Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:10 Pesquisa avançada

LXDE ou MATE ou XFCE

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

LXDE ou MATE ou XFCE

Mensagempor Rhyu » Sáb, 22 de Dezembro 2012, 22:39

Galera qual dessas duas interfaces e mais leve e exige menos processamento? não ligo muito para o fato de personalização e etc, quero um sistema que seja funcional o unity é até bastante funcional mas o mesmo é muito pesado e as vezes até mesmo trava em meu notebook , mesmo sendo i5 com 8gb de mem.

Rhyu

Re: LXDE ou MATE ou XFCE

Mensagempor Renato Ferreira » Sáb, 22 de Dezembro 2012, 23:50

Lxde é de longe a mais leve , mas sinceramente , eu experimentei e não gostei ... Xfce é muito leve e eu gostei bastante ( uso o mint xfce num pc mais fraquinho aqui ). O Mate eu não sei ...

Mas vendo a sua configuração eu usaria o unity mesmo , a menos que você não tenha gostado da interface ...

Existem outros ambientes gráficos muito práticos e bonitos também , tu tem um hardware bem robusto em mãos , não precisa se preocupar tanto com leveza ...
Renato Ferreira

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 22 de Dezembro 2012, 23:59

Nenhum dos três. Prefiro o Openbox.

http://www.wealsodocookies.com/posts/op ... or-hackers
miles_maverick

Mensagempor Rhyu » Dom, 23 de Dezembro 2012, 0:31

posso usar normalmente o openbox no ubuntu? e deixar ele junto com o unity não da problema?

Rhyu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Dezembro 2012, 1:05

Na minha opinião a leveza é inversamente proporcional ao nível funcional. Portanto o Unity é o mais funcional mas também o mais pesado. O Gnome-Shell fica imediatamente a seguir ao nível funcional mas bem mais leve. O Xfce é bastante mais leve que os anteriores, mas o nível funcional volta a descer, ficando com o nível funcional dos ambientes clássicos. O LXDE é o ambiente mais leve deles todos, mas também é o que tem menor usabilidade. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas a verdade é que é menos funcional.

Se precisa de algo bastante leve, sem dúvida que o LXDE é a melhor escolha.

Quanto ao MATE, não sei, nunca usei, mas não me parece que seja mais leve que o Xfce. ;)

Sobre o OpenBox, nunca experimentei também sinceramente, mas creio que deve ser como uma instalação normal do XFCE ou o LXDE.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 23 de Dezembro 2012, 17:34

Claudio Novais (23-12-2012, 0:05) escreveu:Na minha opinião a leveza é inversamente proporcional ao nível funcional. Portanto o Unity é o mais funcional mas também o mais pesado. O Gnome-Shell fica imediatamente a seguir ao nível funcional mas bem mais leve. O Xfce é bastante mais leve que os anteriores, mas o nível funcional volta a descer, ficando com o nível funcional dos ambientes clássicos. O LXDE é o ambiente mais leve deles todos, mas também é o que tem menor usabilidade. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas a verdade é que é menos funcional.

Se precisa de algo bastante leve, sem dúvida que o LXDE é a melhor escolha.

Quanto ao MATE, não sei, nunca usei, mas não me parece que seja mais leve que o Xfce. ;)

Sobre o OpenBox, nunca experimentei também sinceramente, mas creio que deve ser como uma instalação normal do XFCE ou o LXDE.

Mate está +/- ao mesmo nível do Xfce actual!

OpenBox, é para quem percebe do assunto, não recomendado para quem pouco conhece de Linux, mas é onde se pode aprender muito mais sobre o Sistema Linux.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor miles_maverick » Dom, 23 de Dezembro 2012, 17:41

Rhyu (22-12-2012, 23:31) escreveu:posso usar normalmente o openbox no ubuntu? e deixar ele junto com o unity não da problema?

Sim. Mas ele de início é pelado, sem barra de tarefas, sem papel de parede, sem relógio, só com o menu com o botão direito. Inclusive já fiz dois artigos com a façanha:

Guia Openbox (Mostra um pouco da configuração)
http://vivaolinux.com.br/artigo/Guia-Openbox/

KDE dentro do Openbox - Mostra como rodar a interface do KDE dentro do Openbox:
http://vivaolinux.com.br/artigo/KDE-4-d ... o-Openbox/

Atualização: ao invés disso:
sudo apt-get install kde-minimal

digite isso:
sudo apt-get install plasma-desktop systemsettings dolphin --no-install-recommends
miles_maverick

Voltar para Questões gerais