Os esforços para oferecer suporte a este tipo de equipamento em distribuições começaram há meses, e Matthew Garret (que desenvolveu o shim, um dos softwares que permitem o boot nessas condições) preparou uma lista das distribuições que já o suportam.
Segundo as pesquisas dele, a lista de distribuições com suporte a este tipo de máquina em versões já lançadas só tem um item: Ubuntu 12.10 64-bit. Ele vem com uma versão antiga do shim, já assinada pela Microsoft e que deve dar boot em todas as máquinas afetadas.
Mas não é a única opção possível: as imagens de desenvolvimento do Fedora 18 64-bit também já vêm com o shim assinado pela Microsoft, e é uma versão mais recente dele, o que deve oferecer melhor compatibilidade com alguns hardwares, especialmente Radeon. O Sabayon também já vem com o shim em suas imagens diárias (mas não nas imagens da página de downloads), embora com um procedimento diferenciado de boot.
Sobre as outras distribuições e sistemas, ele comenta que a SUSE trará o shim assinado pela Microsoft, o Debian está com o processo em andamento de integração do suporte ao UEFI ao instalador, e o gerenciador de boot da Linux Foundation ainda não chegou a obter uma versão assinada pela Microsoft. (via osnews.com " Secure Boot Linux distribution support")
O Ubuntu 12.10 desde o início que é referido como uma das recomendações para quem tem o sistema UEFI. Aliás, a recomendação é o Ubuntu 12.04 ainda, atualmente, mas para quem tem computadores atuais, o Ubuntu 12.10 é preferível, tal como pode ver por esta análise: