Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:39 Pesquisa avançada

Use software livre; não use software pirata

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Use software livre; não use software pirata

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 10 de Setembro 2012, 14:14

Pirataria é o assunto do momento. E a desculpa mais comum que ouvimos é que ela acontece por causa dos altos preços das licenças. Dizem até que sem a pirataria as pequenas empresas deixariam de existir, pois não conseguiriam arcar com essas despesas. Com essa desculpa muitas pessoas/empresas pirateiam, principalmente, sistemas operacionais, suites de escritório e aplicativos de edição audiovisual.

Essa desculpa já está furada faz tempo. Hoje as comunidades de software livre estão cada vez mais organizadas, e muitos dos projetos desenvolvidos tem grandes empresas como mantenedoras. Para ilustrar isso, juntarei neste artigo vários programas para uso em pequenas, médias e até mesmo grandes empresas. Todos eles são gratuitos e de código aberto, dispensando definitivamente o uso de softwares piratas.

1º cenário: empresa adquire máquinas novas e com sistema operacional Windows já licenciado

Numa pequena empresa precisaremos basicamente de uma suite de escritório. Isso é facilmente solucionado instalando o BrOffice.org para Windows – uma suite completa que possui todos os aplicativos para um escritório, desde editor de textos até editor de apresentações. Uma vantagem muito grande da BrOffice.org com relação às outras é que, além de ser gratuito e de código aberto, possui suporte a todas as extensões de documentos de texto nativamente desde .odt até .pptx. Não será preciso instalar nada adicional para que ela suporte arquivos do MS-Office 2007, por exemplo.

Outro programa também essencial para o funcionamento de qualquer empresa é um bom cliente de e-mails. Também conseguimos resolver isso facilmente instalando o Mozilla Thunderbird para Windows, um ótimo cliente de e-mails com suporte a vários complementos para customizar o seu uso, inclusive a aparência.

Outra opção é usar os serviços disponíveis na “nuvem”. Os aplicativos do Google Docs podem substituir a suite de escritório e o Gmail substitui o cliente de e-mail. A vantagem do uso dessas ferramentas na “nuvem” é que você tira o peso do processamento dessas informações da sua máquina, deixando ela livre para outras funções e tornando o compartilhamento de documentos entre sua equipe de trabalho mais fácil, visto que todos os seus documentos estarão acessíveis de qualquer lugar onde se tenha uma conexão com a grande rede. A desvantagem disto é que se você por acaso fique sem conexão, todos os seus documentos ficam automaticamente inacessíveis.

2º cenário: empresa adquire máquinas usadas para começar suas atividades

As empresas devem ficar atentas ao fato de que os sistemas operacionais de máquinas usadas sempre ficarão em nome dos seus primeiros proprietários. O S.O é pessoal e intransferível. O computador será seu, mas o sistema utilizado será considerado ilegal. Uma solução fácil pra isso é a instalação de um sistema opensource. O Ubuntu oferece um suporte muito bom, é de fácil uso, e vem com todos os seus aplicativos nativos.
Para suite de escritório vem o OpenOffice.org, que é um programa que serviu de base para o BrOffice.org que citamos acima. Ele vem também com leitor de pdf’s padrão chamado Evince, cliente de e-mail chamado Evolution (mas ele também possui uma instalação em seu repositório para o Mozilla Thunderbird), navegador de internet padrão Mozilla Firefox, dentre outros vários programas já nativos.

Desta forma fica fácil perceber o quão fácil é montar uma pequena empresa/escritório sem precisar piratear nenhum tipo de aplicativo.

3º cenário: empresa precisa montar uma rede com um pequeno servidor

Sabemos que uma licença de um sistema operacional Windows para servidores não é das mais baratas. E no quesito “empresa pequena começando sem muita grana” os S.O.’s para servidores da Red Hat também ficam um pouco caros. O que fazer então?

Uma das opções é a distribuição Debian, muito usada para servidores (na verdade ela é voltada para servidores, porém alguns mais frenéticos também gostam de usá-la em desktops. Nada contra!). É uma distribuição muito estável com um ciclo de vida bacana.

A outra opção que temos e que eu particularmente gosto muito é o CentOS, que seria uma espécie de versão community do Red Hat. É uma distro muito estável e fácil de configurar, não devendo em nada para o Debian. Na verdade, quando se pergunta: Debian ou CentOS? A resposta vai ficar a cargo do gosto do sysadmin ou do dono da empresa, pois ambas são excelentes distribuições.

As duas opções são de fácil configuração e manutenção, que requerem mão de obra um pouco mais especializada, o que não deixa de ser bom para sua empresa, já que seus dados ficarão neste servidor.

Essas são algumas das possibilidades de como se utilizar softwares opensource ou gratuitos no lugar de softwares piratas. Fazendo isso, além de ajudar a diminuir a pirataria você também trabalha dentro da lei.

Este artigo teve a contribuição de Larissa Ventorim

Artigo publicado originalmente na Revista Espírito Livre Nº 15

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Imasters (Alê Borba)

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Use software livre; não use software pirata

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Setembro 2012, 14:45

Por acaso nunca pensei nas vantagens do 2º cenário. Mas pensando bem agora nessa solução, realmente é algo ideal!

Um computador usado é consideravelmente mais barato e com uma distribuição leve o resultado é perfeito para escritório!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor leandrolopes » Seg, 10 de Setembro 2012, 14:50

Já estou no esforço de só usar software livre e passar tudo que conheço às pessoas leigas, a propósito de popularizar o Linux. Como já comentei aqui no fórum deitei fora os discos com Windows (XP e 7), Office piratas e outros. Ficando por conta só o Corel Draw e fazer uma limpa de software pirateados no Windows XP instalado em casa, pois a família não está familiarizada com o Ubuntu (exceto minha irmã que usa e gosta por meio de mim). #semlivecdvivanatureza

leandrolopes

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Setembro 2012, 14:55

Leandro, pela minha experiência na passagem de conhecimento sobre Ubuntu, eu cheguei a uma conclusão para as pessoas menos interessadas na Informática. Não lhes peça para utilizar o Ubuntu, tenha ao trabalho de instalar o Ubuntu à experiência e caso não gostem ao fim de duas semanas, reponha o Windows.

Tenho concluído que o problema está na aceitação da mudança. Depois de aceitarem mudar, como tudo o resto é igual (isto nos casos em que só navegam pela Internet, falam no chat e utilizam o office) as pessoas sentem-se na mesma confortáveis.

Há exceções claro, mas acho que a eficácia desta postura vale a pena! Experimentem pois irão ver que os resultados são bastante satisfatórios. O problema está simplesmente na natureza humana de nunca querer experimentar algo novo. Depois de experimentar o Ubuntu as coisas mudam ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor leandrolopes » Seg, 10 de Setembro 2012, 15:08

De fato Cláudio. Mas sobre repor o Windows é meio complicado pois que não disponho dele original.

Sobre apresentar poderia fazer uma pequena mostra rodando o Ubuntu no modo experimentar ou até mesmo mostrando-o neste tour virtual desenvolvido pela Canonical se não me engano, e adaptado para o português pelo Ubuntu-SC.

leandrolopes

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 10 de Setembro 2012, 16:04

Claudio Novais (10-09-2012, 14:55) escreveu:Leandro, pela minha experiência na passagem de conhecimento sobre Ubuntu, eu cheguei a uma conclusão para as pessoas menos interessadas na Informática. Não lhes peça para utilizar o Ubuntu, tenha ao trabalho de instalar o Ubuntu à experiência e caso não gostem ao fim de duas semanas, reponha o Windows.

Tenho concluído que o problema está na aceitação da mudança. Depois de aceitarem mudar, como tudo o resto é igual (isto nos casos em que só navegam pela Internet, falam no chat e utilizam o office) as pessoas sentem-se na mesma confortáveis.

Há exceções claro, mas acho que a eficácia desta postura vale a pena! Experimentem pois irão ver que os resultados são bastante satisfatórios. O problema está simplesmente na natureza humana de nunca querer experimentar algo novo. Depois de experimentar o Ubuntu as coisas mudam ;)

Bem, eu nem preciso de fazer algo desse género lá em casa, quem quer mesmo usar Linux, pede-me para o instalar e já está. Como me vêm a usá-lo, se têm alguma dúvida se o Linux dá para fazer isto ou aquilo, perguntam e eu mostro como se faz! Devido a isto já instalei o Lubuntu num computador que quase nem permitia trabalhar no Windows, pois o utilizador viu mais vantagens no Linux.

Mais recentemente, outro utilizador ficou bastante interessado no Linux, principalmente pela minha personalização do Ambiente (como podem ver por aquilo que tenho apresentado aqui no fórum :p )...

E o mais engraçado é a primeira observação que fazem: «E... Não dá para fazer isto no Windows, certo?». Quando eu respondo: «Dar? Até dá...», ficam com um sorriso, mas ao continuar: «Mas ficava com o Sistema ainda mais pesado...» :troll: é como se levassem com um peso enorme xD Pois sabem que o Sistema já é lento e pesado sem aquele tipo de personalização :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Setembro 2012, 16:53

Mas eu refiro-me a um outro nível de "missionário" :D Eu refiro-me a um nível em que os conhecidos já conhecem o Ubuntu, os que menos comunico é que ainda não. Nesses casos é necessário deixá-los a experimentar o Ubuntu. Nesses casos ocorre a tal dificuldade de aceitarem mudar e é aqui que predispormo-nos a instalar à condição desde que utilizem durante duas semanas tem vantagens eficazes.

Sobre não ter o CD do Windows, suponho que os donos desses computadores que têm o windows já instalado o tenham de alguma maneira ;)

Só mais um ponto sobre o que o Leandro disso, na verdade mostrar não chega! Principalmente mostrar a quem tem um aero. Nesses casos é praticamente impossível convencer mostrando apenas, pois as pessoas acham a estética prioritária e preferem o Windows. Assim, nesses casos é importante "forçar" as pessoas a experimentarem durante alguns dias para verem como ao nível funcional tudo funciona de forma homogénea. As aplicações combinam-se entre elas e isso é algo muito bom estar a funcionar logo sem fazer nada ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Gutierri » Dom, 6 de Janeiro 2013, 1:32

O ruim é substituir o Fireworks pelo GIMP, principalmente quando não se tem noção alguma.

Gutierri

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 6 de Janeiro 2013, 2:51

Fireworks, Photoshop,Dreamweaver...
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor abdo » Dom, 6 de Janeiro 2013, 12:21

Boas Luciano

Gostei do seu post e tomei a liberdade de reproduzi-lo em meu blog, logicamente mantedo o link para a publicação original e acrescentando o link para o seu post aqui no ubuntued
veja o blog aqui e caso não esteja de acordo me avise que retiro o post do blog

Wm tempo: só uso Linux em minhas máquinas, windows só em lan houses ou na casa de parentes/amigos
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Voltar para Notícias Gerais