Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:24 Pesquisa avançada

Qual Kernel utilizar?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Qual Kernel utilizar?

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:25

Estou usando o Ubuntu 12.04 32bits, e com ambiente mate. Usando o Kernel 3.2.0-35 generic-pae, eu estava vendo, e ja tem o kernel 3.6, seria melhor atualizar ou deixar esse mesmo. Notei que a bateria do notebook esta acabando muito rapido, depois das atualizações de kernel ..
Cristian_nfg

Re: Qual Kernel utilizar?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:31

Bateria? Não use o Unity. A culpa é no mínimo 90% culpa do Unity. Ele é o meu ambiente preferido, mas em termos de gasto de recursos ele é uma atentado à vida da nossa bateria.

Sobre o Kernel, bem, eu apoio sempre os Kernels que vêm por padrão no Ubuntu e portanto apoio o 3.2.0-35 que por sinal (óbvio!) é também o kernel que tenho instalado. Porquê? Bom, é um kernel extremamente estável.

Só recomendo aventurar-se noutros kernels se tem problemas de instabilidade ou não utilização de todos os recursos. Há sim situações destas, no entanto, não é a generalidade dos casos. Já agora, deve ter em atenção que ao atualizar para um kernel superior, a probabilidade de dar alguma incompatibilidade é sempre maior. Para uns casos é subtilmente maior, para outros casos (das versões mais atuais) é consideravelmente maior essa probabilidade.

Em todo o caso, você pode testar um kernel. Se gostar perfeito. Se não gostar remove e volta atrás. Simples!

Mas volto a dizer, eu prezo tanto pela estabilidade que neste meu Ubuntu atual que já tem vários meses (só tem meses pois comprei um disco novo) e nem sequer me passou pela cabeça instalar um kernel novo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 28 de Dezembro 2012, 17:58

Entendi, então vou deixa-lo assim mesmo, está bem estavel. Eu mal utilizo o unity, utilizo mesmo o mate, mas será que algum processo do unity pode esta rodando no mate.
Cristian_nfg

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:05

hmm, duvido. Mas há provavelmente um guloso que você pode remover (não vai fazer muita diferença, mas gasta recursos):

Entretanto, apesar de estar a usar o Mate (que não sei qual a influência ao nível de peso e consequentemente gasto de bateria), dê uma vista de olhos neste tópico:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:22

Vou fazer os procedimentos que você me indicou. Muito obrigado Claudio pela ajuda novamente.
Cristian_nfg

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:24

Só mais uma aviso, faça sempre melhorias no Ubuntu com cautela. Melhorias normalmente são sempre remoções de funcionalidades e portanto você deve estar ciente do que irá perder.

Digo isto pois como é óbvio, se fossem melhorias, elas vinham por padrão no Ubuntu. Elas não são melhorias mas sim remoção de certas funcionalidades que não nos interessa! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:32

Vou presta bem atenção antes de sair removendo algumas funções. O que eu reparei, é que a porcentagem da bateria ela muda rapidamente, exemplo: estava em 90% e em 3 minutos foi para 80%. Porém estou usando o notebook pela bateria deste das 13:40hrs, e agora são 15:30, e o nivel da bateria esta em 27%. Foi isso que me deixou meio confuso, porque caia muito rapido,ma s no final durou bastante . Obrigado pela atenção
Cristian_nfg

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:38

Isso são indícios de bateria viciada. Existe muitas teorias pela internet fora que tentam resolver este problema. Eu sinceramente acho que elas na prática não funcionam exceto uma: nunca deixe a bateria "vazia" durante muito tempo.

Eu tive uma bateria que a estraguei também por deixar noites (e por vezes vários dias) com ela vazia sem a carregar. Atualmente no meu computador vejo que ao evitar isso tenho mantido a bateria bastante mais saudável. Deixo descarregar mais ou menos mensalmente mas logo que fica gasta ponho a carregar.

Gastar a bateria muito rapidamente também danifica baterias. Uma má utilização de drivers que façam o computador estar constantemente a processar muito faz com que a bateria se vicie também. Um caso muito comum para quem usa o Ubuntu é na utilização de computadores com o sistema Optimus da nVidia. Para esses casos, é imperativo utilizar o Bumblebee para que a bateria não esteja a ser gasta inadvertidamente. Sobre o Bumblebee:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 28 de Dezembro 2012, 18:53

Eu sempre uso o notebook conectado na tomada e com a bateria no notebook. Uso só na bateria poucas vezes ao mes, para dar aquela descarga e carregar novamente.
Cristian_nfg

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Dezembro 2012, 20:36

Claudio Novais (28-12-2012, 17:38) escreveu:Isso são indícios de bateria viciada. Existe muitas teorias pela internet fora que tentam resolver este problema. Eu sinceramente acho que elas na prática não funcionam exceto uma: nunca deixe a bateria "vazia" durante muito tempo.

Eu tive uma bateria que a estraguei também por deixar noites (e por vezes vários dias) com ela vazia sem a carregar. Atualmente no meu computador vejo que ao evitar isso tenho mantido a bateria bastante mais saudável. Deixo descarregar mais ou menos mensalmente mas logo que fica gasta ponho a carregar.

Gastar a bateria muito rapidamente também danifica baterias. Uma má utilização de drivers que façam o computador estar constantemente a processar muito faz com que a bateria se vicie também. Um caso muito comum para quem usa o Ubuntu é na utilização de computadores com o sistema Optimus da nVidia. Para esses casos, é imperativo utilizar o Bumblebee para que a bateria não esteja a ser gasta inadvertidamente. Sobre o Bumblebee:

Cláudio, para ter uma bateria viciada, teria de ter uma bateria bem antiga, nos portáteis de 2005 e anteriores (data de fabrico e não data de aquisição :sneaky: ) talvez fosse verdade, mas nos mais actuais isso é mito!

Quando se vai deixar a bateria de parte por alguns dias, deverá deixar pelo menos 20~30% de energia, que será descarregada durante um período próximo de um mês! Não deixe que esteja muito tempo sem haver processo de carga/descarga!

@Cristian_nfg
No caso de se tratar de um computador recente, este é um problema de calibração do controlador. Então deverá usar o PC e descarregar toda a bateria. Depois sem ligar o PC, carregue totalmente a bateria. Espere 2 a 3h com o portátil ainda ligado à tomada. Volte a ligar o PC e a gastar essa bateria até ficar à volta de 5~10%. Depois volte a carregar e desta vez pode ou não usar o computador (desde que não vá jogar ou usar flash, pois a temperatura também é factor importante). Se tudo correr bem, isso dará uma ajuda ao controlador para calibrar os níveis de carga.
Não digam que estes controladores sejam péssimos, pois eles foram dimensionados para funcionarem correctamente se o utilizar fizer muito uso da bateria. No caso de não se usar regularmente a bateria, estes tendem a perder a sua exactidão, tornando-se muito redundantes.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais