles têm de tirar algum retorno, até porque o custo de toda aquela infraestrutura deve ser muito caro! No entanto, talvez uma política de funcionamento mais atrativa ao consumidor fosse melhor, nomeadamente a utilização simples de publicidades no site, em vez de venderem conteúdos dos seus clientes.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron