Atualmente, quando um " estranho" manda uma mensagem, ela fica em uma pasta discreta chamada " outros" . Com a novidade, se o remetente aceitar pagar US$1 (ou R$2), o texto irá diretamente para a caixa de entrada comum do destinatário.
Conforme informações da BBC, cada usuário poderá receber, no máximo, uma mensagem paga por semana. O total não vai poder ultrapassar três ao mês. " Vários pesquisadores e comentaristas notaram que impor um custo financeiro ao remetente pode ser o jeito mais efetivo de desencorajar mensagens indesejadas e facilitar a entrega de mensagens que são relevantes e úteis" , afirma o Facebook em um comunicado oficial.
" Por exemplo, se você quiser enviar uma mensagem a alguém que você ouviu falar em um evento, mas não é seu amigo, ou se você quer informar alguém sobre uma oportunidade de emprego, você pode usar essa funcionalidade para chegar à sua caixa de entrada" , explica a rede.
Além deste recurso, o Facebook também começou a testar outros dois. O primeiro permite ao usuário usar filtros na a caixa de entrada, separando, por exemplo, as mensagens de amigos dos seus conhecidos daquelas de pessoas que não conhecem nenhum de seus contatos. Outra funcionalidade é a de fazer o upload de fotos através do "clicar e arrastar" do arquivo para dentro do navegador.
Ainda não há previsão de quando essas mudanças chegarão a todos os usuários.