O E17 (ou Enlightenment 0.17) é um ambiente gráfico alternativo extremamente leve que foi agora oficializado após 12 anos de desenvolvimento. Este ambiente gráfico foi construído para trabalhar em Linux/Unix, no entanto, pelo que é dito pelos programadores pode ser compilado para outros sistemas, nomeadamente Windows e MacOS.
Este ambiente visual é extremamente leve e rápido, é modelar e extensível para o X11 (daqui resulta uma questão: o que acontecerá com o Wayland? Pelo que é referido pela net estão a resolver esta questão).
Os programadores do E17 garantem que o suporte para Desktop e Mobile é equiparável o que significa que querem expandir este ambiente para sistemas móveis. De seguida apresenta-se algumas funcionalidades interessantes deste ambiente:
- Um dos ambientes gráficos mais antigos, praticamente da mesma idade do KDE;
- Muitas opções para personalizar o ambiente. Você consegue modificar quase qualquer aspeto do ambiente através das opções.
- Sistema extremamente leve. É prometido que este ambiente funcione até em sistemas de 32MB de memória RAM!
- Multiplataforma. Apesar de estar construído atualmente para Linux, ele pode ser empacotado para Windows e MacOS.
- As bibliotecas do Enlightenment (EFL) são usadas por milhões de dispositivos atualmente, desde sistemas móveis a desktops, passando por plataformas de jogos.
- O E17 instalado exatamente no mesmo sistema do Ubuntu com Unity, permitirá poupar 200MB de RAM e ter um sistema com tempos de resposta menores.
- Menos processos ativos, visto que o E17 trata do painel, do gestor de ficheiros, do gestor de janelas e até do compositor.
Atualmente o E17 não está disponível para instalação fácil (através dos repositórios), portanto você terá de instalar compilando os pacotes. Em todo o caso, se você quiser esperar, em princípio as novas distribuições que serão publicadas em breve, nomeadamente o Ubuntu 13.04, terão já este ambiente disponível para instalação rápida.
Para saber mais informações com maior detalhe, veja o link seguinte: