Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:29 Pesquisa avançada

Futuro: 7 previsões para o Linux em 2013

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Futuro: 7 previsões para o Linux em 2013

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Janeiro 2013, 16:54

Jonathan Corbet, que mantém o LWN.net arriscou uma série de previsões para o Linux em 2013, das quais destaco algumas:

• Secure boot: conseguir permitir que usuários finais rodem distribuições Linux a partir das suas mídias de instalação gerais, sem instruções ou procedimentos diferenciados para máquinas específicas, vai se revelar um problema maior do que já parecia no ano passado, e o problema dos hardwares fechados vai ficar mais evidente, especialmente em plataformas não-x86.
  • Regulamentação: ameaças como legislações draconianas de controle de comunicações ou uso de sistemas e os problemas já existentes com patentes de software continuarão evoluindo no sentido oposto ao que desejaríamos.
  • Kernel: O Linux 3.12 vai sair em 20 de novembro de 2013.
  • Basta: a comunidade vai continuar na tendência de não tolerar comportamentos indesejados, mesmo que venham de seus membros mais destacados. Alguns conflitos ocorridos quando quem " se passa" for chamado às falas poderão ser desagradáveis, mas o resultado final pode ser uma convivência geral mais amistosa e inclusiva. O recente exemplo das razões pelas quais mantenedores de componentes de pacotes do GNU abandonaram suas atividades no projeto é mencionado como suporte à ideia de que pode ser hora de mudar a gestão na FSF e no próprio GNU, mantendo o bom doutor Richard Stallman como seu líder filosófico que abre mão do seu controle vitalício das atividades administrativas.
  • Integração vertical: sistemas tendendo a maior controle centralizado do design e desenvolvimento dos componentes mais visíveis por parte de uma organização centralizada terão mais destaque em relação aos que se concentram em agregar componentes desenvolvidos externamente. Alguns nomes mencionados: GNOME OS, Firefox OS, Ubuntu, Android.
  • Wayland: Alguma distribuição vai lançar uma versão baseada neste possível sucessor do X Window System, e será uma experiência dolorosa.
  • Hardware: Várias novas plataformas baseadas em Linux chegarão ao mercado neste ano, incluindo aparelhos com o Firefox OS, com o Sailfish, Tizen, o tablet KDE, possivelmente alguns produtos com o Ubuntu e mais, o que não quer dizer que todas elas se sairão bem no mercado.
Eu acho que ele se saiu bem nos palpites, vamos acompanhar ao longo do ano!

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Futuro: 7 previsões para o Linux em 2013

Mensagempor Ron Alon » Seg, 7 de Janeiro 2013, 17:17

Acho que todas elas vão se concretizar.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Janeiro 2013, 17:23

Tenho as minhas dúvidas sobre o Wayland...

Entretanto acho que as empresas de jogos vão apostar mais. Os drivers agora estão cada vez melhor e portanto são boas apostas. Basta ver os resultados das primeiras semanas da Valve.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Janeiro 2013, 17:59

Claudio Novais (07-01-2013, 16:23) escreveu:Tenho as minhas dúvidas sobre o Wayland...

Entretanto acho que as empresas de jogos vão apostar mais. Os drivers agora estão cada vez melhor e portanto são boas apostas. Basta ver os resultados das primeiras semanas da Valve.

Quanto ao Wayland, tenho a dizer que concordo com isto: «será uma experiência dolorosa». Olha que não é nada bonito passares assim do nada de imagem em 24bit para 8bit! (recordas-te disto, com imagens XPM?)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Janeiro 2013, 18:02

Não faço a mais pequena ideia sobre isso de passar 24 para 8 bits. Apenas digo é que até ficar aceitável para a generalidade dos utilizadores, vão precisar de beber muita cafeína, por isso mesmo é que duvido que as coisas apareçam em 2013.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Janeiro 2013, 18:50

Claudio Novais (07-01-2013, 17:02) escreveu:Não faço a mais pequena ideia sobre isso de passar 24 para 8 bits. Apenas digo é que até ficar aceitável para a generalidade dos utilizadores, vão precisar de beber muita cafeína, por isso mesmo é que duvido que as coisas apareçam em 2013.

É assim, quando a coisa corre bem, supera de longe o X. Mas por vezes, o monitor fica a alternar entre 24 (32 se contarmos com a transparência) e 8 bit, isso é que é chato (possivelmente é uma corrupção gráfica por falta de drivers de jeito...)!
Para configurar o bicho, ainda é preciso alguma paciência! Mas se uma distro pegar no Wayland e conseguir correr o Gnome-shell sem problemas, então vai haver muita gente a deixar o Gnome-shell em X para Wayland! Porque arrancar com o Sistema e já ter total suporte para composição gráfica em vez de estar à espera que os gestores de janelas o emulem via X, é um dos seus pontos fortes!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Seg, 7 de Janeiro 2013, 20:58

Tem como eu usar o Unity com Wayland?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Janeiro 2013, 21:41

Ron Alon (07-01-2013, 19:58) escreveu:Tem como eu usar o Unity com Wayland?

Só quando o Gnome e Compiz forem 100% suportados! O único gestor que é compatível a 100% com o Wayland é o Weston! Os restantes ainda não são totalmente suportados! Penso que o que está mais perto é o Enlightenment!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 7 de Janeiro 2013, 22:01

O linux vai conseguir passar isto tudo :)
nuno_nunes

Tópicos Similares:

Voltar para Notícias