Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:41 Pesquisa avançada

Lista de distribuições Linux que suportam sistemas UEFI

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lista de distribuições Linux que suportam sistemas UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 31 de Dezembro 2012, 20:22

Se você ganhou de Natal um computador homologado para o Windows 8, é possível que a instalação do Linux nele seja dificultada pelo recurso chamado Secure Boot, que só permite a execução de sistemas assinados digitalmente com uma chave reconhecida pelo sistema  no caso das máquinas pré-instaladas com o Windows 8, a chave configurada de fábrica será a da Microsoft.

Os esforços para oferecer suporte a este tipo de equipamento em distribuições começaram há meses, e Matthew Garret (que desenvolveu o shim, um dos softwares que permitem o boot nessas condições) preparou uma lista das distribuições que já o suportam.

Segundo as pesquisas dele, a lista de distribuições com suporte a este tipo de máquina em versões já lançadas só tem um item: Ubuntu 12.10 64-bit. Ele vem com uma versão antiga do shim, já assinada pela Microsoft e que deve dar boot em todas as máquinas afetadas.

Mas não é a única opção possível: as imagens de desenvolvimento do Fedora 18 64-bit também já vêm com o shim assinado pela Microsoft, e é uma versão mais recente dele, o que deve oferecer melhor compatibilidade com alguns hardwares, especialmente Radeon. O Sabayon também já vem com o shim em suas imagens diárias (mas não nas imagens da página de downloads), embora com um procedimento diferenciado de boot.

Sobre as outras distribuições e sistemas, ele comenta que a SUSE trará o shim assinado pela Microsoft, o Debian está com o processo em andamento de integração do suporte ao UEFI ao instalador, e o gerenciador de boot da Linux Foundation ainda não chegou a obter uma versão assinada pela Microsoft. (via osnews.com  " Secure Boot Linux distribution support")

O Ubuntu 12.10 desde o início que é referido como uma das recomendações para quem tem o sistema UEFI. Aliás, a recomendação é o Ubuntu 12.04 ainda, atualmente, mas para quem tem computadores atuais, o Ubuntu 12.10 é preferível, tal como pode ver por esta análise:

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Lista de distribuições Linux que suportam sistemas UEFI

Mensagempor LFCavalcanti » Qui, 3 de Janeiro 2013, 19:06

Apenas para acrescentar ao tópico:
É possivel desabilitar este recurso na grande maioria das BIOS.

LFCavalcanti

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Janeiro 2013, 19:10

Por acaso, LFCavalcanti, sempre ouvi falar que isso seria sempre possível. Aliás, pelo que eu lia na internet quando acusavam a microsoft o UEFI pelo que parece eles respondiam que era possível desligar.

Mas quais são as consequências diretas ao desligar o UEFI? O Windows continua funcional? Para além disso, já ouvi falar de algumas pessoas não conseguirem desligar o UEFI, nomeadamente o Nuno_Nunes: veja aqui.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 3 de Janeiro 2013, 22:27

Mas eu já consegui instalar o linux em dual boot e depois o grub diz que não consegue inciar o windows porque falta o EFI
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Janeiro 2013, 22:33

nuno_nunes (03-01-2013, 21:27) escreveu:depois o grub diz que não consegue inciar o windows porque falta o EFI

Pois, era essa a minha dúvida que eu tinha. Então se se desligar o UEFI o Windows não arranca. Estou certo?

Portanto ou temos um sistema (como o UBuntu 12.10) que suporta o UEFI ou então só temos uma hipótese: escolher entre Windows ou Ubuntu logo na BIOS, ou seja, temos de ativar/desativar o UEFI sempre que queremos trocar de sistema.

Obrigado Microsoft.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Qui, 3 de Janeiro 2013, 22:34

tem uma versão do grub com o efi. acho que é o grub-efi
miles_maverick

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 3 de Janeiro 2013, 23:12

miles_maverick (03-01-2013, 21:34) escreveu:tem uma versão do grub com o efi. acho que é o grub-efi

Eu instalei o linux mint 14 cinnamon sem prolemas e eu aproveitei e instalei no pc antigo que estava arrumado
nuno_nunes

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 3 de Janeiro 2013, 23:36

Esse mapa está muito bom. O Império comunista do Ubuntu encaixou que nem uma luva.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 4 de Janeiro 2013, 0:17

Rafael Schonberg (03-01-2013, 22:36) escreveu:Esse mapa está muito bom. O Império comunista do Ubuntu encaixou que nem uma luva.

:troll: :troll: :troll: :troll:
nuno_nunes

Mensagempor miles_maverick » Sex, 4 de Janeiro 2013, 1:17

:troll: República do Debian? :troll:

O mais épico foi o do Ubuntu...
miles_maverick

Próximo

Voltar para Notícias