Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:23 Pesquisa avançada

Canonical desenvolve seu próprio cliente social, o Friends

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Canonical desenvolve seu próprio cliente social, o Frien

Mensagempor miles_maverick » Seg, 31 de Dezembro 2012, 20:05

Claudio Novais (27-12-2012, 14:59) escreveu:Na verdade apesar de não conhecer o programa, acho que fazem bem em deixar o Gwibber. Há muito que os programadores do gwibber prometem resolver o problema do peso e na verdade não conseguem, portanto acho que por um lado fazem bem. Por outro, parece-me que vamos voltar a um deja vu do Unity e até do empathy, quando eles foram integrados pela primeira vez no Ubuntu, que estavam cheios de bugs e com muito poucas funcionalidades. Algo comum da canonical-industrial que presa por publicar as coisas sem a mínima de qualidade (ah e espero estar errado nisto que estou a dizer).

Já usei o Gwibber. Ele é bom, mas come muita memória... ao menos no 10.04
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 31 de Dezembro 2012, 20:38

Memória não é nenhum problema. O Sistema não fica mais lento com o uso de muita memória. O problema está sempre no processamento. Esse sim afeta a performance do sistema.

A memória só influencia a performance do sistema numa situação: quando passa do tamanho da RAM (Obvio!). Neste último caso, o kernel tem de usar a swap para arranjar estpaço, e por isso faz processamento acrescido. Mas estamos a falar de ultrapassar a RAM. Nos últimos 5 anos, qualquer computador tem sempre muita mais memória que a que realmente precisamos (salvo exceções claro, dos jogos por exemplo).

O que quero dizer é: a memória em si não faz diferença nenhuma em termos de baixar performance. Por exemplo, havendo materialização inteligente de pre-processamento impulsiona muito a performance de um sistema. Uma aplicação que faz isso é o Chrome. É mau usar assim memória como ele usa? Não! Ele é o browser mais rápido do mundo. O mesmo acontece com os jogos. Porque acham que demora tempo a iniciar um jogo? Basicamente ele prepara a memória para incluir tudo o que é preciso, nomeadamente texturas que se calhar inicialmente nem são usadas mas que potencialmente serão usadas.

No caso do Gwibber, ele não usa memória a mais (pelo menos nas versões antigas que usei), como gasta MUITO processamento a renderizar cada atualização de cada pessoa. Aí sim ele falha redondamente. Lembro-me que quando ele ia buscar dados às redes sociais o computador "sentia" logo uma carga de processamento!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Seg, 31 de Dezembro 2012, 23:59

O novo Gwibber (12.10) está muito mais rápido.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Anterior

Voltar para Notícias