Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:27 Pesquisa avançada

Adeus, netbooks: a era dos pequenos acaba em 2013

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Adeus, netbooks: a era dos pequenos acaba em 2013

Mensagempor miles_maverick » Qua, 2 de Janeiro 2013, 21:36

Alessandra Vianna (02-01-2013, 20:31) escreveu:
Claudio Novais (02-01-2013, 16:37) escreveu:Eu acho que acima de tudo as pessoas compraram netbooks porque eram extremamente baratos (comparados com os computadores normais da altura). Para além disso, claro que a portabilidade e o não conhecimento de quão fracos eram os processadores potenciou ainda mais as vendas.

Mas sinceramente, ainda bem que não comprei. Eu iria ficar frustrado. Estive para comprar um pois não tinha ideia da fraca performance. Depois de saber foi um alívio. Para além disso, o tamanho reduzido também não é nada aliciante. É neste quesito que os tablets são muitas vezes superiores. Os tablets têm Sistemas Operativos de smartphones, ou seja, aproveitam cada centímetro da tela (que é maior!) o que os torna uma vantagem enorme no que toca aos momentos de lazer conectados à Internet.

Eu concordo plenamente com você! Mas acho que esta "onda" dos tablets ainda é para poucos, ou para quem pode parcelar os preços de forma a não prejudicar pagamentos de coisas mais importantes, como impostos, contas de luz, água e gás... É o que minha irmã faz (mas muito brasileiro (a maioria) não faz), quando ela vê que pode pagar, ela dá um jeito de adiantar todos os pagamentos para não ter problemas no fim do mês.

Minha irmã tem um HP Mini de 2 anos, na época custou o que custa o tablet agora, porém o disco rígido escangalhou. Ela não é muito cuidadosa com suas coisas, mas com essa notícia, acredito que o conserto do aparelho vai ser de grande valia. Ela usa o netbook para edição de áudio e para escrever matérias e artigos. Um tablet, para o que ela faz, talvez não seja apropriado, pois ela usa muito o teclado e acredito que o touch para edição de áudio em programas como o Adobe Edition não deva ser confortável de usar.

O conserto do netbook dela é de R$ 345,00 (345 reais). O tablet comparado ao preço do conserto, custa o dobro (e o iPad, custa muito mais que o dobro), pelo menos no Brasil. Ela está doida para ter uma belezinha dessas, mas acredito que ainda vai demorar um pouco para ela poder comprar.

Vejo que pessoas compram netbooks para reduzir o peso, para poder carregar para qualquer lugar, pois apesar de ter uma performance mais limitada, ainda é um "computador completo". Além do mais, tem celulares que fazem tudo o que os tablets fazem, logo, os mesmos também serão extintos, em um futuro que eu acredito estar muito próximo.

Concordo! Mesmo sendo limitados (Ainda mais o Windows 8 que não roda os aplicativos em 1024x600), eles são mais úteis que um Tablets para trabalhar.
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 21:54

Claro que para escrever um teclado real é uma vantagem, mas para mim um "piolho" tão pequeno como um netbook não é algo que use. xD

Aliás, acho que é precisamente por causa disso que você disse, Alexandra, que a Microsoft fez o Surface! Basicamente como os tablets estão bem à frente em termos de otimização de espaço na tela e como são cómodos, mas têm o problema do teclado, eles resolveram isso com um tablet com um teclado auxiliar para quem precisa:

Claro que os preços deste caso em concreto ainda são desproporcionais.

Há outras soluções bem interessantes também, mas que mantêm o problema do preço, nomeadamente o transformer da Asus:

Para quem está numa situação destas em princípio um teclado normal wireless funciona normalmente num sistema android. Pelo menos já vi isso a acontecer.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor wisen » Qua, 2 de Janeiro 2013, 21:57

Eu já tive um netbook e acho ser uma das coisas que mais me arrependi de comprar.
Sim, eles são pequenos e portanto melhores pra carregar consigo, mas são fraquinhos, sendo mais recomendado pra usuários básicos.

Quanto ao problema do tablet ser a falta de um teclado. Esse problema não existe pois compre um teclado de tablet e terá um netbook melhorado.

Imagem

Imagem

Eu mesmo estou com meu segundo tablet, o primeiro paguei 500 reis depois de pesquisar muito um tablet de marca desconhecido e com performance aceitavel. Depois dei ele pro meu irmão.
Agora com meu segunda tablet paguei 800 reias. É um Xoom 2 que tem uma performance muito boa.
Não é preciso pagar 2.000 reias pra comprar um ipad ou sansung pra ter um bom tablet.
Editado pela última vez por wisen em Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:06, em um total de 1 vez.
Sistema Operativo: Ubuntu 12.10
Imagem
wisen

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:02

Exato Wisen, já para não falar que trabalhar num monitor tão pequeno como o dos netbooks faz muito mal aos olhos! Eu usei durante 5 anos um laptop normal de 12 polegadas. Adorei esse aparelho pelo tamanho e peso que tinha (usava-o no meio dos cadernos por ser do mesmo tamanho).

Mas acabei por me cansar e comprar um portatil de 15''. O tamanho deste novo é grande para uso quotidiano, mas para trabalhar é muito melhor para os olhos. Sinto-me muito mais confortável com uma tela assim maior, já para não falar que acho que a minha visão estragou-se um pouco por causa da tela tão pequena. Ah e 12'' fica bem acima dos comuns 9'' e 10'' dos netbooks.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:06

Se reparar bem, o Surface usa o Windows RT que é a versão do Windows sem o desktop Clássico, ou seja, sem os aplicativos desktop.
miles_maverick

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:09

Claudio Novais (02-01-2013, 20:54) escreveu:Claro que para escrever um teclado real é uma vantagem, mas para mim um "piolho" tão pequeno como um netbook não é algo que use. xD

Aliás, acho que é precisamente por causa disso que você disse, Alexandra, que a Microsoft fez o Surface! Basicamente como os tablets estão bem à frente em termos de otimização de espaço na tela e como são cómodos, mas têm o problema do teclado, eles resolveram isso com um tablet com um teclado auxiliar para quem precisa:
Spoiler:

Há outras soluções bem interessantes também, mas que mantêm o problema do preço, nomeadamente o transformer da Asus:

Para quem está numa situação destas em princípio um teclado normal wireless funciona normalmente num sistema android. Pelo menos já vi isso a acontecer.

Eu sei, Cláudio!! Até gostei desse Asus. Mas no Brasil essas coisas ainda são muito caras... e para quem é (minha irmã), acho que não dura nem um dia, pode ser que dure no máximo um mês. O netbook dela caiu da arquibancada do Vasco! Saiu ileso, demorou para ter este problema, mas teve...

Acho que no caso, é como as distros linux, cada um tem um gosto diferente e prefere a que melhor lhe atende.
---
PS: Meu nome é AleSSandra (é variante italiana). Desculpa corrigir...
Alessandra Vianna

Mensagempor wisen » Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:11

Claudio Novais (02-01-2013, 21:02) escreveu:Exato Wisen, já para não falar que trabalhar num monitor tão pequeno como o dos netbooks faz muito mal aos olhos! Eu usei durante 5 anos um laptop normal de 12 polegadas. Adorei esse aparelho pelo tamanho e peso que tinha (usava-o no meio dos cadernos por ser do mesmo tamanho).

Mas acabei por me cansar e comprar um portatil de 15''. O tamanho deste novo é grande para uso quotidiano, mas para trabalhar é muito melhor para os olhos. Sinto-me muito mais confortável com uma tela assim maior, já para não falar que acho que a minha visão estragou-se um pouco por causa da tela tão pequena. Ah e 12'' fica bem acima dos comuns 9'' e 10'' dos netbooks.

Eu gosto do tablet apenas pra usar quando estou fora de casa, pois não ocupa muito espaço e supre minhas necessidades.

Mas eu também prefiro muito um notebook com uma tela de 14¨. Em casa so uso meu Asus NVb80. Minha vista se sente muito bem com isso. ;)
Sistema Operativo: Ubuntu 12.10
Imagem
wisen

Mensagempor miles_maverick » Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:13

Alessandra Vianna (02-01-2013, 21:09) escreveu:
Claudio Novais (02-01-2013, 20:54) escreveu:Claro que para escrever um teclado real é uma vantagem, mas para mim um "piolho" tão pequeno como um netbook não é algo que use. xD

Spoiler:

Eu sei, Cláudio!! Até gostei desse Asus. Mas no Brasil essas coisas ainda são muito caras... e para quem é (minha irmã), acho que não dura nem um dia, pode ser que dure no máximo um mês. O netbook dela caiu da arquibancada do Vasco! Saiu ileso, demorou para ter este problema, mas teve...

Acho que no caso, é como as distros linux, cada um tem um gosto diferente e prefere a que melhor lhe atende.
---

Da arquibancada do Vasco! 8| ... esses são resistentes, estou receoso quanto a levar meu Positivo Mobo para o conserto (Foi o LCD que escambulhou de vez).
miles_maverick

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 2 de Janeiro 2013, 22:37

miles_maverick (02-01-2013, 21:13) escreveu:
Alessandra Vianna (02-01-2013, 21:09) escreveu:

Spoiler:

---

Da arquibancada do Vasco! 8| ... esses são resistentes, estou receoso quanto a levar meu Positivo Mobo para o conserto (Foi o LCD que escambulhou de vez).

Pois é! A guria deixou o netbook cair da arquibancada do Vasco, saiu ileso, continuou funcionando, tem um pouco mais de um ano, foi assim que ela comprou... só que há mais ou menos um mês, o disco rígido escangalhou, nós levamos na assistência e o técnico disse que o conserto veleria a pena se ela estivesse precisando do net de imediato, porque se não, ela poderia esperar lançarem netbooks com processadores da linha "i". Só que com esta notícia sobre a extinção dos pequenos, parece que o conserto vai ser prioridade.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 23:18

Desculpe Alessandra, costumo escrever bem, mas como em Portugal diz-se Alexandra, escapou-me! :D Não volta a acontecer! :D

Sobre o conserto, o melhor é fazê-lo rapidamente pois quando as coisas são descontinuadas ficam bem mais caras de arranjar.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais