O banco de dados NoSQL Cassandra, orientado a colunas, acaba de ser atualizado para a versão 1.2, divulgou a Apache Software Foundation em seu blog oficial. O Cassandra 1.2 contempla o lançamento oficial do CQL3, introduzido na versão beta quando da liberação do Cassandra 1.1, em abril de 2012. CQL é a linguagem para consulta e modelagem do Cassandra emprestada sintaticamente do SQL para oferecer um ambiente de banco de dados mais familiar para os desenvolvedores. O CQL3 possibilita multichaves primárias e muitas outras mudanças, que acabam de ser oficializadas.
Outra melhoria introduzida pelo Cassandra 1.2 são os vnodes, nós virtuais que permitem que um cluster Cassandra inicie mais rápido e seja mais fácil de desativar, reparar e rebalancear. O suporte a cargas atômicas (atomic batch) também foi adicionado, permitindo que grandes transações sejam revertidas, se falharem; as cargas são atômicas por padrão no Cassandra 1.2, mas vêm com 30% de ganho em desempenho e podem ser desativadas, se necessário. As coleções são agora binárias e serializadas, em vez de JSON serializado para melhor desempenho.
O Cassandra começou como um sistema NoSQL desenvolvido para o Facebook, antes de ser entregue à Apache Software Foundation. Desde então, tem sido colocado em uso por empresas como a Adobe, Cisco, Disney, eBay, Formspring, IBM, Netflix, Openwave, Rackspace, Reddit, Twitter, e até mesmo o governo dos EUA. O Apache Cassandra é publicado sob a licença Apache 2.0 e o servidor, driver e ferramentas estão disponíveis para download.
Fonte: h-online [em inglês]