Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:57 Pesquisa avançada

Tutorial super completo para escaneamento 3D via fotografia

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Tutorial super completo para escaneamento 3D via fotografia

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:22

O Cícero Moraes, um artista 3D, decidiu criar um tutorial passo a passo super completo sobre como passar objetos reais em 3D através de fotografias. Este processo é chamado de "escaneamento 3D por fotografia" e é feito através de software LIVRE.

O tutorial é extremamente completo e portanto muito grande. Ele pode ser visto na íntegra no link seguinte:

Apenas para elucidar os resultados, veja as seguintes imagens e um vídeo demonstrativo abaixo. É um trabalho excecional.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Tutorial super completo para escaneamento 3D via fotogra

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:27

O que a evolução dos PC's permite...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:32

Mesmo Luís! Aliás, os vídeos são algo de fenomenal de se ver!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:44

Claudio Novais (28-12-2012, 16:32) escreveu:Mesmo Luís! Aliás, os vídeos são algo de fenomenal de se ver!

Se fosse há uns anos atrás, diriam que estavam a usar um Super Computador para fazer esses vídeos, pois era impensável fazê-lo num simples PC doméstico! E mesmo num Super Computador, o rendering levava umas boas semanas até estar concluído, agora resume-se a algumas horas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Bitetti » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:34

Há uns 4 ou 5 anos eu comprei um laser daqueles de nivelamento, justamente para um scanner 3D caseiro (obs: meu PC era um Athlon XP 2600) o processo era muito complicado e necessitava de um quarto escuro, 2 cartões marcadores e mão firme para mover o laser. Nem precisa dizer q acabei nem fazendo nada com ele (nem pendurar quadros).
Mas esse processo ai me parece show! Ainda não parece prático para desenvolver games, mas essa técnica com certeza vai fazer eu tirar o tripé do armario.
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:43

Acho que este tutorial é meio caminho andado para uma alma caridosa fazer um interface de automatização. Reparei que há vários pontos chave que com um melhor estudo do procedimento e alguma dedicação para uma interface mais automatizada, pode resultar num sistema bastante mais automático que exija apenas uma receita de fotografias e avançar até obter o modelo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Dezembro 2012, 19:22

Bitetti (28-12-2012, 17:34) escreveu:Há uns 4 ou 5 anos eu comprei um laser daqueles de nivelamento, justamente para um scanner 3D caseiro (obs: meu PC era um Athlon XP 2600) o processo era muito complicado e necessitava de um quarto escuro, 2 cartões marcadores e mão firme para mover o laser. Nem precisa dizer q acabei nem fazendo nada com ele (nem pendurar quadros).
Mas esse processo ai me parece show! Ainda não parece prático para desenvolver games, mas essa técnica com certeza vai fazer eu tirar o tripé do armario.

Tem alguma impressora encostada? Se sim, os motores estão funcionais? É que em vez de usar uma mão firme para fazer o scan, poderia usar motores de alta precisão como os de uma impressora!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas